Estudo, planeamento e análise crítica de um Sistema de Gestão da Qualidade, a implementar num departamento de uma empresa de consultoria e serviços partilhados

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Mário Agostinho Martins
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/8241
Resumo: Mestrado em Ciências Empresariais
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spelling Estudo, planeamento e análise crítica de um Sistema de Gestão da Qualidade, a implementar num departamento de uma empresa de consultoria e serviços partilhadosGestão da QualidadeNormas ISO 9000ServiçosPessoasQuality ManagementISO 9000 NormsServicesPeopleMestrado em Ciências EmpresariaisO presente trabalho faz uma abordagem sistemática ao tema da Gestão da Qualidade e à necessidade da sua utilização como estratégia para enfrentar os desafios decorrentes de uma economia em constante evolução, condicionada por diversos fatores, nomeadamente pelo processo de globalização que constitui uma das principais causas de mudança. Para compreender melhor a necessidade da sua utilização, é analisada a evolução da Qualidade e da sua Gestão, e a fundamentação teórica relevante para a sua implementação enquanto filosofia de Gestão, considerando os aspetos mais importantes para a respetiva aplicação nas organizações, nomeadamente naquelas que operam no setor dos Serviços. Para o efeito procede-se a uma revisão da literatura disponível, e são analisados também os sistemas normativos que entretanto foram criados, com especial ênfase para os que são enquadrados pelas normas da família ISO 9000. Procurando dar resposta ao principal objetivo deste trabalho é apresenta uma proposta para a implementação de um SGQ no SGCD da ?Empresa SA?, que possa servir de protótipo para uma futura implementação de um SGQ em toda a empresa. Como conclusão, constata-se o rápido e contínuo crescimento na aplicação de Sistemas de Gestão da Qualidade, nomeadamente os que utilizam como referencial as normas da família ISO 9000 e as vantagens na sua aplicação, nomeadamente pela possibilidade que proporcionam de analisar o funcionamento das organizações de uma forma holística.This coursework makes a systematic approach to the topic of Quality Management and to the need of its utilization as a strategy to face the challenges of an economy in constant evolution, conditioned by several factors, namely the globalization process which is one of the main causes for this change. For better understanding the need for its application, one needs to look into the evolution of Quality and its Management and the relevant fundamental theories to its implementation as far as Management philosophy is concerned, considering the most important aspects for its respective application in companies, namely those operating in the Services sector. For that purpose, a revision of the available literature is made, as well as an analysis of the normative systems that had meanwhile been created, with a special focus on those in accordance with the family norms ISO 9000. In an attempt to reach the main goal of this coursework, it is hereby presented, a proposal for the implementation of a SGQ at the SGCD of the "Empresa SA" that might be used as a prototype for a future implementation of a SGQ for the whole company. In conclusion, a quick and continuous growth in the application and Quality Management Systems can be noticed, namely those which use the family norms ISO 9000 as reference and the advantages of its application, namely the possibility they provide in analyzing, in a holistic way, the way companies work.Instituto Superior de Economia e GestãoSoares, José CelestinoRepositório da Universidade de LisboaPereira, Mário Agostinho Martins2015-03-19T14:03:57Z20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/8241porPereira, Mário Agostinho Martins (2015). "Estudo, planeamento e análise crítica de um Sistema de Gestão da Qualidade, a implementar num departamento de uma empresa de consultoria e serviços partilhados". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:38:52Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/8241Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:55:18.486248Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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