A performance em X fases: relatório de prática pedagógica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Girão, Isabel Maria Guedes de Macedo
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/13274
Resumo: Trata-se do Relatório de Prática Pedagógica numa turma do 7º ano de escolaridade da Escola Básica de Rio Tinto em 2014/2015, com caráter académico e profissionalizante, visa a obtenção do grau de Mestre em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico. Debruça-se sobre a avaliação formativa na aula de Música do 3º Ciclo, procurando responder à questão: que dispositivo avaliativo poderá melhor analisar as transformações evolutivas nas performances em grupo? Na primeira parte – Quadro Teórico – aprofundou-se o ato de avaliar, dando-se particular ênfase àquela que se passará a denominar “Performance em X Fases”, uma modalidade avaliativa que tem por base o Teste em Duas Fases e as ideias de Weenke e Van der Blij. Na segunda parte – Prática Pedagógica – descreve-se o processo inerente à Prática Pedagógica desenvolvida ao longo de um semestre. Tentou-se seguir o trajeto da evolução da raça humana no mundo. Assim, os alunos puderam percutir na África Subsariana, cantar em Árabe, dançar na Europa, sonorizar no Extremo Oriente e reciclar na América Latina.
id RCAP_dc2ae1f14542ed694f9a85e31711e647
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/13274
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A performance em X fases: relatório de prática pedagógicaEducação MusicalPrática PedagógicaPráticas EducativasEnsino Básico 3º CicloTrata-se do Relatório de Prática Pedagógica numa turma do 7º ano de escolaridade da Escola Básica de Rio Tinto em 2014/2015, com caráter académico e profissionalizante, visa a obtenção do grau de Mestre em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico. Debruça-se sobre a avaliação formativa na aula de Música do 3º Ciclo, procurando responder à questão: que dispositivo avaliativo poderá melhor analisar as transformações evolutivas nas performances em grupo? Na primeira parte – Quadro Teórico – aprofundou-se o ato de avaliar, dando-se particular ênfase àquela que se passará a denominar “Performance em X Fases”, uma modalidade avaliativa que tem por base o Teste em Duas Fases e as ideias de Weenke e Van der Blij. Na segunda parte – Prática Pedagógica – descreve-se o processo inerente à Prática Pedagógica desenvolvida ao longo de um semestre. Tentou-se seguir o trajeto da evolução da raça humana no mundo. Assim, os alunos puderam percutir na África Subsariana, cantar em Árabe, dançar na Europa, sonorizar no Extremo Oriente e reciclar na América Latina.Correia, Avelino Rodrigues, 1959-Repositório ComumGirão, Isabel Maria Guedes de Macedo2016-04-26T10:14:12Z2015-01-01T00:00:00Z2015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/13274201334410porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:39:00Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/13274Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:15:03.440742Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A performance em X fases: relatório de prática pedagógica
title A performance em X fases: relatório de prática pedagógica
spellingShingle A performance em X fases: relatório de prática pedagógica
Girão, Isabel Maria Guedes de Macedo
Educação Musical
Prática Pedagógica
Práticas Educativas
Ensino Básico 3º Ciclo
title_short A performance em X fases: relatório de prática pedagógica
title_full A performance em X fases: relatório de prática pedagógica
title_fullStr A performance em X fases: relatório de prática pedagógica
title_full_unstemmed A performance em X fases: relatório de prática pedagógica
title_sort A performance em X fases: relatório de prática pedagógica
author Girão, Isabel Maria Guedes de Macedo
author_facet Girão, Isabel Maria Guedes de Macedo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Correia, Avelino Rodrigues, 1959-
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Girão, Isabel Maria Guedes de Macedo
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Musical
Prática Pedagógica
Práticas Educativas
Ensino Básico 3º Ciclo
topic Educação Musical
Prática Pedagógica
Práticas Educativas
Ensino Básico 3º Ciclo
description Trata-se do Relatório de Prática Pedagógica numa turma do 7º ano de escolaridade da Escola Básica de Rio Tinto em 2014/2015, com caráter académico e profissionalizante, visa a obtenção do grau de Mestre em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico. Debruça-se sobre a avaliação formativa na aula de Música do 3º Ciclo, procurando responder à questão: que dispositivo avaliativo poderá melhor analisar as transformações evolutivas nas performances em grupo? Na primeira parte – Quadro Teórico – aprofundou-se o ato de avaliar, dando-se particular ênfase àquela que se passará a denominar “Performance em X Fases”, uma modalidade avaliativa que tem por base o Teste em Duas Fases e as ideias de Weenke e Van der Blij. Na segunda parte – Prática Pedagógica – descreve-se o processo inerente à Prática Pedagógica desenvolvida ao longo de um semestre. Tentou-se seguir o trajeto da evolução da raça humana no mundo. Assim, os alunos puderam percutir na África Subsariana, cantar em Árabe, dançar na Europa, sonorizar no Extremo Oriente e reciclar na América Latina.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-01-01T00:00:00Z
2015-01-01T00:00:00Z
2016-04-26T10:14:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/13274
201334410
url http://hdl.handle.net/10400.26/13274
identifier_str_mv 201334410
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130015736004608