Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10198/12012 |
Resumo: | O presente relatório surge no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada para obtenção do Grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Reflete o processo formativo da formação inicial de professores, evidenciando as experiências, as aprendizagens, os desafios, as dificuldades e os progressos ocorridos ao longo da nossa prática. Foi a primeira etapa da formação profissional, e que nos possibilitou aproximar, enquanto futuros professores, das realidades educativas e sociais e, simultaneamente, permitiu-nos desenvolver as competências necessárias para darmos resposta às exigências que nos são impostas por uma população escolar em constante mudança. O relatório divide-se em três partes: uma primeira parte destinada à caraterização dos contextos educativos onde decorreu a Prática de Ensino Supervisionada, uma segunda parte relativa a uma investigação sobre as Relações Interpessoais (professor/criança e criança/criança) em sala de aula, realizada num grupo de crianças de 5 anos do Pré-Escolar e numa turma do 4.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Com essa investigação pretendíamos perceber se na relação que se estabelece entre professor/criança e criança/criança o comportamento gera comportamento. E uma terceira parte em que se apresentam seis experiências de ensino-aprendizagem cujas atividades foram devidamente fundamentadas e direcionadas para a temática em estudo. Com vista a dar resposta à investigação foram aplicados instrumentos de recolha de dados, tendo-se percebido que as relações que se estabelecem em sala de aula são condicionadas pela representação que as crianças têm dos professores e os professores das crianças e ditadas pelas perceções que ambos têm das práticas pedagógicas que assumem no contexto educativo. Dependendo do tipo de relação interpessoal que se estabelece os intervenientes adotarão comportamentos negativos ou positivos. |
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Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino BásicoRelações interpessoaisComportamentosPrática de ensino supervisionadaExperiências de ensino-aprendizagemO presente relatório surge no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada para obtenção do Grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Reflete o processo formativo da formação inicial de professores, evidenciando as experiências, as aprendizagens, os desafios, as dificuldades e os progressos ocorridos ao longo da nossa prática. Foi a primeira etapa da formação profissional, e que nos possibilitou aproximar, enquanto futuros professores, das realidades educativas e sociais e, simultaneamente, permitiu-nos desenvolver as competências necessárias para darmos resposta às exigências que nos são impostas por uma população escolar em constante mudança. O relatório divide-se em três partes: uma primeira parte destinada à caraterização dos contextos educativos onde decorreu a Prática de Ensino Supervisionada, uma segunda parte relativa a uma investigação sobre as Relações Interpessoais (professor/criança e criança/criança) em sala de aula, realizada num grupo de crianças de 5 anos do Pré-Escolar e numa turma do 4.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Com essa investigação pretendíamos perceber se na relação que se estabelece entre professor/criança e criança/criança o comportamento gera comportamento. E uma terceira parte em que se apresentam seis experiências de ensino-aprendizagem cujas atividades foram devidamente fundamentadas e direcionadas para a temática em estudo. Com vista a dar resposta à investigação foram aplicados instrumentos de recolha de dados, tendo-se percebido que as relações que se estabelecem em sala de aula são condicionadas pela representação que as crianças têm dos professores e os professores das crianças e ditadas pelas perceções que ambos têm das práticas pedagógicas que assumem no contexto educativo. Dependendo do tipo de relação interpessoal que se estabelece os intervenientes adotarão comportamentos negativos ou positivos.This report comes under the Supervised Teaching Practice for obtaining the degree of Master of Education Preschool education and the 1st cycle of basic education. Reflects the formative process of initial teacher education, highlighting the experiences, lessons learned, challenges, difficulties and progress occurring throughout our practice. It was the first stage of vocational training, and that enabled us closer, as future teachers, educational and social realities and simultaneously allowed us to develop the necessary skills to give response to the demands imposed on us by a changing school population. The report is divided into three parts: the first part intended for the characterization of educational settings where took place the Supervised Teaching Practice, a second part on an investigation into the Interpersonal Relations (teacher/child and child/child) in the classroom, carried out in a group of children 5 years of pre-school and a class of the 4th year of the 1st cycle of basic education. With this research we wanted to understand whether the relationship established between teacher/child and child/child behavior generates behavior. And a third part where present six teaching-learning experiences whose activities were properly justified and directed to the topic under study. In order to respond to the research data collection instruments were applied, having realized that the relations established in the classroom are conditioned by the representation that children have of teachers and teachers of children and dictated by perceptions that both They have pedagogical practices that take in the educational context. Depending on the type of interpersonal relationship established stakeholders will adopt negative or positive behaviors.Ribeiro, Maria do CéuBiblioteca Digital do IPBGonçalves, Diogo Filipe Bonjardim2015-07-31T09:05:45Z20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/12012TID:201022095porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:28:15Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/12012Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:02:28.669918Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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