Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Diogo Filipe Bonjardim
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/12012
Resumo: O presente relatório surge no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada para obtenção do Grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Reflete o processo formativo da formação inicial de professores, evidenciando as experiências, as aprendizagens, os desafios, as dificuldades e os progressos ocorridos ao longo da nossa prática. Foi a primeira etapa da formação profissional, e que nos possibilitou aproximar, enquanto futuros professores, das realidades educativas e sociais e, simultaneamente, permitiu-nos desenvolver as competências necessárias para darmos resposta às exigências que nos são impostas por uma população escolar em constante mudança. O relatório divide-se em três partes: uma primeira parte destinada à caraterização dos contextos educativos onde decorreu a Prática de Ensino Supervisionada, uma segunda parte relativa a uma investigação sobre as Relações Interpessoais (professor/criança e criança/criança) em sala de aula, realizada num grupo de crianças de 5 anos do Pré-Escolar e numa turma do 4.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Com essa investigação pretendíamos perceber se na relação que se estabelece entre professor/criança e criança/criança o comportamento gera comportamento. E uma terceira parte em que se apresentam seis experiências de ensino-aprendizagem cujas atividades foram devidamente fundamentadas e direcionadas para a temática em estudo. Com vista a dar resposta à investigação foram aplicados instrumentos de recolha de dados, tendo-se percebido que as relações que se estabelecem em sala de aula são condicionadas pela representação que as crianças têm dos professores e os professores das crianças e ditadas pelas perceções que ambos têm das práticas pedagógicas que assumem no contexto educativo. Dependendo do tipo de relação interpessoal que se estabelece os intervenientes adotarão comportamentos negativos ou positivos.
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