A motivação para a leitura : uma intervenção ao nível do 1º ciclo do ensino básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/28705 |
Resumo: | Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º ciclo do Ensino Básico |
id |
RCAP_58a43f5c7cc4f764cbf898c9305b24a3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/28705 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A motivação para a leitura : uma intervenção ao nível do 1º ciclo do ensino básico371.42Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º ciclo do Ensino BásicoSeguindo uma metodologia que se baseia na avaliação, intervenção e nova análise dos dados obtidos, o presente relatório surge em sequência do desenvolvimento da Prática de Ensino Supervisionada (PES), que teve lugar no Centro Escolar de Maximinos. Este estudo intitulado “ A Motivação para a leitura. Uma intervenção ao nível do 1.º Ciclo do Ensino Básico” surgiu na sequência de um período de observação, inerente ao desenvolvimento da PES, numa turma de primeiro ano. Como previsto no desenvolvimento da PES, as atividades pedagógicas deverão surgir em torno de uma situação/problema, visando um trabalho estruturado e a consequente evolução. O primeiro ano de escolaridade caracteriza-se como sendo um período absolutamente fulcral para a aprendizagem da leitura. Este é um processo que exige um treino adequado e, ao conhecer os obstáculos desta aprendizagem, muitas das crianças que iniciam o primeiro ciclo bastante motivadas, veem esta motivação esmorecer. O contributo da literatura para a infância, à luz da investigação, é efetivo na manutenção ou acréscimo da motivação para a leitura, pelo que se considerou pertinente que a PES facultasse às crianças um contacto direto com obras de literatura para a infância. Este contacto foi reforçado com um conjunto de estratégias, previstas no Plano Nacional de Leitura, e que estão vocacionadas para estimular as crianças com propostas dinâmicas de exploração das obras. Estas estratégias são particularmente relevantes visto o projeto se desenvolver com pré-leitores. O presente relatório debruça-se sobre o estudo concretizado com esta turma, apresentando uma revisão bibliográfica sobre a motivação para a leitura, os instrumentos utilizados para avaliar o nível de motivação dos alunos, o desenho de um conjunto de estratégias para desenvolver a motivação para a leitura e uma reflexão sobre o seu impacto.Following a method based on evaluation, intervention and analysis of all the obtained information, this report presents the reflection of a study developed in an elementary school: Centro Escolar de Maximinos. This study entitled “Motivation to read- An intervention on Elementary School” appeared in the sequence of an observation period, within the Teaching Supervised Practice, subject of a Master degree on Elementary School and Kindergarden Teaching, which was developed in a first grade class. As structured in the Teaching Supervised Practice subject, the pedagogic activities should be drawn according a situation, an issue to solve or improve. It also must include a structured and fundamented work and a consequent evolution. The first grade is known for being a period in which training is absolutely vital in learning to read. This is a process which demands incisive training and many children, who begin Elementary School very motivated to read, by knowing its obstacles, see their motivation decrease, towards reading activities. Childhood Literature has proved, according to investigation, that its contribute is effective on motivation increasing and maintenance for it seemed pertinent that this project would draw its intervention by providing the children a direct and full contact with Childhood Literature books. This contact was also reinforced with a set of strategies, suggested by the National Reading Plan and which are related to stimulate children with dynamic pedagogical suggestions in reading activities. These strategies are particularly relevant, once the whole project was developed with pre-readers. The present report describes a study about reading motivations, which was developed in this class, making also a bibliographic revision on reading motivation, presenting the instruments which were used to evaluate the level of students’ motivation; it also suggests a set of strategies used in order to increase their motivation to read and it reflects on the whole impact of the project itself.Viana, Fernanda LeopoldinaUniversidade do MinhoPinheiro, Cláudia Maria Rodrigues20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/28705por201205416info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:20:42Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/28705Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:13:53.673875Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A motivação para a leitura : uma intervenção ao nível do 1º ciclo do ensino básico |
title |
A motivação para a leitura : uma intervenção ao nível do 1º ciclo do ensino básico |
spellingShingle |
A motivação para a leitura : uma intervenção ao nível do 1º ciclo do ensino básico Pinheiro, Cláudia Maria Rodrigues 371.42 |
title_short |
A motivação para a leitura : uma intervenção ao nível do 1º ciclo do ensino básico |
title_full |
A motivação para a leitura : uma intervenção ao nível do 1º ciclo do ensino básico |
title_fullStr |
A motivação para a leitura : uma intervenção ao nível do 1º ciclo do ensino básico |
title_full_unstemmed |
A motivação para a leitura : uma intervenção ao nível do 1º ciclo do ensino básico |
title_sort |
A motivação para a leitura : uma intervenção ao nível do 1º ciclo do ensino básico |
author |
Pinheiro, Cláudia Maria Rodrigues |
author_facet |
Pinheiro, Cláudia Maria Rodrigues |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Viana, Fernanda Leopoldina Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pinheiro, Cláudia Maria Rodrigues |
dc.subject.por.fl_str_mv |
371.42 |
topic |
371.42 |
description |
Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º ciclo do Ensino Básico |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013 2013-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/28705 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/28705 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
201205416 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132579575627776 |