A motivação para a leitura : uma intervenção ao nível do 1º ciclo do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinheiro, Cláudia Maria Rodrigues
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/28705
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º ciclo do Ensino Básico
id RCAP_58a43f5c7cc4f764cbf898c9305b24a3
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/28705
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A motivação para a leitura : uma intervenção ao nível do 1º ciclo do ensino básico371.42Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º ciclo do Ensino BásicoSeguindo uma metodologia que se baseia na avaliação, intervenção e nova análise dos dados obtidos, o presente relatório surge em sequência do desenvolvimento da Prática de Ensino Supervisionada (PES), que teve lugar no Centro Escolar de Maximinos. Este estudo intitulado “ A Motivação para a leitura. Uma intervenção ao nível do 1.º Ciclo do Ensino Básico” surgiu na sequência de um período de observação, inerente ao desenvolvimento da PES, numa turma de primeiro ano. Como previsto no desenvolvimento da PES, as atividades pedagógicas deverão surgir em torno de uma situação/problema, visando um trabalho estruturado e a consequente evolução. O primeiro ano de escolaridade caracteriza-se como sendo um período absolutamente fulcral para a aprendizagem da leitura. Este é um processo que exige um treino adequado e, ao conhecer os obstáculos desta aprendizagem, muitas das crianças que iniciam o primeiro ciclo bastante motivadas, veem esta motivação esmorecer. O contributo da literatura para a infância, à luz da investigação, é efetivo na manutenção ou acréscimo da motivação para a leitura, pelo que se considerou pertinente que a PES facultasse às crianças um contacto direto com obras de literatura para a infância. Este contacto foi reforçado com um conjunto de estratégias, previstas no Plano Nacional de Leitura, e que estão vocacionadas para estimular as crianças com propostas dinâmicas de exploração das obras. Estas estratégias são particularmente relevantes visto o projeto se desenvolver com pré-leitores. O presente relatório debruça-se sobre o estudo concretizado com esta turma, apresentando uma revisão bibliográfica sobre a motivação para a leitura, os instrumentos utilizados para avaliar o nível de motivação dos alunos, o desenho de um conjunto de estratégias para desenvolver a motivação para a leitura e uma reflexão sobre o seu impacto.Following a method based on evaluation, intervention and analysis of all the obtained information, this report presents the reflection of a study developed in an elementary school: Centro Escolar de Maximinos. This study entitled “Motivation to read- An intervention on Elementary School” appeared in the sequence of an observation period, within the Teaching Supervised Practice, subject of a Master degree on Elementary School and Kindergarden Teaching, which was developed in a first grade class. As structured in the Teaching Supervised Practice subject, the pedagogic activities should be drawn according a situation, an issue to solve or improve. It also must include a structured and fundamented work and a consequent evolution. The first grade is known for being a period in which training is absolutely vital in learning to read. This is a process which demands incisive training and many children, who begin Elementary School very motivated to read, by knowing its obstacles, see their motivation decrease, towards reading activities. Childhood Literature has proved, according to investigation, that its contribute is effective on motivation increasing and maintenance for it seemed pertinent that this project would draw its intervention by providing the children a direct and full contact with Childhood Literature books. This contact was also reinforced with a set of strategies, suggested by the National Reading Plan and which are related to stimulate children with dynamic pedagogical suggestions in reading activities. These strategies are particularly relevant, once the whole project was developed with pre-readers. The present report describes a study about reading motivations, which was developed in this class, making also a bibliographic revision on reading motivation, presenting the instruments which were used to evaluate the level of students’ motivation; it also suggests a set of strategies used in order to increase their motivation to read and it reflects on the whole impact of the project itself.Viana, Fernanda LeopoldinaUniversidade do MinhoPinheiro, Cláudia Maria Rodrigues20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/28705por201205416info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:20:42Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/28705Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:13:53.673875Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A motivação para a leitura : uma intervenção ao nível do 1º ciclo do ensino básico
title A motivação para a leitura : uma intervenção ao nível do 1º ciclo do ensino básico
spellingShingle A motivação para a leitura : uma intervenção ao nível do 1º ciclo do ensino básico
Pinheiro, Cláudia Maria Rodrigues
371.42
title_short A motivação para a leitura : uma intervenção ao nível do 1º ciclo do ensino básico
title_full A motivação para a leitura : uma intervenção ao nível do 1º ciclo do ensino básico
title_fullStr A motivação para a leitura : uma intervenção ao nível do 1º ciclo do ensino básico
title_full_unstemmed A motivação para a leitura : uma intervenção ao nível do 1º ciclo do ensino básico
title_sort A motivação para a leitura : uma intervenção ao nível do 1º ciclo do ensino básico
author Pinheiro, Cláudia Maria Rodrigues
author_facet Pinheiro, Cláudia Maria Rodrigues
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Viana, Fernanda Leopoldina
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinheiro, Cláudia Maria Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv 371.42
topic 371.42
description Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º ciclo do Ensino Básico
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2013-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/28705
url http://hdl.handle.net/1822/28705
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 201205416
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132579575627776