Promover o desenvolvimento lexical desde os primeiros anos: um percurso didático

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alegria, Vânia Rita dos Santos
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/11353
Resumo: Neste artigo apresenta-se um estudo que tem como objetivos: (i) caracterizar as competências dos alunos ao nível da definição verbal; (ii) implementar um percurso didático numa turma do 1.º ano, do 1.º Ciclo do Ensino Básico; (iii) avaliar a eficácia da intervenção didática realizada no desenvolvimento da definição verbal dos alunos. Para dar resposta aos objetivos delineados, procedeu-se à conceção e implementação de um projeto de intervenção numa turma de 1.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico, de uma escola da margem sul de Lisboa. A planificação da intervenção contempla a aplicação de um pré-teste de definição verbal (Sim-Sim, 2014) e a intervenção didática em sala de aula, seguida de um pósteste de definição verbal, de forma a poder avaliar os resultados da intervenção. Os resultados desta investigação mostram que o desenho de um percurso didático, ancorado nos princípios da abordagem ativa de descoberta e concebido para despoletar a atividade metalinguística dos alunos no domínio da consciência lexical, pode ser um fator de desenvolvimento lexical, o que na linha da literatura da especialidade é indicado como potenciador do aumento de competências de literacia.
id RCAP_8ce8f80d7308467e2f8f3866bc83ab1c
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/11353
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Promover o desenvolvimento lexical desde os primeiros anos: um percurso didáticoDesenvolvimento lexicalDefinição verbalAbordagem ativa de descobertaDidática do português1.º ano do ensino básicoLexical developmentVerbal definitionDiscovery learning approachPortuguese L1 teachingElementary schoolDéveloppement lexicalDéfinition verbaleApproche de découverte activeDidactique du portugaisL’école élémentaireNeste artigo apresenta-se um estudo que tem como objetivos: (i) caracterizar as competências dos alunos ao nível da definição verbal; (ii) implementar um percurso didático numa turma do 1.º ano, do 1.º Ciclo do Ensino Básico; (iii) avaliar a eficácia da intervenção didática realizada no desenvolvimento da definição verbal dos alunos. Para dar resposta aos objetivos delineados, procedeu-se à conceção e implementação de um projeto de intervenção numa turma de 1.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico, de uma escola da margem sul de Lisboa. A planificação da intervenção contempla a aplicação de um pré-teste de definição verbal (Sim-Sim, 2014) e a intervenção didática em sala de aula, seguida de um pósteste de definição verbal, de forma a poder avaliar os resultados da intervenção. Os resultados desta investigação mostram que o desenho de um percurso didático, ancorado nos princípios da abordagem ativa de descoberta e concebido para despoletar a atividade metalinguística dos alunos no domínio da consciência lexical, pode ser um fator de desenvolvimento lexical, o que na linha da literatura da especialidade é indicado como potenciador do aumento de competências de literacia.Abstract In this paper we presente a study that aims to: (i) characterize students' competences at the level of verbal definition; (ii) implement a didactic course in a first year of elementary school; (iii) to evaluate the effectiveness of the didactic intervention carried out in the development of students' verbal definition. In order to respond to the objectives outlined, the design and implementation of an intervention project was carried out in a first year of elementary school, on the south bank of Lisbon. The planning of the intervention contemplates the application of a pre-test of verbal definition (Sim- Sim, 2014) and the didactic intervention in the classroom, followed by a post-test of verbal definition, in order to be able to evaluate the results of the intervention. The results of this research show that the design of a didactic course, anchored in the principles of the discovery learning approach and designed to trigger the students' metalinguistic activity in the domain of lexical consciousness, can be a lexical development factor, which in the line of literature of the specialty is indicated as an enhancer of the increase of literacy skills.Resumé Cet article présente une étude qui vise à: (i) caractériser les compétences des élèves en termes de définition verbale; (ii) la mise en oeuvre d'un cours didactique en classe dès la 1ère année, dès l’ l’école élémentaire; (iii) évaluer l'efficacité de l'intervention didactique réalisée dans le développement de la définition verbale des élèves. Afin de répondre aux objectifs définis, un projet d'intervention a été conçu et mis en oeuvre dans une classe de 1ère année de l’ l’école élémentaire, sur la rive sud de Lisbonne. La planification de l'intervention comprend l'application d'un pré-test de définition verbale (Sim- Sim, 2014) et de l'intervention didactique en classe, suivi d'un post-test de définition verbale, afin de pouvoir évaluer les résultats de l'intervention. Les résultats de cette enquête montrent que la conception d'une voie didactique, ancrée dans les principes de l'approche de découverte active et conçue pour déclencher l'activité métalinguistique des élèves dans le domaine de la conscience lexicale, peut être un facteur de développement lexical, ce qui, conformément à la littérature la spécialité est indiquée comme un stimulant de l'augmentation des capacités de lecture et d'écriture.Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais, Escola Superior de Educação de LisboaRCIPLAlegria, Vânia Rita dos Santos2020-03-27T10:33:20Z20202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/11353porAlegria, V., (2020) Promover o Desenvolvimento Lexical desde os Primeiros Anos: Um Percurso Didático, Da Investigação às Práticas, 10(1), 3 - 30. DOI: https://dx.doi.org/10.25757/invep.v10i1.2062182-1372https://dx.doi.org/10.25757/invep.v10i1.206info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:02:31Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/11353Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:19:37.300959Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Promover o desenvolvimento lexical desde os primeiros anos: um percurso didático
title Promover o desenvolvimento lexical desde os primeiros anos: um percurso didático
spellingShingle Promover o desenvolvimento lexical desde os primeiros anos: um percurso didático
Alegria, Vânia Rita dos Santos
Desenvolvimento lexical
Definição verbal
Abordagem ativa de descoberta
Didática do português
1.º ano do ensino básico
Lexical development
Verbal definition
Discovery learning approach
Portuguese L1 teaching
Elementary school
Développement lexical
Définition verbale
Approche de découverte active
Didactique du portugais
L’école élémentaire
title_short Promover o desenvolvimento lexical desde os primeiros anos: um percurso didático
title_full Promover o desenvolvimento lexical desde os primeiros anos: um percurso didático
title_fullStr Promover o desenvolvimento lexical desde os primeiros anos: um percurso didático
title_full_unstemmed Promover o desenvolvimento lexical desde os primeiros anos: um percurso didático
title_sort Promover o desenvolvimento lexical desde os primeiros anos: um percurso didático
author Alegria, Vânia Rita dos Santos
author_facet Alegria, Vânia Rita dos Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Alegria, Vânia Rita dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Desenvolvimento lexical
Definição verbal
Abordagem ativa de descoberta
Didática do português
1.º ano do ensino básico
Lexical development
Verbal definition
Discovery learning approach
Portuguese L1 teaching
Elementary school
Développement lexical
Définition verbale
Approche de découverte active
Didactique du portugais
L’école élémentaire
topic Desenvolvimento lexical
Definição verbal
Abordagem ativa de descoberta
Didática do português
1.º ano do ensino básico
Lexical development
Verbal definition
Discovery learning approach
Portuguese L1 teaching
Elementary school
Développement lexical
Définition verbale
Approche de découverte active
Didactique du portugais
L’école élémentaire
description Neste artigo apresenta-se um estudo que tem como objetivos: (i) caracterizar as competências dos alunos ao nível da definição verbal; (ii) implementar um percurso didático numa turma do 1.º ano, do 1.º Ciclo do Ensino Básico; (iii) avaliar a eficácia da intervenção didática realizada no desenvolvimento da definição verbal dos alunos. Para dar resposta aos objetivos delineados, procedeu-se à conceção e implementação de um projeto de intervenção numa turma de 1.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico, de uma escola da margem sul de Lisboa. A planificação da intervenção contempla a aplicação de um pré-teste de definição verbal (Sim-Sim, 2014) e a intervenção didática em sala de aula, seguida de um pósteste de definição verbal, de forma a poder avaliar os resultados da intervenção. Os resultados desta investigação mostram que o desenho de um percurso didático, ancorado nos princípios da abordagem ativa de descoberta e concebido para despoletar a atividade metalinguística dos alunos no domínio da consciência lexical, pode ser um fator de desenvolvimento lexical, o que na linha da literatura da especialidade é indicado como potenciador do aumento de competências de literacia.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-03-27T10:33:20Z
2020
2020-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/11353
url http://hdl.handle.net/10400.21/11353
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Alegria, V., (2020) Promover o Desenvolvimento Lexical desde os Primeiros Anos: Um Percurso Didático, Da Investigação às Práticas, 10(1), 3 - 30. DOI: https://dx.doi.org/10.25757/invep.v10i1.206
2182-1372
https://dx.doi.org/10.25757/invep.v10i1.206
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais, Escola Superior de Educação de Lisboa
publisher.none.fl_str_mv Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais, Escola Superior de Educação de Lisboa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133463198040064