Desenvolvimento lexical no 1º ano de escolaridade: um percurso didático

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alegria, Vânia Rita dos Santos
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/10958
Resumo: Dissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Didática da Língua Portuguesa
id RCAP_dddfcdceecfed554e13155b98ebebd13
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/10958
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Desenvolvimento lexical no 1º ano de escolaridade: um percurso didáticoDesenvolvimento lexicalDefinição verbalAbordagem ativa de descobertaDidática do português1.º ciclo do ensino básicoLexical developmentVerbal definitionDiscovery learning approachPortuguese L1 teachingElementary schoolDissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Didática da Língua PortuguesaO desenvolvimento lexical está diretamente relacionado com a capacidade de compreensão e produção do significado não só ao nível da palavra, ou item lexical, mas também no domínio da dimensão textual. Assim sendo, cabe à escola a tarefa de estimular e promover o desenvolvimento da consciência lexical de modo a aumentar as capacidades linguísticas dos alunos. O presente estudo tem como objetivos: (i) caracterizar as competências dos alunos ao nível da definição verbal; (ii) implementar um percurso didático numa turma do 1º ano, do 1º Ciclo; (iii) avaliar a eficácia da intervenção didática realizada no desenvolvimento da definição verbal dos alunos. Para dar resposta aos objetivos delineados, procedeu-se à conceção e implementação de um projeto de intervenção numa turma de 1º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico, da margem sul de Lisboa. A planificação da intervenção contempla a aplicação de um pré-teste de definição verbal (Sim-Sim, 2014) e a intervenção didática em sala de aula, seguida de um pós-teste de definição verbal, de forma a poder avaliar os resultados da intervenção. Os resultados desta investigação mostram que o desenho de um percurso didático, ancorado nos princípios da abordagem ativa de descoberta e concebido para despoletar a atividade metalinguística dos alunos no domínio da consciência lexical, pode ser um fator de desenvolvimento lexical, o que na linha da literatura da especialidade é indicado como potenciador do aumento de competências de literacia.ABSTRACT Lexical development is directly related to the ability to understand and produce meaning not only at the level of the word, or lexical item, but also in the domain of the textual dimension. Thus, it is the task of the school to stimulate and promote the development of lexical awareness in order to increase the linguistic abilities of students. The present study aims to: (i) characterize students' competences at the level of verbal definition; (ii) implement a didactic course in a first year of elementary school; (iii) to evaluate the effectiveness of the didactic intervention carried out in the development of students' verbal definition. In order to respond to the objectives outlined, the design and implementation of an intervention project was carried out in a first year of elementary school, on the south bank of Lisbon. The planning of the intervention contemplates the application of a pre-test of verbal definition (Sim-Sim, 2014) and the didactic intervention in the classroom, followed by a post-test of verbal definition, in order to be able to evaluate the results of the intervention. The results of this research show that the design of a didactic course, anchored in the principles of the discovery learning approach and designed to trigger the students' metalinguistic activity in the domain of lexical consciousness, can be a lexical development factor, which in the line of literature of the specialty is indicated as an enhancer of the increase of literacy skills.Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação de LisboaPereira, SusanaRCIPLAlegria, Vânia Rita dos Santos2020-01-09T09:15:27Z2019-07-112019-07-11T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/10958TID:202258041porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:01:38Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/10958Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:19:18.457244Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento lexical no 1º ano de escolaridade: um percurso didático
title Desenvolvimento lexical no 1º ano de escolaridade: um percurso didático
spellingShingle Desenvolvimento lexical no 1º ano de escolaridade: um percurso didático
Alegria, Vânia Rita dos Santos
Desenvolvimento lexical
Definição verbal
Abordagem ativa de descoberta
Didática do português
1.º ciclo do ensino básico
Lexical development
Verbal definition
Discovery learning approach
Portuguese L1 teaching
Elementary school
title_short Desenvolvimento lexical no 1º ano de escolaridade: um percurso didático
title_full Desenvolvimento lexical no 1º ano de escolaridade: um percurso didático
title_fullStr Desenvolvimento lexical no 1º ano de escolaridade: um percurso didático
title_full_unstemmed Desenvolvimento lexical no 1º ano de escolaridade: um percurso didático
title_sort Desenvolvimento lexical no 1º ano de escolaridade: um percurso didático
author Alegria, Vânia Rita dos Santos
author_facet Alegria, Vânia Rita dos Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pereira, Susana
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Alegria, Vânia Rita dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Desenvolvimento lexical
Definição verbal
Abordagem ativa de descoberta
Didática do português
1.º ciclo do ensino básico
Lexical development
Verbal definition
Discovery learning approach
Portuguese L1 teaching
Elementary school
topic Desenvolvimento lexical
Definição verbal
Abordagem ativa de descoberta
Didática do português
1.º ciclo do ensino básico
Lexical development
Verbal definition
Discovery learning approach
Portuguese L1 teaching
Elementary school
description Dissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Didática da Língua Portuguesa
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-11
2019-07-11T00:00:00Z
2020-01-09T09:15:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/10958
TID:202258041
url http://hdl.handle.net/10400.21/10958
identifier_str_mv TID:202258041
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação de Lisboa
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação de Lisboa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133459728302080