Estratégias e ferramentas digitais de apoio à aprendizagem das crianças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Afonso, Daniela Sofia Neves
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/29301
Resumo: O presente relatório foi realizado no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada, integrada no curso de Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação, do Instituto Politécnico de Bragança. O principal objetivo deste relatório consiste em apresentar e conhecer as ferramentas digitais, consideradas por nós, como potenciadoras de competências para as crianças dos dois contextos educativos: Educação Pré-escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico e que nos permitissem dar resposta à seguinte questão-problema: Que estratégias e ferramentas digitais podem servir de apoio à aprendizagem das crianças? Por forma a dar resposta a esta questão delineámos os seguintes objetivos: i) Identificar diferentes meios e aplicações (síncronos ou assíncronos) que permitam a comunicação e a colaboração em suporte digital, tendo em conta o público-alvo a que se destinam; ii) Conhecer as potencialidades e as principais funcionalidades de ferramentas digitais para apoiar o processo de aprendizagem das crianças; iii) Organizar de forma temática e classificar recursos online segundo as necessidades e interesses das crianças; iv) Planificar estratégias de investigação e de pesquisa a realizar online atendendo às características e vantagens do formato digital. Para sustentar a investigação recorremos a alguns dos pressupostos da investigação-ação, baseada na implementação de tarefas de aprendizagem, onde o investigador participa ativamente na investigação. Para isso, recolhemos dados através da observação direta e participante. O relatório apresenta-se dividido em três capítulos, sendo que os mesmos se dividem em pontos. O primeiro capítulo refere-se ao enquadramento teórico, abordando as perspetivas teóricas, bem como a conceção de professor investigador. No segundo capítulo, referente ao enquadramento empírico, é realizada a descrição dos contextos educativos onde decorreu a PES e apresentada a metodologia de investigação enquadrada na metodologia qualitativa e na abordagem sociocrítica em que, para a recolha de dados, recorremos à observação sistemática, observação participante, análise documental, grelhas de observação, notas de campo, fotografias e vídeos, à descrição, análise e reflexão de algumas experiências de aprendizagem (EA). No terceiro e último capítulo encontram-se descritas as intervenções realizadas, em que as ferramentas educativas digitais se assumem como as principais componentes de todo o processo de aprendizagem. Por último, são apresentadas as considerações finais, nas quais se procura refletir sobre os dados recolhidos e a sua articulação com as questões de partida desta investigação.
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Por forma a dar resposta a esta questão delineámos os seguintes objetivos: i) Identificar diferentes meios e aplicações (síncronos ou assíncronos) que permitam a comunicação e a colaboração em suporte digital, tendo em conta o público-alvo a que se destinam; ii) Conhecer as potencialidades e as principais funcionalidades de ferramentas digitais para apoiar o processo de aprendizagem das crianças; iii) Organizar de forma temática e classificar recursos online segundo as necessidades e interesses das crianças; iv) Planificar estratégias de investigação e de pesquisa a realizar online atendendo às características e vantagens do formato digital. Para sustentar a investigação recorremos a alguns dos pressupostos da investigação-ação, baseada na implementação de tarefas de aprendizagem, onde o investigador participa ativamente na investigação. Para isso, recolhemos dados através da observação direta e participante. O relatório apresenta-se dividido em três capítulos, sendo que os mesmos se dividem em pontos. O primeiro capítulo refere-se ao enquadramento teórico, abordando as perspetivas teóricas, bem como a conceção de professor investigador. No segundo capítulo, referente ao enquadramento empírico, é realizada a descrição dos contextos educativos onde decorreu a PES e apresentada a metodologia de investigação enquadrada na metodologia qualitativa e na abordagem sociocrítica em que, para a recolha de dados, recorremos à observação sistemática, observação participante, análise documental, grelhas de observação, notas de campo, fotografias e vídeos, à descrição, análise e reflexão de algumas experiências de aprendizagem (EA). No terceiro e último capítulo encontram-se descritas as intervenções realizadas, em que as ferramentas educativas digitais se assumem como as principais componentes de todo o processo de aprendizagem. Por último, são apresentadas as considerações finais, nas quais se procura refletir sobre os dados recolhidos e a sua articulação com as questões de partida desta investigação.This report was carried out as part of the Supervised Teaching Practice course, which is part of the master’s program in Pre-school Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education at the School of Education of the Polytechnic Institute of Bragança. The main objective of this report is to present and get to know the digital tools that we consider to be skill enhancers for children in the two educational contexts: pre-school education and primary school education and that would allow us to answer the following question: What digital strategies and tools can support children's learning? In order to answer this question, we outlined the following objectives: i) To identify different media and applications (synchronous or asynchronous) that enable communication and collaboration in digital format, taking into account the target audience for which they are intended; ii) To learn about the potential and main features of digital tools to support children's learning; iii) To organize online resources thematically and classify them according to children's needs and interests; iv) To plan research and investigation strategies to be carried out online, taking into account the characteristics and advantages of the digital format. To support the research, we used some of the assumptions of action-research, based on the implementation of learning tasks, where the researcher actively takes part in the study. To do this, we collected data through direct and active observation. The report is divided into three chapters. The first chapter refers to the theoretical framework, covering theoretical perspectives and the concept of the teacher-researcher. The second chapter, which refers to the empirical framework, describes the educational contexts where the ESP took place and presents the research methodology, which is based on qualitative methodology and a socio-critical approach in which we used systematic observation, participant observation, document analysis, observation grids, field notes, photographs and videos to collect data, as well as describing, analyzing and reflecting on some learning experiences (LEs). The third and final chapter describes the interventions carried out, in which digital educational tools were the main components of the entire learning process. To conclude this report, the final considerations are presented, in which an attempt is made to reflect on the data collected and its articulation with the starting questions of this research.Mesquita, ElzaPatrício, Maria RaquelBiblioteca Digital do IPBAfonso, Daniela Sofia Neves2024-01-23T17:49:59Z20232023-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/29301TID:203472411porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-31T01:18:55Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/29301Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:56:39.975902Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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