Ensino da programação através de programação visual
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/9137 |
Resumo: | Relatório da prática de ensino supervisionada, Ensino de Informática, Universidade de Lisboa, 2013 |
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Ensino da programação através de programação visualProgramação visualProgramação informáticaRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2013Relatório da prática de ensino supervisionada, Ensino de Informática, Universidade de Lisboa, 2013O presente relatório foi elaborado durante todo o processo de intervenção realizado à turma do 10.ºAno do curso profissional Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos, na disciplina de Programação e Sistemas de Informação. Neste contexto, e atendendo às dificuldades já identificadas por vários autores na aprendizagem dos alunos na programação, procurou-se através da utilização de uma Linguagem de Programação Visual, suprimir ou diminuir essas dificuldades. Para a criação das atividades realizadas, recorreu-se ao uso de um cenário de intervenção que teve como principal foco o “Authentic Assessment” e a criação de projetos, tendo algumas bases do “Project Base Learning”. Esta união traduziu-se na conceção da atividade de criação do projeto “Quem quer ser milionário”. No entanto, antes de os alunos iniciarem a fase de desenvolvimento do projeto, e para que os mesmos se familiarizassem com o programa de Linguagem de Programação Visual (Scratch), foi apresentado o conceito de Realidade Aumentada através de uma outra versão do programa (ARSpot), assim como a resolução de pequenos problemas com grau de dificuldade crescente. Para avaliar a aprendizagem dos alunos foi feita uma avaliação ao projeto publicado e à mini ficha de avaliação teórica por forma a verificar se os alunos cumpriram os objetivos de aprendizagem propostos para a intervenção. Para além disso, também foi feita uma avaliação à utilização da Linguagem de Programação Visual recorrendo a métodos quantitativos, ou seja, questionários. Os resultados obtidos revelaram que foram satisfatoriamente atingidos os objetivos de aprendizagem propostos e que a utilização de uma Linguagem de Programação Visual reproduziu efeitos positivos nas aprendizagens dos alunos.This report is the result of the work developed during the whole training period with 10th grade students of a professional computer science course named Management and Programming of Computer Science Systems, in which Programming was the main subject. In this context, and given the difficulties already identified by various authors as far as students’ ability to learn programming is concerned, a Visual Programming Language was used to reduce or even eliminate these difficulties. To create the activities that were developed, it was used an intervention scenario, which focused mainly on the “Authentic Assessment” and on the creation of projects based to some extent on the “Project Base Learning”. This combination between methods and technology resulted in the design of the project called “Slumdog Millionaire”. However, before students started developing the project, and in order to make them become familiar with the program that uses a Visual Programming Language (Scratch), they were introduced to the concept of Augmented Reality through another version of the program (ARSpot) and they were presented some minor problems with an increasing difficulty level. To assess whether students reached all the required learning goals, an evaluation of the published project as well as of the mini theoretical test was carried out. In addition to this, an evaluation of the use of the Visual Programming Language was also made through quantitative methods (questionnaires). The results revealed that the training has met satisfactorily the outlined learning objectives and that the use of a Visual Programming Language has had positive effects on students learning.Costa, Fernando António Albuquerque, 1958-Repositório da Universidade de LisboaSantos, Renato Manuel Simões, 1980-2013-09-12T14:10:01Z20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/9137TID:201220288porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:53:18Zoai:repositorio.ul.pt:10451/9137Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:33:24.917789Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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