A robótica educativa na aprendizagem da programação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Joana Martinho de Almeida, 1987-
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/7020
Resumo: Relatório da prática de ensino supervisionada, Ensino de informática, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2012
id RCAP_c25f4ac8f8aa03f28f3b6365c250f062
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/7020
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A robótica educativa na aprendizagem da programaçãoEnsino da informáticaRobóticaProgramação (Computadores)Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2012Relatório da prática de ensino supervisionada, Ensino de informática, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2012O presente relatório centra-se na intervenção realizada numa Escola Secundária, no âmbito do Mestrado em Ensino de Informática. O trabalho desenvolvido incidiu na disciplina de Linguagens de Programação no 3.º módulo, as Estruturas de Controlo. A intervenção foi desenvolvida numa turma do 10.º ano do Curso Profissional de Informática de Gestão num período de cinco aulas. Os conteúdos programáticos foram abordados com o intuito de consolidação de conhecimentos. Foram trabalhadas as instruções compostas e as estruturas de decisão simples, composta e encadeada. Ao longo das aulas foram propostos problemas que os alunos resolveram em equipa e que simularam percursos de autocarro programados utilizando os robôs. Os alunos resolveram ainda dois problemas de programação e responderam a um questionário final sobre a sua experiência com robôs. A sua avaliação incidiu na resolução dos problemas tendo sido obtidos resultados positivos. Através da análise dos dados verificou-se que a melhoria dos resultados registada nestes alunos poderá estar relacionada com a utilização da robótica educativa. A reflexão final aponta para o reconhecimento de que os objetivos do plano de trabalho foram cumpridos e que a estratégia para este contexto foi adequada. No entanto, a gestão do tempo deverá ser reformulada de modo a possibilitar mais momentos de reflexão. O plano de trabalho foi construído para um grupo particular de alunos mas poderá ser adaptado a grupos com características diferentes.This report focuses on the intervention performed in Camões High School, in the context of the Master in Informatics Teaching. The developed work aimed on the third module of the Programming Languages’ discipline, which is the Control Structures. The intervention was developed in a 10th grade class of the Management Informatics Professional Course over a period of five classes. The discipline contents were developed with the aim of consolidating knowledge. Were worked the composed instructions and the simple, composed and chained decision structures. Throughout the classes were used problems that simulated the scheduled bus routes using the Lego Mindstorms robots that students solved as a team. Students have also solved two issues of programming and replied to a questionnaire on their experience with robots. The evaluation focused on solving the problems and obtained very positive results. The data analysis showed that the improvement of the results of these students can be related to the use of educational robotics. The final reflection points to the recognition that the goals of the work plan have been completed and that the strategy for this context was appropriate. However, the time management should be reformulated, enabling the students more time of reflection. The work plan was constructed to a particular group of students, but it can come to be adapted to groups with different characteristics.Matos, João Filipe, 1950-Repositório da Universidade de LisboaCosta, Joana Martinho de Almeida, 1987-2012-10-02T11:27:37Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/7020porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:49:57Zoai:repositorio.ul.pt:10451/7020Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:31:56.970482Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A robótica educativa na aprendizagem da programação
title A robótica educativa na aprendizagem da programação
spellingShingle A robótica educativa na aprendizagem da programação
Costa, Joana Martinho de Almeida, 1987-
Ensino da informática
Robótica
Programação (Computadores)
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2012
title_short A robótica educativa na aprendizagem da programação
title_full A robótica educativa na aprendizagem da programação
title_fullStr A robótica educativa na aprendizagem da programação
title_full_unstemmed A robótica educativa na aprendizagem da programação
title_sort A robótica educativa na aprendizagem da programação
author Costa, Joana Martinho de Almeida, 1987-
author_facet Costa, Joana Martinho de Almeida, 1987-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Matos, João Filipe, 1950-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Joana Martinho de Almeida, 1987-
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino da informática
Robótica
Programação (Computadores)
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2012
topic Ensino da informática
Robótica
Programação (Computadores)
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2012
description Relatório da prática de ensino supervisionada, Ensino de informática, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2012
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-10-02T11:27:37Z
2012
2012-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/7020
url http://hdl.handle.net/10451/7020
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134210015887360