A robótica educativa na aprendizagem da programação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/7020 |
Resumo: | Relatório da prática de ensino supervisionada, Ensino de informática, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2012 |
id |
RCAP_c25f4ac8f8aa03f28f3b6365c250f062 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/7020 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A robótica educativa na aprendizagem da programaçãoEnsino da informáticaRobóticaProgramação (Computadores)Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2012Relatório da prática de ensino supervisionada, Ensino de informática, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2012O presente relatório centra-se na intervenção realizada numa Escola Secundária, no âmbito do Mestrado em Ensino de Informática. O trabalho desenvolvido incidiu na disciplina de Linguagens de Programação no 3.º módulo, as Estruturas de Controlo. A intervenção foi desenvolvida numa turma do 10.º ano do Curso Profissional de Informática de Gestão num período de cinco aulas. Os conteúdos programáticos foram abordados com o intuito de consolidação de conhecimentos. Foram trabalhadas as instruções compostas e as estruturas de decisão simples, composta e encadeada. Ao longo das aulas foram propostos problemas que os alunos resolveram em equipa e que simularam percursos de autocarro programados utilizando os robôs. Os alunos resolveram ainda dois problemas de programação e responderam a um questionário final sobre a sua experiência com robôs. A sua avaliação incidiu na resolução dos problemas tendo sido obtidos resultados positivos. Através da análise dos dados verificou-se que a melhoria dos resultados registada nestes alunos poderá estar relacionada com a utilização da robótica educativa. A reflexão final aponta para o reconhecimento de que os objetivos do plano de trabalho foram cumpridos e que a estratégia para este contexto foi adequada. No entanto, a gestão do tempo deverá ser reformulada de modo a possibilitar mais momentos de reflexão. O plano de trabalho foi construído para um grupo particular de alunos mas poderá ser adaptado a grupos com características diferentes.This report focuses on the intervention performed in Camões High School, in the context of the Master in Informatics Teaching. The developed work aimed on the third module of the Programming Languages’ discipline, which is the Control Structures. The intervention was developed in a 10th grade class of the Management Informatics Professional Course over a period of five classes. The discipline contents were developed with the aim of consolidating knowledge. Were worked the composed instructions and the simple, composed and chained decision structures. Throughout the classes were used problems that simulated the scheduled bus routes using the Lego Mindstorms robots that students solved as a team. Students have also solved two issues of programming and replied to a questionnaire on their experience with robots. The evaluation focused on solving the problems and obtained very positive results. The data analysis showed that the improvement of the results of these students can be related to the use of educational robotics. The final reflection points to the recognition that the goals of the work plan have been completed and that the strategy for this context was appropriate. However, the time management should be reformulated, enabling the students more time of reflection. The work plan was constructed to a particular group of students, but it can come to be adapted to groups with different characteristics.Matos, João Filipe, 1950-Repositório da Universidade de LisboaCosta, Joana Martinho de Almeida, 1987-2012-10-02T11:27:37Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/7020porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:49:57Zoai:repositorio.ul.pt:10451/7020Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:31:56.970482Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A robótica educativa na aprendizagem da programação |
title |
A robótica educativa na aprendizagem da programação |
spellingShingle |
A robótica educativa na aprendizagem da programação Costa, Joana Martinho de Almeida, 1987- Ensino da informática Robótica Programação (Computadores) Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2012 |
title_short |
A robótica educativa na aprendizagem da programação |
title_full |
A robótica educativa na aprendizagem da programação |
title_fullStr |
A robótica educativa na aprendizagem da programação |
title_full_unstemmed |
A robótica educativa na aprendizagem da programação |
title_sort |
A robótica educativa na aprendizagem da programação |
author |
Costa, Joana Martinho de Almeida, 1987- |
author_facet |
Costa, Joana Martinho de Almeida, 1987- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Matos, João Filipe, 1950- Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Joana Martinho de Almeida, 1987- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino da informática Robótica Programação (Computadores) Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2012 |
topic |
Ensino da informática Robótica Programação (Computadores) Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2012 |
description |
Relatório da prática de ensino supervisionada, Ensino de informática, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2012 |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-10-02T11:27:37Z 2012 2012-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/7020 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/7020 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134210015887360 |