O valor da consciência fonológica nas crianças com Português língua estrangeira
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10314/2072 |
Resumo: | Como resultado do grande movimento migratório, Portugal assistiu a uma nova problemática: a diversidade linguística. Esta realidade trouxe às escolas o desafio de gerir, por um lado, as diferentes relações linguísticas entre os alunos e a língua portuguesa; por outro, as novas medidas de escolarização que pressupõem a adoção de metodologias de aprendizagem do Português como Língua Não Materna, a criação de grupos de proficiência e a avaliação das aprendizagens. O desenvolvimento colaborativo de novas metas, conjuntamente com as bibliotecas escolares, permitem uma melhor viabilização da construção do saber destes alunos. O presente estudo pretende avaliar o desenvolvimento da consciência fonológica e suas correlações com a aprendizagem da leitura e escrita e verificar se há diferenças na manifestação da consciência fonológica em alunos com Português Língua Não Materna, posicionados em diferentes níveis de proficiência linguística. A centralização deste estudo baseou-se fundamentalmente na audição dos sons e respetiva produção escrita, pois representam os elementos essenciais no uso das várias funcionalidades da língua. Em contexto de Português Língua Não Materna é importante evocar, nos alunos, no que respeita ao processo de ensino-aprendizagem da escrita, uma consciência / competência que se deseja fonológica e metalinguística. |
id |
RCAP_59016756be3e4067047a7daae15029e9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdigital.ipg.pt:10314/2072 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O valor da consciência fonológica nas crianças com Português língua estrangeiraPortuguês Língua Não MaternaConsciência FonológicaCompetência MetalinguísticaProficiência LinguísticaComo resultado do grande movimento migratório, Portugal assistiu a uma nova problemática: a diversidade linguística. Esta realidade trouxe às escolas o desafio de gerir, por um lado, as diferentes relações linguísticas entre os alunos e a língua portuguesa; por outro, as novas medidas de escolarização que pressupõem a adoção de metodologias de aprendizagem do Português como Língua Não Materna, a criação de grupos de proficiência e a avaliação das aprendizagens. O desenvolvimento colaborativo de novas metas, conjuntamente com as bibliotecas escolares, permitem uma melhor viabilização da construção do saber destes alunos. O presente estudo pretende avaliar o desenvolvimento da consciência fonológica e suas correlações com a aprendizagem da leitura e escrita e verificar se há diferenças na manifestação da consciência fonológica em alunos com Português Língua Não Materna, posicionados em diferentes níveis de proficiência linguística. A centralização deste estudo baseou-se fundamentalmente na audição dos sons e respetiva produção escrita, pois representam os elementos essenciais no uso das várias funcionalidades da língua. Em contexto de Português Língua Não Materna é importante evocar, nos alunos, no que respeita ao processo de ensino-aprendizagem da escrita, uma consciência / competência que se deseja fonológica e metalinguística.Instituto Politécnico da Guarda2015-10-29T14:56:31Z2015-10-292013-10-09T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10314/2072http://hdl.handle.net/10314/2072TID:201005476porAraújo, Margarida N S Pinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-14T02:54:51Zoai:bdigital.ipg.pt:10314/2072Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:41:49.731269Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O valor da consciência fonológica nas crianças com Português língua estrangeira |
title |
O valor da consciência fonológica nas crianças com Português língua estrangeira |
spellingShingle |
O valor da consciência fonológica nas crianças com Português língua estrangeira Araújo, Margarida N S P Português Língua Não Materna Consciência Fonológica Competência Metalinguística Proficiência Linguística |
title_short |
O valor da consciência fonológica nas crianças com Português língua estrangeira |
title_full |
O valor da consciência fonológica nas crianças com Português língua estrangeira |
title_fullStr |
O valor da consciência fonológica nas crianças com Português língua estrangeira |
title_full_unstemmed |
O valor da consciência fonológica nas crianças com Português língua estrangeira |
title_sort |
O valor da consciência fonológica nas crianças com Português língua estrangeira |
author |
Araújo, Margarida N S P |
author_facet |
Araújo, Margarida N S P |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Araújo, Margarida N S P |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Português Língua Não Materna Consciência Fonológica Competência Metalinguística Proficiência Linguística |
topic |
Português Língua Não Materna Consciência Fonológica Competência Metalinguística Proficiência Linguística |
description |
Como resultado do grande movimento migratório, Portugal assistiu a uma nova problemática: a diversidade linguística. Esta realidade trouxe às escolas o desafio de gerir, por um lado, as diferentes relações linguísticas entre os alunos e a língua portuguesa; por outro, as novas medidas de escolarização que pressupõem a adoção de metodologias de aprendizagem do Português como Língua Não Materna, a criação de grupos de proficiência e a avaliação das aprendizagens. O desenvolvimento colaborativo de novas metas, conjuntamente com as bibliotecas escolares, permitem uma melhor viabilização da construção do saber destes alunos. O presente estudo pretende avaliar o desenvolvimento da consciência fonológica e suas correlações com a aprendizagem da leitura e escrita e verificar se há diferenças na manifestação da consciência fonológica em alunos com Português Língua Não Materna, posicionados em diferentes níveis de proficiência linguística. A centralização deste estudo baseou-se fundamentalmente na audição dos sons e respetiva produção escrita, pois representam os elementos essenciais no uso das várias funcionalidades da língua. Em contexto de Português Língua Não Materna é importante evocar, nos alunos, no que respeita ao processo de ensino-aprendizagem da escrita, uma consciência / competência que se deseja fonológica e metalinguística. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-10-09T00:00:00Z 2015-10-29T14:56:31Z 2015-10-29 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10314/2072 http://hdl.handle.net/10314/2072 TID:201005476 |
url |
http://hdl.handle.net/10314/2072 |
identifier_str_mv |
TID:201005476 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico da Guarda |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico da Guarda |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136909822263296 |