A importância da consciência fonológica para o desenvolvimento da Língua Portuguesa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Veríssimo, Vera Daniela Monteiro
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/10553
Resumo: Na sociedade atual, aprender a ler e a escrever são competências promovidas, desde cedo, nas crianças. Trata-se de aprendizagens fundamentais para viver em sociedade e para a evolução da criança, tanto a nível escolar, como profissional. Devido à complexidade deste processo e às dificuldades que as crianças revelam na aprendizagem da escrita e da leitura, foram desencadeadas várias investigações nos últimos tempos, por muitos profissionais de várias áreas. Todos esses estudos evidenciam a necessidade do desenvolvimento da consciência fonológica, considerada um pré-requisito fundamental para a aprendizagem da leitura e da escrita, bem como para o combate às dificuldades sentidas pelas crianças nestas duas aprendizagens. Desta forma, o presente relatório final da Prática de Ensino Supervisionada consiste numa reflexão sobre a Prática do Ensino Supervisionada. Para além de uma componente prática de descrição das atividades desenvolvidas na Educação Pré-Escolar, também contempla um conjunto de propostas de atividades que visam promover o desenvolvimento da consciência fonológica, assim como uma componente de investigação sobre o tema escolhido.
id RCAP_785f7ed3fb1183f3ce7c2a88adaddfb2
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/10553
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A importância da consciência fonológica para o desenvolvimento da Língua PortuguesaLíngua PortuguesaConsciência fonológicaNa sociedade atual, aprender a ler e a escrever são competências promovidas, desde cedo, nas crianças. Trata-se de aprendizagens fundamentais para viver em sociedade e para a evolução da criança, tanto a nível escolar, como profissional. Devido à complexidade deste processo e às dificuldades que as crianças revelam na aprendizagem da escrita e da leitura, foram desencadeadas várias investigações nos últimos tempos, por muitos profissionais de várias áreas. Todos esses estudos evidenciam a necessidade do desenvolvimento da consciência fonológica, considerada um pré-requisito fundamental para a aprendizagem da leitura e da escrita, bem como para o combate às dificuldades sentidas pelas crianças nestas duas aprendizagens. Desta forma, o presente relatório final da Prática de Ensino Supervisionada consiste numa reflexão sobre a Prática do Ensino Supervisionada. Para além de uma componente prática de descrição das atividades desenvolvidas na Educação Pré-Escolar, também contempla um conjunto de propostas de atividades que visam promover o desenvolvimento da consciência fonológica, assim como uma componente de investigação sobre o tema escolhido.Today learning to read and write are skills that are promoted early on in children. These aptitudes are fundamental to live in a society and for a child’s evolution, both at school and on a professional level. Due to the complexity of this process and the difficulties that children reveal in learning to read and write several investigations have begun recently by innumerous professionals from the most diverse areas. All these studies show the need for the development of phonological awareness, this being a fundamental prerequisite for learning to read and write, as well as to combat the difficulties experienced by children in these skills. Therefore, the present report on Supervised Teaching Practice consists of a reflection on Supervised Teaching Practice. In addition to a practical component describing the activities developed in Pre-School Education, it also includes a set of activity proposals that aim to promote the development of phonological awareness, as well as a research component on the chosen theme.2021-07-06T14:52:38Z2021-04-21T00:00:00Z2021-04-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/10553porVeríssimo, Vera Daniela Monteiroinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:40:51Zoai:repositorio.utad.pt:10348/10553Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:02:41.370752Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A importância da consciência fonológica para o desenvolvimento da Língua Portuguesa
title A importância da consciência fonológica para o desenvolvimento da Língua Portuguesa
spellingShingle A importância da consciência fonológica para o desenvolvimento da Língua Portuguesa
Veríssimo, Vera Daniela Monteiro
Língua Portuguesa
Consciência fonológica
title_short A importância da consciência fonológica para o desenvolvimento da Língua Portuguesa
title_full A importância da consciência fonológica para o desenvolvimento da Língua Portuguesa
title_fullStr A importância da consciência fonológica para o desenvolvimento da Língua Portuguesa
title_full_unstemmed A importância da consciência fonológica para o desenvolvimento da Língua Portuguesa
title_sort A importância da consciência fonológica para o desenvolvimento da Língua Portuguesa
author Veríssimo, Vera Daniela Monteiro
author_facet Veríssimo, Vera Daniela Monteiro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Veríssimo, Vera Daniela Monteiro
dc.subject.por.fl_str_mv Língua Portuguesa
Consciência fonológica
topic Língua Portuguesa
Consciência fonológica
description Na sociedade atual, aprender a ler e a escrever são competências promovidas, desde cedo, nas crianças. Trata-se de aprendizagens fundamentais para viver em sociedade e para a evolução da criança, tanto a nível escolar, como profissional. Devido à complexidade deste processo e às dificuldades que as crianças revelam na aprendizagem da escrita e da leitura, foram desencadeadas várias investigações nos últimos tempos, por muitos profissionais de várias áreas. Todos esses estudos evidenciam a necessidade do desenvolvimento da consciência fonológica, considerada um pré-requisito fundamental para a aprendizagem da leitura e da escrita, bem como para o combate às dificuldades sentidas pelas crianças nestas duas aprendizagens. Desta forma, o presente relatório final da Prática de Ensino Supervisionada consiste numa reflexão sobre a Prática do Ensino Supervisionada. Para além de uma componente prática de descrição das atividades desenvolvidas na Educação Pré-Escolar, também contempla um conjunto de propostas de atividades que visam promover o desenvolvimento da consciência fonológica, assim como uma componente de investigação sobre o tema escolhido.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-06T14:52:38Z
2021-04-21T00:00:00Z
2021-04-21
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/10553
url http://hdl.handle.net/10348/10553
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137112135565312