A diferenciação cognitiva progressiva com a idade - Resultados na Bateria de Provas de Raciocínio Diferencial
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Data de Publicação: | 1989 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.17575/rpsicol.v7i3.770 |
Resumo: | A comparison of scores on Battery of Differential Reasoning Tests (Almeida, 1985) by two different samples (secondary school students and army recruits) is done. Principal differences may be related with the specificity of the last sample (older, males, and intermediate level of schoolarization). Even correlation and factorial analyses of scores are in accord with theoretical and practical objectives of Battery (differential evaluation of reasoning ability by different kind of contents on each items’ subtest), one finds lower correlation coefficients and a lower effect of reasoning general factor. This aspect may be explained by the progressive differentiation theory and by the importance of extra-school experiences in that process. |
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A diferenciação cognitiva progressiva com a idade - Resultados na Bateria de Provas de Raciocínio Diferencial-A comparison of scores on Battery of Differential Reasoning Tests (Almeida, 1985) by two different samples (secondary school students and army recruits) is done. Principal differences may be related with the specificity of the last sample (older, males, and intermediate level of schoolarization). Even correlation and factorial analyses of scores are in accord with theoretical and practical objectives of Battery (differential evaluation of reasoning ability by different kind of contents on each items’ subtest), one finds lower correlation coefficients and a lower effect of reasoning general factor. This aspect may be explained by the progressive differentiation theory and by the importance of extra-school experiences in that process. É feita uma comparação dos resultados na Bateria de Provas de Raciocínio Diferencial (Almeida, 1985) em duas amostras distintas: estudantes do ensino secundário e recrutas do exército. As principais diferenças parecem decorrer da especificidade desta segunda amostra (sujeitos mais velhos, todos do sexo masculino e com habilitações escolares médias). Ainda que globalmente o estudo das correlações e a análise factorial estejam de acordo com os objectivos teóricos e práticos desta bateria (avaliação diferencial da capacidade de raciocínio através de provas com itens de conteúdo diferente), assiste-se a índices mais baixos de correlação ou a uma menor importância do factor geral de raciocínio na segunda amostra. Este aspecto parece de acordo com a teoria da diferenciação cognitiva progressiva e com a importância das suas experiências extra-escolares nessa diferenciação. Associação Portuguesa de Psicologia1989-12-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.17575/rpsicol.v7i3.770https://doi.org/10.17575/rpsicol.v7i3.770PSICOLOGIA; Vol. 7 No. 3 (1989); 231-236PSICOLOGIA; Vol. 7 N.º 3 (1989); 231-2362183-24710874-2049reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://revista.appsicologia.org/index.php/rpsicologia/article/view/770https://revista.appsicologia.org/index.php/rpsicologia/article/view/770/492S. Almeida, LeandroRoy Costa, Antónioinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-09T12:51:26Zoai:oai.appsicologia.org:article/770Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:10:29.055260Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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