O contributo da gestão de compras: estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neves, Diana Carina Martins das
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/11470
Resumo: A gestão de compras é cada vez mais uma peça fundamental na competitividade das organizações. É o departamento de compras que mais influencia o stock da empresa e a relação com os clientes, abrindo caminho ao sucesso desta. Para chegar a esse objetivo, é necessário conhecer este departamento a fundo. A preocupação com a melhoria contínua da qualidade dos produtos e/ou serviços oferecidos por uma empresa é uma realidade. Uma forma eficaz de controlar este ponto é mediante a gestão da cadeia de abastecimento (supply chain management), que encadeia o planeamento, a gestão e a coordenação do fluxo de materiais e informações desde o fornecedor até ao consumidor final, tendo como objetivo último a satisfação do cliente. Este estudo foi desenvolvido numa empresa portuguesa especializada em ferramentas, máquinas e equipamentos orientados para as áreas da construção, bricolage, jardim, proteção e iluminação, sendo que o departamento selecionado foi o das compras. A pesquisa incidiu neste departamento pela sua importância na empresa, no sentido em que a otimização das compras permite identificar despesas desnecessárias, minimizar perdas e eliminar desperdícios, criando dessa forma um fator de diferenciação face à concorrência. O objetivo deste trabalho consiste em examinar o departamento de compras da empresa em estudo, de forma a comprovar o seu contributo na promoção e garantia de vantagem competitiva para a empresa.
id RCAP_590b4fd449d1368f15cfab894a799596
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/11470
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O contributo da gestão de compras: estudo de casoComprasStockCadeia de abastecimentoA gestão de compras é cada vez mais uma peça fundamental na competitividade das organizações. É o departamento de compras que mais influencia o stock da empresa e a relação com os clientes, abrindo caminho ao sucesso desta. Para chegar a esse objetivo, é necessário conhecer este departamento a fundo. A preocupação com a melhoria contínua da qualidade dos produtos e/ou serviços oferecidos por uma empresa é uma realidade. Uma forma eficaz de controlar este ponto é mediante a gestão da cadeia de abastecimento (supply chain management), que encadeia o planeamento, a gestão e a coordenação do fluxo de materiais e informações desde o fornecedor até ao consumidor final, tendo como objetivo último a satisfação do cliente. Este estudo foi desenvolvido numa empresa portuguesa especializada em ferramentas, máquinas e equipamentos orientados para as áreas da construção, bricolage, jardim, proteção e iluminação, sendo que o departamento selecionado foi o das compras. A pesquisa incidiu neste departamento pela sua importância na empresa, no sentido em que a otimização das compras permite identificar despesas desnecessárias, minimizar perdas e eliminar desperdícios, criando dessa forma um fator de diferenciação face à concorrência. O objetivo deste trabalho consiste em examinar o departamento de compras da empresa em estudo, de forma a comprovar o seu contributo na promoção e garantia de vantagem competitiva para a empresa.Santos, Lúcia Maria Rodrigues dosRepositório ComumNeves, Diana Carina Martins das2016-02-26T16:22:21Z2015-01-01T00:00:00Z2015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/11470201060752porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:38:35Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/11470Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:14:30.986768Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O contributo da gestão de compras: estudo de caso
title O contributo da gestão de compras: estudo de caso
spellingShingle O contributo da gestão de compras: estudo de caso
Neves, Diana Carina Martins das
Compras
Stock
Cadeia de abastecimento
title_short O contributo da gestão de compras: estudo de caso
title_full O contributo da gestão de compras: estudo de caso
title_fullStr O contributo da gestão de compras: estudo de caso
title_full_unstemmed O contributo da gestão de compras: estudo de caso
title_sort O contributo da gestão de compras: estudo de caso
author Neves, Diana Carina Martins das
author_facet Neves, Diana Carina Martins das
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santos, Lúcia Maria Rodrigues dos
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Neves, Diana Carina Martins das
dc.subject.por.fl_str_mv Compras
Stock
Cadeia de abastecimento
topic Compras
Stock
Cadeia de abastecimento
description A gestão de compras é cada vez mais uma peça fundamental na competitividade das organizações. É o departamento de compras que mais influencia o stock da empresa e a relação com os clientes, abrindo caminho ao sucesso desta. Para chegar a esse objetivo, é necessário conhecer este departamento a fundo. A preocupação com a melhoria contínua da qualidade dos produtos e/ou serviços oferecidos por uma empresa é uma realidade. Uma forma eficaz de controlar este ponto é mediante a gestão da cadeia de abastecimento (supply chain management), que encadeia o planeamento, a gestão e a coordenação do fluxo de materiais e informações desde o fornecedor até ao consumidor final, tendo como objetivo último a satisfação do cliente. Este estudo foi desenvolvido numa empresa portuguesa especializada em ferramentas, máquinas e equipamentos orientados para as áreas da construção, bricolage, jardim, proteção e iluminação, sendo que o departamento selecionado foi o das compras. A pesquisa incidiu neste departamento pela sua importância na empresa, no sentido em que a otimização das compras permite identificar despesas desnecessárias, minimizar perdas e eliminar desperdícios, criando dessa forma um fator de diferenciação face à concorrência. O objetivo deste trabalho consiste em examinar o departamento de compras da empresa em estudo, de forma a comprovar o seu contributo na promoção e garantia de vantagem competitiva para a empresa.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-01-01T00:00:00Z
2015-01-01T00:00:00Z
2016-02-26T16:22:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/11470
201060752
url http://hdl.handle.net/10400.26/11470
identifier_str_mv 201060752
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130011067744256