A controvérsia na educação para a sustentabilidade: uma reflexão sobre a escola século XXI

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Figueiredo, Orlando
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.15/235
Resumo: Vivemos tempos de insegurança e incerteza face ao futuro. Não se trata de uma incerteza social mas de uma incerteza ecológica que põe em causa a sobrevivência de inúmeras espécies incluindo a nossa. No nosso quotidiano somos confrontados com situações tão críticas como as mudanças climáticas, o recurso aos transgénicos, a energia nuclear, a desflorestação, a fome e a pobreza extrema ou a sobrepopulação do planeta. Conceitos como Desenvolvimento Sustentável e Educação para a Sustentabilidade fazem parte da linguagem do dia-a-dia mas nem sempre os seus significados são alvo de reflexão e crítica. Perante esta realidade social e ecológica global, a escola não pode sustentar uma atitude passiva de saberes magistrais e dogmáticos que não podem ser alvo de discussão. Não temos dúvidas que para responder a este desafio a escola tem de se reestruturar. Fazer da sala de aula um palco onde as ideias mais actuais e pertinentes sejam discutidas, reflectidas e criticadas. Só assim a escola dará um contributo real na formação de cidadãos esclarecidos, críticos e interventivos dando especial significado aos conteúdos que tem de veicular. - We live times of insecurity and uncertainty towards the future. This isn't only a matter of social uncertainty but also an ecological issue which questions the survival of several species including our own. In our daily life we must face critical situations such as climate change, transgenic agriculture, nuclear power, the deforestation, famine and extreme poverty or the planets overpopulation. Concepts like sustainable development and education for sustainability are part of nowadays speech; however, their meanings are not often the object of reflection and criticism. Bearing in mind this social and ecological global reality, school can't keep the passive attitude of dogmatic knowledge which can never be discussed. No doubt school has to restructure itself in order to respond to this challenge by making the classroom become a stage where the most actual and pertinent ideas can be discussed, reflected and criticized. Only then school will give a real contribute to educate critical, interventive and aware citizens by giving special meanings to the concepts it must convey.
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