Utilização de blogues na discussão de controvérsias sociocientíficas na disciplina de Ciências da Natureza

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Espírito Santo, Marta
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Reis, Pedro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/9572
Resumo: A presente investigação pretendeu avaliar as potencialidades educativas da discussão de assuntos controversos na disciplina de Ciências da Natureza, utilizando blogues. Para este estudo optou-se por uma metodologia de investigação qualitativa com orientação interpretativa, onde o investigador investiga a sua própria prática através da aplicação de uma proposta didática. Neste estudo participaram 26 alunos de uma turma do quinto ano de escolaridade (alunos com 11 anos de idade). Como métodos de coleta de dados foram utilizados: a aplicação de um questionário e a análise do conteúdo dos blogues. Os resultados obtidos permitiram verificar que a discussão em torno do cenário proposto permitiu a aquisição e o desenvolvimento de competências indispensáveis na promoção da alfabetização científica.
id RCAP_b5d6ea7ed911825fad0c5f2146bc0ff7
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/9572
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Utilização de blogues na discussão de controvérsias sociocientíficas na disciplina de Ciências da NaturezaEnsino das ciênciasDiscussãoBlogueControvérsias SociocientíficasA presente investigação pretendeu avaliar as potencialidades educativas da discussão de assuntos controversos na disciplina de Ciências da Natureza, utilizando blogues. Para este estudo optou-se por uma metodologia de investigação qualitativa com orientação interpretativa, onde o investigador investiga a sua própria prática através da aplicação de uma proposta didática. Neste estudo participaram 26 alunos de uma turma do quinto ano de escolaridade (alunos com 11 anos de idade). Como métodos de coleta de dados foram utilizados: a aplicação de um questionário e a análise do conteúdo dos blogues. Os resultados obtidos permitiram verificar que a discussão em torno do cenário proposto permitiu a aquisição e o desenvolvimento de competências indispensáveis na promoção da alfabetização científica.This qualitative research aimed at evaluate the educational potential on discussing controversial issues using blogs in the Natural Sciences classes. In this study the researcher investigates its own practice by implementing an educational proposal. The study involved 26 students of a fifth grade class (11 years old). Data were collected through the application of a questionnaire and the analysis of the blogs’ written content. The results showed that the discussion around the proposed scenario allowed the development of skills essential for scientific literacy.Repositório da Universidade de LisboaEspírito Santo, MartaReis, Pedro2013-11-27T15:21:59Z20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/9572porEspírito Santo, M. & Reis, P. (2013). Utilização de blogues na discussão de controvérsias sociocientíficas na disciplina de Ciências da Natureza. Caderno Pedagógico, 10(1), 9-24.1983-0882info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:53:21Zoai:repositorio.ul.pt:10451/9572Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:33:26.028865Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Utilização de blogues na discussão de controvérsias sociocientíficas na disciplina de Ciências da Natureza
title Utilização de blogues na discussão de controvérsias sociocientíficas na disciplina de Ciências da Natureza
spellingShingle Utilização de blogues na discussão de controvérsias sociocientíficas na disciplina de Ciências da Natureza
Espírito Santo, Marta
Ensino das ciências
Discussão
Blogue
Controvérsias Sociocientíficas
title_short Utilização de blogues na discussão de controvérsias sociocientíficas na disciplina de Ciências da Natureza
title_full Utilização de blogues na discussão de controvérsias sociocientíficas na disciplina de Ciências da Natureza
title_fullStr Utilização de blogues na discussão de controvérsias sociocientíficas na disciplina de Ciências da Natureza
title_full_unstemmed Utilização de blogues na discussão de controvérsias sociocientíficas na disciplina de Ciências da Natureza
title_sort Utilização de blogues na discussão de controvérsias sociocientíficas na disciplina de Ciências da Natureza
author Espírito Santo, Marta
author_facet Espírito Santo, Marta
Reis, Pedro
author_role author
author2 Reis, Pedro
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Espírito Santo, Marta
Reis, Pedro
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino das ciências
Discussão
Blogue
Controvérsias Sociocientíficas
topic Ensino das ciências
Discussão
Blogue
Controvérsias Sociocientíficas
description A presente investigação pretendeu avaliar as potencialidades educativas da discussão de assuntos controversos na disciplina de Ciências da Natureza, utilizando blogues. Para este estudo optou-se por uma metodologia de investigação qualitativa com orientação interpretativa, onde o investigador investiga a sua própria prática através da aplicação de uma proposta didática. Neste estudo participaram 26 alunos de uma turma do quinto ano de escolaridade (alunos com 11 anos de idade). Como métodos de coleta de dados foram utilizados: a aplicação de um questionário e a análise do conteúdo dos blogues. Os resultados obtidos permitiram verificar que a discussão em torno do cenário proposto permitiu a aquisição e o desenvolvimento de competências indispensáveis na promoção da alfabetização científica.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-11-27T15:21:59Z
2013
2013-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/9572
url http://hdl.handle.net/10451/9572
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Espírito Santo, M. & Reis, P. (2013). Utilização de blogues na discussão de controvérsias sociocientíficas na disciplina de Ciências da Natureza. Caderno Pedagógico, 10(1), 9-24.
1983-0882
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134228537933824