Utilização de blogues na discussão de controvérsias sociocientíficas na disciplina de Ciências da Natureza
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/9572 |
Resumo: | A presente investigação pretendeu avaliar as potencialidades educativas da discussão de assuntos controversos na disciplina de Ciências da Natureza, utilizando blogues. Para este estudo optou-se por uma metodologia de investigação qualitativa com orientação interpretativa, onde o investigador investiga a sua própria prática através da aplicação de uma proposta didática. Neste estudo participaram 26 alunos de uma turma do quinto ano de escolaridade (alunos com 11 anos de idade). Como métodos de coleta de dados foram utilizados: a aplicação de um questionário e a análise do conteúdo dos blogues. Os resultados obtidos permitiram verificar que a discussão em torno do cenário proposto permitiu a aquisição e o desenvolvimento de competências indispensáveis na promoção da alfabetização científica. |
id |
RCAP_b5d6ea7ed911825fad0c5f2146bc0ff7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/9572 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Utilização de blogues na discussão de controvérsias sociocientíficas na disciplina de Ciências da NaturezaEnsino das ciênciasDiscussãoBlogueControvérsias SociocientíficasA presente investigação pretendeu avaliar as potencialidades educativas da discussão de assuntos controversos na disciplina de Ciências da Natureza, utilizando blogues. Para este estudo optou-se por uma metodologia de investigação qualitativa com orientação interpretativa, onde o investigador investiga a sua própria prática através da aplicação de uma proposta didática. Neste estudo participaram 26 alunos de uma turma do quinto ano de escolaridade (alunos com 11 anos de idade). Como métodos de coleta de dados foram utilizados: a aplicação de um questionário e a análise do conteúdo dos blogues. Os resultados obtidos permitiram verificar que a discussão em torno do cenário proposto permitiu a aquisição e o desenvolvimento de competências indispensáveis na promoção da alfabetização científica.This qualitative research aimed at evaluate the educational potential on discussing controversial issues using blogs in the Natural Sciences classes. In this study the researcher investigates its own practice by implementing an educational proposal. The study involved 26 students of a fifth grade class (11 years old). Data were collected through the application of a questionnaire and the analysis of the blogs’ written content. The results showed that the discussion around the proposed scenario allowed the development of skills essential for scientific literacy.Repositório da Universidade de LisboaEspírito Santo, MartaReis, Pedro2013-11-27T15:21:59Z20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/9572porEspírito Santo, M. & Reis, P. (2013). Utilização de blogues na discussão de controvérsias sociocientíficas na disciplina de Ciências da Natureza. Caderno Pedagógico, 10(1), 9-24.1983-0882info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:53:21Zoai:repositorio.ul.pt:10451/9572Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:33:26.028865Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Utilização de blogues na discussão de controvérsias sociocientíficas na disciplina de Ciências da Natureza |
title |
Utilização de blogues na discussão de controvérsias sociocientíficas na disciplina de Ciências da Natureza |
spellingShingle |
Utilização de blogues na discussão de controvérsias sociocientíficas na disciplina de Ciências da Natureza Espírito Santo, Marta Ensino das ciências Discussão Blogue Controvérsias Sociocientíficas |
title_short |
Utilização de blogues na discussão de controvérsias sociocientíficas na disciplina de Ciências da Natureza |
title_full |
Utilização de blogues na discussão de controvérsias sociocientíficas na disciplina de Ciências da Natureza |
title_fullStr |
Utilização de blogues na discussão de controvérsias sociocientíficas na disciplina de Ciências da Natureza |
title_full_unstemmed |
Utilização de blogues na discussão de controvérsias sociocientíficas na disciplina de Ciências da Natureza |
title_sort |
Utilização de blogues na discussão de controvérsias sociocientíficas na disciplina de Ciências da Natureza |
author |
Espírito Santo, Marta |
author_facet |
Espírito Santo, Marta Reis, Pedro |
author_role |
author |
author2 |
Reis, Pedro |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Espírito Santo, Marta Reis, Pedro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino das ciências Discussão Blogue Controvérsias Sociocientíficas |
topic |
Ensino das ciências Discussão Blogue Controvérsias Sociocientíficas |
description |
A presente investigação pretendeu avaliar as potencialidades educativas da discussão de assuntos controversos na disciplina de Ciências da Natureza, utilizando blogues. Para este estudo optou-se por uma metodologia de investigação qualitativa com orientação interpretativa, onde o investigador investiga a sua própria prática através da aplicação de uma proposta didática. Neste estudo participaram 26 alunos de uma turma do quinto ano de escolaridade (alunos com 11 anos de idade). Como métodos de coleta de dados foram utilizados: a aplicação de um questionário e a análise do conteúdo dos blogues. Os resultados obtidos permitiram verificar que a discussão em torno do cenário proposto permitiu a aquisição e o desenvolvimento de competências indispensáveis na promoção da alfabetização científica. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-11-27T15:21:59Z 2013 2013-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/9572 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/9572 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Espírito Santo, M. & Reis, P. (2013). Utilização de blogues na discussão de controvérsias sociocientíficas na disciplina de Ciências da Natureza. Caderno Pedagógico, 10(1), 9-24. 1983-0882 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134228537933824 |