O estatuto instrumental das feiras na estratégia das relações públicas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/1238 |
Resumo: | Apesar da evolução que o Ensino Superior tem vindo a mostrar em Portugal, a conjuntura actual em que o País se encontra, gera alterações estruturais e financeiras obrigando as Instituições a fazerem reajustes nas suas políticas. Aspectos fundamentais como as restrições financeiras, as transformações ocorridas na sociedade em geral e no meio em que se insere, a concorrência acrescida, a inadequação entre a oferta de formação ao nível superior e a procura dessa formação pelo mercado de trabalho, bem como a redução do número de candidatos ao Ensino Superior, tornam complexa a actuação das Instituições de Ensino Superior no mercado. A sua sobrevivência dependerá em grande parte do seu espírito de inovação, do conhecimento, da sua capacidade de captação, relacionamento e adaptação às necessidades do público-alvo, e fundamentalmente da sua estratégia no mercado. Assim, as Instituições de Ensino Superior para conseguirem obter elevados níveis de competitividade., deverão definir um plano estratégico de actuação, bem como optar por uma metodologia voltada para a política de Marketing e Relações Públicas. Desenvolvido em duas partes, Relatório de Estágio mais Dissertação Teórica, o trabalho a seguir apresentado tem como objectivo fundamental perceber a importância da participação em Feiras como estratégia desenvolvida pelas Instituições de Ensino Superior. Note-se que as Feiras vão aqui ser trabalhadas como o instrumento de comunicação mais relevante para estas instituições, inserido no campo das Relações Públicas. Para tal, em primeiro lugar e baseado numa componente mais prática, é apresentado o Relatório de Estágio que surge no âmbito do Estágio realizado no Gabinete de Relações Públicas da Universidade da Beira Interior. Nele apresenta-se um enquadramento ao nível de conteúdos teóricos e práticos, e encontram-se descritas as actividades relacionadas com a operacionalidade do Gabinete. Ainda nesta primeira parte é feita uma correlação entre os conteúdos curriculares trabalhados na Licenciatura em Ciências da Comunicação: Publicidade e Relações Públicas e no Mestrado em Comunicação Estratégica: Publicidade e Relações Públicas e as actividades exercidas ao longo do Estágio. Perceber até que ponto existe essa correlação e a sua importância. Na segunda parte, a dissertação teórica, trata inicialmente um paralelo entre as Relações Públicas e o Marketing, o conceito de Marketing, o Marketing de Serviços, o Ensino Superior como um serviço, os elementos do Marketing Mix aplicados a este campo. Ainda dentro da segunda parte, é trabalhado o estatuto das Relações Públicas nas Instituições de Ensino Superior e os seus instrumentos, dois quais no último capítulo se particulariza e aprofunda o mais relevante para este estudo, as Feiras. |
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O estatuto instrumental das feiras na estratégia das relações públicasRelações públicas - Educação - Ensino SuperiorMarketing - Educação - Ensino SuperiorComunicação institucional - FeirasMarketing - Relações públicas - Ensino SuperiorApesar da evolução que o Ensino Superior tem vindo a mostrar em Portugal, a conjuntura actual em que o País se encontra, gera alterações estruturais e financeiras obrigando as Instituições a fazerem reajustes nas suas políticas. Aspectos fundamentais como as restrições financeiras, as transformações ocorridas na sociedade em geral e no meio em que se insere, a concorrência acrescida, a inadequação entre a oferta de formação ao nível superior e a procura dessa formação pelo mercado de trabalho, bem como a redução do número de candidatos ao Ensino Superior, tornam complexa a actuação das Instituições de Ensino Superior no mercado. A sua sobrevivência dependerá em grande parte do seu espírito de inovação, do conhecimento, da sua capacidade de captação, relacionamento e adaptação às necessidades do público-alvo, e fundamentalmente da sua estratégia no mercado. Assim, as Instituições de Ensino Superior para conseguirem obter elevados níveis de competitividade., deverão definir um plano estratégico de actuação, bem como optar por uma metodologia voltada para a política de Marketing e Relações Públicas. Desenvolvido em duas partes, Relatório de Estágio mais Dissertação Teórica, o trabalho a seguir apresentado tem como objectivo fundamental perceber a importância da participação em Feiras como estratégia desenvolvida pelas Instituições de Ensino Superior. Note-se que as Feiras vão aqui ser trabalhadas como o instrumento de comunicação mais relevante para estas instituições, inserido no campo das Relações Públicas. Para tal, em primeiro lugar e baseado numa componente mais prática, é apresentado o Relatório de Estágio que surge no âmbito do Estágio realizado no Gabinete de Relações Públicas da Universidade da Beira Interior. Nele apresenta-se um enquadramento ao nível de conteúdos teóricos e práticos, e encontram-se descritas as actividades relacionadas com a operacionalidade do Gabinete. Ainda nesta primeira parte é feita uma correlação entre os conteúdos curriculares trabalhados na Licenciatura em Ciências da Comunicação: Publicidade e Relações Públicas e no Mestrado em Comunicação Estratégica: Publicidade e Relações Públicas e as actividades exercidas ao longo do Estágio. Perceber até que ponto existe essa correlação e a sua importância. Na segunda parte, a dissertação teórica, trata inicialmente um paralelo entre as Relações Públicas e o Marketing, o conceito de Marketing, o Marketing de Serviços, o Ensino Superior como um serviço, os elementos do Marketing Mix aplicados a este campo. Ainda dentro da segunda parte, é trabalhado o estatuto das Relações Públicas nas Instituições de Ensino Superior e os seus instrumentos, dois quais no último capítulo se particulariza e aprofunda o mais relevante para este estudo, as Feiras.Despite of the higher education evolution has shown in Portugal in the last years the country’s actual conjuncture generates structural and financial modifications forcing Institutions to readjust their politics. The main fundamental aspects for this changes are: financial restrictions, general transformation in the society and it´s surrounding, increasing number of competitors, inadequate balance between supply of graduations, on a superior level, and demand of this kind of formation by the work market, as well as the reduction in the number of candidates to higher education, all of this makes the actuation of the higher education institution very complex. The survival of this institutions will depend greatly on; it´s innovation character, knowledge, capability to captivate candidates, affiliation and adaption to the needs of potential public and mainly it´s market strategy. Therefore, to obtain high levels of competitiveness, higher education institutions will have to define a strategic plan of action as well as a methodology integrating marketing and public relations policy. The present work is divided in two main sections a period of training report and a dissertation. The main objective is to understand the importance of higher education institution participation in market as a strategy of development of these institutions. Therefore, in first part of this workit is presented the period of training report, with a more practical component regarding the training developed in the “Gabinete de Relações Públicas da Universidade da Beira Interior”. This report is presented, firstly, with a framing of the theoretical and practical contents were it is possible to learn about the activities developed and related to the referred office. It is also made a correlation between the curricular contents of the market in Communication Science and Public Relations, master in Communication Strategy and Public Relations and the training activities. Understanding at what extend these relations exist and it´s significance. In the second part of this report, dissertation, a parallel sketched between the Public Relations (conceived these as integrated policy communication of Marketing Mix promotion techniques) and Marketing is done, the concepts of: Marketing, Marketing of services, higher education as a service and Marketing Mix fundamentals applied to the subject. Moreover, an evaluation of Public Relation statute in the higher education institutions and its tools, with significance in the market as a resource more commonly used at the external communication and strategy in these type of institutions and using University of Beira Interior as an example.Universidade da Beira InteriorCamilo, Eduardo José MarcosuBibliorumFazenda, Tatiana Baltazar2013-07-09T10:55:44Z2008-072008-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/mswordapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/1238porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:36:46Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/1238Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:43:07.512192Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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