Avaliação da proficiência em língua portuguesa dos docentes da Universidade Nacional Timor Lorosa'e, Timor-Leste (2015)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Viegas, Edmundo
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Ramos, Rui Lima, Antunes, Ricardo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/37728
Resumo: Este artigo apresenta os procedimentos e os resultados fundamentais da avaliação da proficiência em língua portuguesa do corpo docente da Universidade Nacional Timor Lorosa’e (UNTL), em Timor-Leste, realizado em junho e julho de 2015. O processo avaliativo recorreu a um referencial adaptado do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas, com adequação ao cenário de Timor-Leste. Conclui que a proficiência geral em língua portuguesa do corpo docente é insuficiente para desenvolver atividades académicas (lecionação e investigação) garantindo um uso minimamente adequado da língua portuguesa e que, portanto, é necessário desenvolver programas de formação dos docentes, de acordo com os vários níveis de proficiência em que se encontram. A sua maior limitação decorre do facto de ter avaliado somente 47,08% dos docentes timorenses da UNTL, já que os restantes não estiveram disponíveis para participar no processo. Ainda assim, os resultados oferecem dados relevantes e sustentam as recomendações feitas.
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