Avaliação da proficiência em língua portuguesa dos docentes da Universidade Nacional Timor Lorosa'e, Timor-Leste (2015)
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Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/37728 |
Resumo: | Este artigo apresenta os procedimentos e os resultados fundamentais da avaliação da proficiência em língua portuguesa do corpo docente da Universidade Nacional Timor Lorosa’e (UNTL), em Timor-Leste, realizado em junho e julho de 2015. O processo avaliativo recorreu a um referencial adaptado do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas, com adequação ao cenário de Timor-Leste. Conclui que a proficiência geral em língua portuguesa do corpo docente é insuficiente para desenvolver atividades académicas (lecionação e investigação) garantindo um uso minimamente adequado da língua portuguesa e que, portanto, é necessário desenvolver programas de formação dos docentes, de acordo com os vários níveis de proficiência em que se encontram. A sua maior limitação decorre do facto de ter avaliado somente 47,08% dos docentes timorenses da UNTL, já que os restantes não estiveram disponíveis para participar no processo. Ainda assim, os resultados oferecem dados relevantes e sustentam as recomendações feitas. |
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Avaliação da proficiência em língua portuguesa dos docentes da Universidade Nacional Timor Lorosa'e, Timor-Leste (2015)Proficiência linguísticaLíngua portuguesaTimor-LestePlurilinguismoPolítica linguísticaMaîtrise de la langueLangue portugaiseTimor OrientalPlurilinguismePolitique linguistiqueLanguage proficiencyPortuguese languageEast TimorMultilingualismLanguage policyHumanidades::Línguas e LiteraturasEste artigo apresenta os procedimentos e os resultados fundamentais da avaliação da proficiência em língua portuguesa do corpo docente da Universidade Nacional Timor Lorosa’e (UNTL), em Timor-Leste, realizado em junho e julho de 2015. O processo avaliativo recorreu a um referencial adaptado do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas, com adequação ao cenário de Timor-Leste. Conclui que a proficiência geral em língua portuguesa do corpo docente é insuficiente para desenvolver atividades académicas (lecionação e investigação) garantindo um uso minimamente adequado da língua portuguesa e que, portanto, é necessário desenvolver programas de formação dos docentes, de acordo com os vários níveis de proficiência em que se encontram. A sua maior limitação decorre do facto de ter avaliado somente 47,08% dos docentes timorenses da UNTL, já que os restantes não estiveram disponíveis para participar no processo. Ainda assim, os resultados oferecem dados relevantes e sustentam as recomendações feitas.Cet article présente les procédures et les résultats fondamentaux de l’évaluation des compétences en portugais des enseignants de l’Université Nationale Timor Lorosa’e (UNTL) au Timor Oriental, tenue en Juin et Juillet 2015. Le processus d’évaluation a utilisé une référentiel de compétences adapté du Cadre Européen Commun de Référence pour les Langues, avec adéquation au scénario du Timor Oriental. L’évaluation a conclu que la compétence globale en langue portugaise des enseignants est insuffisante pour les activités académiques (l’enseignement et la recherche) qui garantissent une utilisation adéquate de la langue portugaise et, par conséquent, il est nécessaire de développer des programmes de formation des enseignants, selon les divers niveaux de compétence dans lesquels ils se trouvent. Sa principale limitation est le fait que ce processus n’a évalué que 47,08% des enseignants timoriens de l’UNTL, puisque les autres n’étaient pas disponibles pour y participer. Pourtant, les résultats obtenus fournissent des informations pertinentes et soutiennent les recommandations formulées.This article presents the procedures and the fundamental results of an assessment held in the National University Timor Lorosa’e (UNTL) in June and July – 2015 - to evaluate the proficiency of The Portuguese language within UNTL’s Timorese teachers. The evaluation process was built following the Common European Framework of Reference for Languages, with suitable adaptations for East Timor. It concludes that the overall teacher’s proficiency does not ensure a minimally adequate use of the Portuguese language to develop academic activities (teaching and research) and, therefore, it is necessary to enforce teacher training programs, according to the various levels of proficiency that they reveal. The major limitation in this study is the fact that it evaluated only 47.08% of the teachers from UNTL, since the remaining was not available to participate in the process. However, the results provide relevant information and support the recommendations made.CIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, IE, UM (UI 317 da FCT)Universidade de AveiroUniversidade do MinhoViegas, EdmundoRamos, Rui LimaAntunes, Ricardo20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/37728porEdmundo Viegas; Ramos, Rui; Ricardo Antunes. Avaliação da proficiência em língua portuguesa dos docentes da Universidade Nacional Timor Lorosa'e, Timor-Leste (2015), Indagatio Didactica, 7, 2, 58-82, 2015.http://revistas.ua.pt/index.php/ID/article/view/3525info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:20:34Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/37728Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:13:44.865317Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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