O papel crítico da filosofia da ciência no ensino secundário: o problema da indução
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/3892 |
Resumo: | Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Filosofia para o Ensino Secundário, Universidade de Lisboa, 2010 |
id |
RCAP_59b3345c185dcb7020a9a20219fa8933 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/3892 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O papel crítico da filosofia da ciência no ensino secundário: o problema da induçãoFilosofia - Estudo e ensinoRaciocínio indutivoRelatórios da Prática de Ensino Supervisionada - 2010Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Filosofia para o Ensino Secundário, Universidade de Lisboa, 2010Este relatório é composto por dois capítulos. O primeiro, de carácter mais científico e filosófico, aborda a temática inserida no Programa de Filosofia do 10º e 11º Anos de Escolaridade relativa à Unidade IV – Estatuto do Conhecimento Científico. Nele se pretende demonstrar a actualidade, relevância e pertinência da abordagem às questões epistemológicas em termos de aprendizagem no Ensino Secundário. Para o efeito, apresenta-se um curto desenvolvimento cronológico, sob diferentes perspectivas filosóficas, quanto à problemática da indução. O capítulo seguinte tem um carácter mais didáctico e pedagógico, centrando-se no relato das actividades lectivas no decurso da Prática de Ensino Supervisionado que realizámos na Escola Secundária Eça de Queirós, com uma turma do 11º Ano de Escolaridade. Nele se apresentam e discutem as actividades de planeamento, os objectivos pedagógicos e científicos, as estratégias, as formas de avaliação adoptadas, bem como os resultados alcançados pela nossa prática lectiva, seguida de uma reflexão pessoal e críticaABSTRACT: This report consists of two chapters. The first of a more scientific and philosophical talk, presents an approach to the Philosophy Program of the 10th and 11th Years of Schooling, manly the IVth Unit - Status of Scientific Knowledge. Therein we intend to demonstrate the actuality, relevance and pertinence of the approach to epistemological issues and its learning in the secondary education. To this purpose, we present a short chronological development under different philosophical perspectives, to the problem of induction. The second chapter presents a more didactic and teaching approach to the educational activities themselves during the Supervised Practice Teaching in Eça de Queirós Secondary School, with a group of 11th grade. Here are presented and discussed the planning activities, educational and scientific objectives, strategies, forms of assessment undertaken, and the results achieved by our teaching practice, followed by a personal reflection and critic.Graça, Adriana Silva,1960-Repositório da Universidade de LisboaAlmeida, Nuno Maria de Melo Bandeira Pinto de2011-08-09T12:15:15Z20102010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.spreadsheetml.sheetapplication/pdfapplication/pdfapplication/vnd.ms-excelapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/vnd.ms-powerpointapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/3892porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:44:32Zoai:repositorio.ul.pt:10451/3892Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:29:40.390158Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O papel crítico da filosofia da ciência no ensino secundário: o problema da indução |
title |
O papel crítico da filosofia da ciência no ensino secundário: o problema da indução |
spellingShingle |
O papel crítico da filosofia da ciência no ensino secundário: o problema da indução Almeida, Nuno Maria de Melo Bandeira Pinto de Filosofia - Estudo e ensino Raciocínio indutivo Relatórios da Prática de Ensino Supervisionada - 2010 |
title_short |
O papel crítico da filosofia da ciência no ensino secundário: o problema da indução |
title_full |
O papel crítico da filosofia da ciência no ensino secundário: o problema da indução |
title_fullStr |
O papel crítico da filosofia da ciência no ensino secundário: o problema da indução |
title_full_unstemmed |
O papel crítico da filosofia da ciência no ensino secundário: o problema da indução |
title_sort |
O papel crítico da filosofia da ciência no ensino secundário: o problema da indução |
author |
Almeida, Nuno Maria de Melo Bandeira Pinto de |
author_facet |
Almeida, Nuno Maria de Melo Bandeira Pinto de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Graça, Adriana Silva,1960- Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida, Nuno Maria de Melo Bandeira Pinto de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Filosofia - Estudo e ensino Raciocínio indutivo Relatórios da Prática de Ensino Supervisionada - 2010 |
topic |
Filosofia - Estudo e ensino Raciocínio indutivo Relatórios da Prática de Ensino Supervisionada - 2010 |
description |
Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Filosofia para o Ensino Secundário, Universidade de Lisboa, 2010 |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010 2010-01-01T00:00:00Z 2011-08-09T12:15:15Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/3892 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/3892 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/vnd.openxmlformats-officedocument.spreadsheetml.sheet application/pdf application/pdf application/vnd.ms-excel application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf application/vnd.ms-powerpoint application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134181992693760 |