Ser Mundo: crianças em conexão com a natureza

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rasteiro, Ana
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Folque, M. A., Valente, Mariana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/32289
Resumo: A investigação, que aqui se apresenta, surge no âmbito de um Doutoramento em Ciências da Educação. Tem como questão de partida “Compreender de que forma as experiências diretas, continuadas e sensíveis de crianças entre os 3 e os 6 anos, em contextos naturais, ressignificadas através de diversas linguagens, são vistas pelas crianças;” o estudo tem como objetivos contribuir para um conhecimento conceptual e praxiológico sobre educação para a sustentabilidade ambiental e investigar os processos e os impactos de experiências de imersão-afetação-compreensão-criação- intervenção das crianças na relação com o mundo natural,privilegiando as suas vozes e significados produzidos ao longo do processo. O quadro concetual valoriza o ser mundo e o desenvolvimento de conexões múltiplas incluindo o humano e o não humano. Refletimos sobre a atual desconexão do ser humano com o mundo natural, que apresenta consequências ameaçadoras para o ambiente. Recorremos, assim aos conceitos de “becoming with” e “Worlding” de Donna Haraway (2008), que nos remetem para o envolvimento ativo do ser humano com a materialidade e o contexto onde as interações ocorrem. O estudo, de natureza qualitativa, desenvolve-se através de processos de investigação-ação-formação realizados numa perspetiva cíclica, onde será constituída uma Comunidade de Práticas de Educadores de Infância na qual se discutem problemas, conceitos, perspetivas teóricas, estratégias, processos e resultados da escuta das crianças, e se planificam as atividades de imersão-afetação em contextos naturais e posteriores revisitações através de diferentes linguagens artísticas e tecnológicas. As ressignificações das experiências que as crianças expressam através de diversas linguagens e modalidades de registos obtidos durante todo o processo, irão constituir o corpo dos dados de análise que nos permitirão dar resposta à questão de partida e objetivos do estudo, assim como potenciar a reflexão dos profissionais no sentido de promover uma educação ambiental efetiva e de qualidade.
id RCAP_59c52e14be5f1252ef8e35b17460359d
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/32289
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Ser Mundo: crianças em conexão com a naturezaA investigação, que aqui se apresenta, surge no âmbito de um Doutoramento em Ciências da Educação. Tem como questão de partida “Compreender de que forma as experiências diretas, continuadas e sensíveis de crianças entre os 3 e os 6 anos, em contextos naturais, ressignificadas através de diversas linguagens, são vistas pelas crianças;” o estudo tem como objetivos contribuir para um conhecimento conceptual e praxiológico sobre educação para a sustentabilidade ambiental e investigar os processos e os impactos de experiências de imersão-afetação-compreensão-criação- intervenção das crianças na relação com o mundo natural,privilegiando as suas vozes e significados produzidos ao longo do processo. O quadro concetual valoriza o ser mundo e o desenvolvimento de conexões múltiplas incluindo o humano e o não humano. Refletimos sobre a atual desconexão do ser humano com o mundo natural, que apresenta consequências ameaçadoras para o ambiente. Recorremos, assim aos conceitos de “becoming with” e “Worlding” de Donna Haraway (2008), que nos remetem para o envolvimento ativo do ser humano com a materialidade e o contexto onde as interações ocorrem. O estudo, de natureza qualitativa, desenvolve-se através de processos de investigação-ação-formação realizados numa perspetiva cíclica, onde será constituída uma Comunidade de Práticas de Educadores de Infância na qual se discutem problemas, conceitos, perspetivas teóricas, estratégias, processos e resultados da escuta das crianças, e se planificam as atividades de imersão-afetação em contextos naturais e posteriores revisitações através de diferentes linguagens artísticas e tecnológicas. As ressignificações das experiências que as crianças expressam através de diversas linguagens e modalidades de registos obtidos durante todo o processo, irão constituir o corpo dos dados de análise que nos permitirão dar resposta à questão de partida e objetivos do estudo, assim como potenciar a reflexão dos profissionais no sentido de promover uma educação ambiental efetiva e de qualidade.UA Editora2022-07-05T15:39:40Z2022-07-052022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/32289http://hdl.handle.net/10174/32289porRasteiro, A, Folque, M. A. & Valente, M. (2022). Ser Mundo: crianças em conexão com a natureza. In M. H. Araújo e Sá & L. Morgado, Livro de Atas do V ENJIE: Investigação em Educação e Responsabilidade Social - vozes dos jovens investigadores (pp. 683-695). UA Editora.978-972-789-731-5ana.rasteiro2021@gmail.commafm@uevora.ptmjv@uevora.ptRasteiro, AnaFolque, M. A.Valente, Marianainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:32:38Zoai:dspace.uevora.pt:10174/32289Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:21:15.272846Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Ser Mundo: crianças em conexão com a natureza
title Ser Mundo: crianças em conexão com a natureza
spellingShingle Ser Mundo: crianças em conexão com a natureza
Rasteiro, Ana
title_short Ser Mundo: crianças em conexão com a natureza
title_full Ser Mundo: crianças em conexão com a natureza
title_fullStr Ser Mundo: crianças em conexão com a natureza
title_full_unstemmed Ser Mundo: crianças em conexão com a natureza
title_sort Ser Mundo: crianças em conexão com a natureza
author Rasteiro, Ana
author_facet Rasteiro, Ana
Folque, M. A.
Valente, Mariana
author_role author
author2 Folque, M. A.
Valente, Mariana
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rasteiro, Ana
Folque, M. A.
Valente, Mariana
description A investigação, que aqui se apresenta, surge no âmbito de um Doutoramento em Ciências da Educação. Tem como questão de partida “Compreender de que forma as experiências diretas, continuadas e sensíveis de crianças entre os 3 e os 6 anos, em contextos naturais, ressignificadas através de diversas linguagens, são vistas pelas crianças;” o estudo tem como objetivos contribuir para um conhecimento conceptual e praxiológico sobre educação para a sustentabilidade ambiental e investigar os processos e os impactos de experiências de imersão-afetação-compreensão-criação- intervenção das crianças na relação com o mundo natural,privilegiando as suas vozes e significados produzidos ao longo do processo. O quadro concetual valoriza o ser mundo e o desenvolvimento de conexões múltiplas incluindo o humano e o não humano. Refletimos sobre a atual desconexão do ser humano com o mundo natural, que apresenta consequências ameaçadoras para o ambiente. Recorremos, assim aos conceitos de “becoming with” e “Worlding” de Donna Haraway (2008), que nos remetem para o envolvimento ativo do ser humano com a materialidade e o contexto onde as interações ocorrem. O estudo, de natureza qualitativa, desenvolve-se através de processos de investigação-ação-formação realizados numa perspetiva cíclica, onde será constituída uma Comunidade de Práticas de Educadores de Infância na qual se discutem problemas, conceitos, perspetivas teóricas, estratégias, processos e resultados da escuta das crianças, e se planificam as atividades de imersão-afetação em contextos naturais e posteriores revisitações através de diferentes linguagens artísticas e tecnológicas. As ressignificações das experiências que as crianças expressam através de diversas linguagens e modalidades de registos obtidos durante todo o processo, irão constituir o corpo dos dados de análise que nos permitirão dar resposta à questão de partida e objetivos do estudo, assim como potenciar a reflexão dos profissionais no sentido de promover uma educação ambiental efetiva e de qualidade.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-05T15:39:40Z
2022-07-05
2022-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/32289
http://hdl.handle.net/10174/32289
url http://hdl.handle.net/10174/32289
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Rasteiro, A, Folque, M. A. & Valente, M. (2022). Ser Mundo: crianças em conexão com a natureza. In M. H. Araújo e Sá & L. Morgado, Livro de Atas do V ENJIE: Investigação em Educação e Responsabilidade Social - vozes dos jovens investigadores (pp. 683-695). UA Editora.
978-972-789-731-5
ana.rasteiro2021@gmail.com
mafm@uevora.pt
mjv@uevora.pt
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv UA Editora
publisher.none.fl_str_mv UA Editora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136694073556992