Ser Mundo: crianças em conexão com a natureza
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/32289 |
Resumo: | A investigação, que aqui se apresenta, surge no âmbito de um Doutoramento em Ciências da Educação. Tem como questão de partida “Compreender de que forma as experiências diretas, continuadas e sensíveis de crianças entre os 3 e os 6 anos, em contextos naturais, ressignificadas através de diversas linguagens, são vistas pelas crianças;” o estudo tem como objetivos contribuir para um conhecimento conceptual e praxiológico sobre educação para a sustentabilidade ambiental e investigar os processos e os impactos de experiências de imersão-afetação-compreensão-criação- intervenção das crianças na relação com o mundo natural,privilegiando as suas vozes e significados produzidos ao longo do processo. O quadro concetual valoriza o ser mundo e o desenvolvimento de conexões múltiplas incluindo o humano e o não humano. Refletimos sobre a atual desconexão do ser humano com o mundo natural, que apresenta consequências ameaçadoras para o ambiente. Recorremos, assim aos conceitos de “becoming with” e “Worlding” de Donna Haraway (2008), que nos remetem para o envolvimento ativo do ser humano com a materialidade e o contexto onde as interações ocorrem. O estudo, de natureza qualitativa, desenvolve-se através de processos de investigação-ação-formação realizados numa perspetiva cíclica, onde será constituída uma Comunidade de Práticas de Educadores de Infância na qual se discutem problemas, conceitos, perspetivas teóricas, estratégias, processos e resultados da escuta das crianças, e se planificam as atividades de imersão-afetação em contextos naturais e posteriores revisitações através de diferentes linguagens artísticas e tecnológicas. As ressignificações das experiências que as crianças expressam através de diversas linguagens e modalidades de registos obtidos durante todo o processo, irão constituir o corpo dos dados de análise que nos permitirão dar resposta à questão de partida e objetivos do estudo, assim como potenciar a reflexão dos profissionais no sentido de promover uma educação ambiental efetiva e de qualidade. |
id |
RCAP_59c52e14be5f1252ef8e35b17460359d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/32289 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Ser Mundo: crianças em conexão com a naturezaA investigação, que aqui se apresenta, surge no âmbito de um Doutoramento em Ciências da Educação. Tem como questão de partida “Compreender de que forma as experiências diretas, continuadas e sensíveis de crianças entre os 3 e os 6 anos, em contextos naturais, ressignificadas através de diversas linguagens, são vistas pelas crianças;” o estudo tem como objetivos contribuir para um conhecimento conceptual e praxiológico sobre educação para a sustentabilidade ambiental e investigar os processos e os impactos de experiências de imersão-afetação-compreensão-criação- intervenção das crianças na relação com o mundo natural,privilegiando as suas vozes e significados produzidos ao longo do processo. O quadro concetual valoriza o ser mundo e o desenvolvimento de conexões múltiplas incluindo o humano e o não humano. Refletimos sobre a atual desconexão do ser humano com o mundo natural, que apresenta consequências ameaçadoras para o ambiente. Recorremos, assim aos conceitos de “becoming with” e “Worlding” de Donna Haraway (2008), que nos remetem para o envolvimento ativo do ser humano com a materialidade e o contexto onde as interações ocorrem. O estudo, de natureza qualitativa, desenvolve-se através de processos de investigação-ação-formação realizados numa perspetiva cíclica, onde será constituída uma Comunidade de Práticas de Educadores de Infância na qual se discutem problemas, conceitos, perspetivas teóricas, estratégias, processos e resultados da escuta das crianças, e se planificam as atividades de imersão-afetação em contextos naturais e posteriores revisitações através de diferentes linguagens artísticas e tecnológicas. As ressignificações das experiências que as crianças expressam através de diversas linguagens e modalidades de registos obtidos durante todo o processo, irão constituir o corpo dos dados de análise que nos permitirão dar resposta à questão de partida e objetivos do estudo, assim como potenciar a reflexão dos profissionais no sentido de promover uma educação ambiental efetiva e de qualidade.UA Editora2022-07-05T15:39:40Z2022-07-052022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/32289http://hdl.handle.net/10174/32289porRasteiro, A, Folque, M. A. & Valente, M. (2022). Ser Mundo: crianças em conexão com a natureza. In M. H. Araújo e Sá & L. Morgado, Livro de Atas do V ENJIE: Investigação em Educação e Responsabilidade Social - vozes dos jovens investigadores (pp. 683-695). UA Editora.978-972-789-731-5ana.rasteiro2021@gmail.commafm@uevora.ptmjv@uevora.ptRasteiro, AnaFolque, M. A.Valente, Marianainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:32:38Zoai:dspace.uevora.pt:10174/32289Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:21:15.272846Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ser Mundo: crianças em conexão com a natureza |
title |
Ser Mundo: crianças em conexão com a natureza |
spellingShingle |
Ser Mundo: crianças em conexão com a natureza Rasteiro, Ana |
title_short |
Ser Mundo: crianças em conexão com a natureza |
title_full |
Ser Mundo: crianças em conexão com a natureza |
title_fullStr |
Ser Mundo: crianças em conexão com a natureza |
title_full_unstemmed |
Ser Mundo: crianças em conexão com a natureza |
title_sort |
Ser Mundo: crianças em conexão com a natureza |
author |
Rasteiro, Ana |
author_facet |
Rasteiro, Ana Folque, M. A. Valente, Mariana |
author_role |
author |
author2 |
Folque, M. A. Valente, Mariana |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rasteiro, Ana Folque, M. A. Valente, Mariana |
description |
A investigação, que aqui se apresenta, surge no âmbito de um Doutoramento em Ciências da Educação. Tem como questão de partida “Compreender de que forma as experiências diretas, continuadas e sensíveis de crianças entre os 3 e os 6 anos, em contextos naturais, ressignificadas através de diversas linguagens, são vistas pelas crianças;” o estudo tem como objetivos contribuir para um conhecimento conceptual e praxiológico sobre educação para a sustentabilidade ambiental e investigar os processos e os impactos de experiências de imersão-afetação-compreensão-criação- intervenção das crianças na relação com o mundo natural,privilegiando as suas vozes e significados produzidos ao longo do processo. O quadro concetual valoriza o ser mundo e o desenvolvimento de conexões múltiplas incluindo o humano e o não humano. Refletimos sobre a atual desconexão do ser humano com o mundo natural, que apresenta consequências ameaçadoras para o ambiente. Recorremos, assim aos conceitos de “becoming with” e “Worlding” de Donna Haraway (2008), que nos remetem para o envolvimento ativo do ser humano com a materialidade e o contexto onde as interações ocorrem. O estudo, de natureza qualitativa, desenvolve-se através de processos de investigação-ação-formação realizados numa perspetiva cíclica, onde será constituída uma Comunidade de Práticas de Educadores de Infância na qual se discutem problemas, conceitos, perspetivas teóricas, estratégias, processos e resultados da escuta das crianças, e se planificam as atividades de imersão-afetação em contextos naturais e posteriores revisitações através de diferentes linguagens artísticas e tecnológicas. As ressignificações das experiências que as crianças expressam através de diversas linguagens e modalidades de registos obtidos durante todo o processo, irão constituir o corpo dos dados de análise que nos permitirão dar resposta à questão de partida e objetivos do estudo, assim como potenciar a reflexão dos profissionais no sentido de promover uma educação ambiental efetiva e de qualidade. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-07-05T15:39:40Z 2022-07-05 2022-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/32289 http://hdl.handle.net/10174/32289 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/32289 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Rasteiro, A, Folque, M. A. & Valente, M. (2022). Ser Mundo: crianças em conexão com a natureza. In M. H. Araújo e Sá & L. Morgado, Livro de Atas do V ENJIE: Investigação em Educação e Responsabilidade Social - vozes dos jovens investigadores (pp. 683-695). UA Editora. 978-972-789-731-5 ana.rasteiro2021@gmail.com mafm@uevora.pt mjv@uevora.pt |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UA Editora |
publisher.none.fl_str_mv |
UA Editora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136694073556992 |