Conexão com a natureza: um projeto com crianças dos 3 aos 5 anos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/33214 |
Resumo: | Atualmente uma grande parte da população humana vive em centros urbanos, nos quais a maioria das crianças permanece afastada do contacto com o meio natural. Importa assim, criar condições para que as crianças possam ter momentos de conexão com a natureza onde possam observar e manusear elementos naturais, de modo a sentirem e compreenderem o espaço que as rodeia. Através deste envolvimento pretende-se que percebam que é necessário proteger, defender e preservar o ambiente, para garantir o futuro. Em Portugal, também nos espaços educativos é notória a separação entre o interior e o exterior. Ir lá fora é sinónimo de “desanuviar” ou “gastar energias”, sendo desvalorizadas todas a potencialidades da natureza. Assim, o Relatório Final “Conexão com a Natureza: um projeto com crianças dos 2 aos 5 anos” surge para identificar e analisar as barreiras colocadas pela comunidade educativa de forma a possibilitar o planeamento e implementação de estratégias que permita o estabelecimento de condições para que as crianças possam ter momentos de envolvimento com a natureza. No Relatório Final apresenta-se uma intervenção que envolveu um grupo de 21 crianças, 15 do sexo feminino e 6 do sexo masculino, que frequentavam o Jardim de Infância de uma instituição no Concelho de Coimbra. Após diversas observações in loco, constatou-se que as crianças saíam regularmente para o exterior, contudo eram diversas as restrições impostas para a realização de atividades na natureza em determinadas circunstâncias. Para responder aos interesses de cada criança, criou-se um projeto, intitulado de “Lá Fora”, dinamizado entre fevereiro e maio de 2018. Neste projeto foram implementadas 6 propostas educativas que pretendiam relacionar o espaço interior com o exterior, conectar as crianças com a natureza e ainda, possibilitar momentos de contacto noutros espaços naturais, fora da instituição. Foram analisadas as brincadeiras preferidas das crianças no espaço exterior; as perspetivas das famílias em relação à importância dada à natureza para o desenvolvimento da criança e a perspetiva da educadora quanto às suas práticas e visões relativas à conexão do grupo com o meio natural. O estudo permitiu evidenciar a importância de estar “Lá Fora”, para o desenvolvimento integral das crianças. As idas regulares ao exterior possibilitaram uma maior ligação com a natureza, dado que só é possível proteger aquilo que se conhece e gosta. Para isso foi necessário seguir caminhos desconhecidos e arriscar, olhando para o meio envolvente como promotor de aprendizagens e de bem-estar. |
id |
RCAP_48be1facbd73fd9bb668a4c1297de6b3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/33214 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Conexão com a natureza: um projeto com crianças dos 3 aos 5 anosEducação Pré-EscolarBrincar na NaturezaTrabalho de ProjetoAprender na NaturezaAtualmente uma grande parte da população humana vive em centros urbanos, nos quais a maioria das crianças permanece afastada do contacto com o meio natural. Importa assim, criar condições para que as crianças possam ter momentos de conexão com a natureza onde possam observar e manusear elementos naturais, de modo a sentirem e compreenderem o espaço que as rodeia. Através deste envolvimento pretende-se que percebam que é necessário proteger, defender e preservar o ambiente, para garantir o futuro. Em Portugal, também nos espaços educativos é notória a separação entre o interior e o exterior. Ir lá fora é sinónimo de “desanuviar” ou “gastar energias”, sendo desvalorizadas todas a potencialidades da natureza. Assim, o Relatório Final “Conexão com a Natureza: um projeto com crianças dos 2 aos 5 anos” surge para identificar e analisar as barreiras colocadas pela comunidade educativa de forma a possibilitar o planeamento e implementação de estratégias que permita o estabelecimento de condições para que as crianças possam ter momentos de envolvimento com a natureza. No Relatório Final apresenta-se uma intervenção que envolveu um grupo de 21 crianças, 15 do sexo feminino e 6 do sexo masculino, que frequentavam o Jardim de Infância de uma instituição no Concelho de Coimbra. Após diversas observações in loco, constatou-se que as crianças saíam regularmente para o exterior, contudo eram diversas as restrições impostas para a realização de atividades na natureza em determinadas circunstâncias. Para responder aos interesses de cada criança, criou-se um projeto, intitulado de “Lá Fora”, dinamizado entre fevereiro e maio de 2018. Neste projeto foram implementadas 6 propostas educativas que pretendiam relacionar o espaço interior com o exterior, conectar as crianças com a natureza e ainda, possibilitar momentos de contacto noutros espaços naturais, fora da instituição. Foram analisadas as brincadeiras preferidas das crianças no espaço exterior; as perspetivas das famílias em relação à importância dada à natureza para o desenvolvimento da criança e a perspetiva da educadora quanto às suas práticas e visões relativas à conexão do grupo com o meio natural. O estudo permitiu evidenciar a importância de estar “Lá Fora”, para o desenvolvimento integral das crianças. As idas regulares ao exterior possibilitaram uma maior ligação com a natureza, dado que só é possível proteger aquilo que se conhece e gosta. Para isso foi necessário seguir caminhos desconhecidos e arriscar, olhando para o meio envolvente como promotor de aprendizagens e de bem-estar.Teixeira, Maria Filomena Rodrigues, 1959-Repositório ComumRocha, Diana Esgueirão2020-08-27T09:53:51Z2020-01-01T00:00:00Z2020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/33214202505995porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:41:11Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/33214Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:16:58.004241Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Conexão com a natureza: um projeto com crianças dos 3 aos 5 anos |
title |
Conexão com a natureza: um projeto com crianças dos 3 aos 5 anos |
spellingShingle |
Conexão com a natureza: um projeto com crianças dos 3 aos 5 anos Rocha, Diana Esgueirão Educação Pré-Escolar Brincar na Natureza Trabalho de Projeto Aprender na Natureza |
title_short |
Conexão com a natureza: um projeto com crianças dos 3 aos 5 anos |
title_full |
Conexão com a natureza: um projeto com crianças dos 3 aos 5 anos |
title_fullStr |
Conexão com a natureza: um projeto com crianças dos 3 aos 5 anos |
title_full_unstemmed |
Conexão com a natureza: um projeto com crianças dos 3 aos 5 anos |
title_sort |
Conexão com a natureza: um projeto com crianças dos 3 aos 5 anos |
author |
Rocha, Diana Esgueirão |
author_facet |
Rocha, Diana Esgueirão |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Teixeira, Maria Filomena Rodrigues, 1959- Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rocha, Diana Esgueirão |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Pré-Escolar Brincar na Natureza Trabalho de Projeto Aprender na Natureza |
topic |
Educação Pré-Escolar Brincar na Natureza Trabalho de Projeto Aprender na Natureza |
description |
Atualmente uma grande parte da população humana vive em centros urbanos, nos quais a maioria das crianças permanece afastada do contacto com o meio natural. Importa assim, criar condições para que as crianças possam ter momentos de conexão com a natureza onde possam observar e manusear elementos naturais, de modo a sentirem e compreenderem o espaço que as rodeia. Através deste envolvimento pretende-se que percebam que é necessário proteger, defender e preservar o ambiente, para garantir o futuro. Em Portugal, também nos espaços educativos é notória a separação entre o interior e o exterior. Ir lá fora é sinónimo de “desanuviar” ou “gastar energias”, sendo desvalorizadas todas a potencialidades da natureza. Assim, o Relatório Final “Conexão com a Natureza: um projeto com crianças dos 2 aos 5 anos” surge para identificar e analisar as barreiras colocadas pela comunidade educativa de forma a possibilitar o planeamento e implementação de estratégias que permita o estabelecimento de condições para que as crianças possam ter momentos de envolvimento com a natureza. No Relatório Final apresenta-se uma intervenção que envolveu um grupo de 21 crianças, 15 do sexo feminino e 6 do sexo masculino, que frequentavam o Jardim de Infância de uma instituição no Concelho de Coimbra. Após diversas observações in loco, constatou-se que as crianças saíam regularmente para o exterior, contudo eram diversas as restrições impostas para a realização de atividades na natureza em determinadas circunstâncias. Para responder aos interesses de cada criança, criou-se um projeto, intitulado de “Lá Fora”, dinamizado entre fevereiro e maio de 2018. Neste projeto foram implementadas 6 propostas educativas que pretendiam relacionar o espaço interior com o exterior, conectar as crianças com a natureza e ainda, possibilitar momentos de contacto noutros espaços naturais, fora da instituição. Foram analisadas as brincadeiras preferidas das crianças no espaço exterior; as perspetivas das famílias em relação à importância dada à natureza para o desenvolvimento da criança e a perspetiva da educadora quanto às suas práticas e visões relativas à conexão do grupo com o meio natural. O estudo permitiu evidenciar a importância de estar “Lá Fora”, para o desenvolvimento integral das crianças. As idas regulares ao exterior possibilitaram uma maior ligação com a natureza, dado que só é possível proteger aquilo que se conhece e gosta. Para isso foi necessário seguir caminhos desconhecidos e arriscar, olhando para o meio envolvente como promotor de aprendizagens e de bem-estar. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-08-27T09:53:51Z 2020-01-01T00:00:00Z 2020-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/33214 202505995 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/33214 |
identifier_str_mv |
202505995 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130032835133440 |