A organização do ambiente educativo e a aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Maria de Fátima Tenreiro dos
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/17701
Resumo: O desenvolvimento humano é um complexo processo de interatividade entre o sujeito e o meio, numa influência e enriquecimento mútuos. Neste processo de 'acomodação' equilibrante, onde as aprendizagens ancoram o desenvolvimento, destaca-se o papel determinante dos 'processos proximais', enquanto promotores do desenvolvimento e das aprendizagens do indivíduo. Estes processos operacionalizam-se no ambiente onde o indivíduo interage com os outros, desenvolve as suas competências e personalidade, aprende a fazer e a ser. O ambiente torna-se assim fundamental na contextualização do desenvolvimento e aprendizagem do indivíduo. No Jardim-de-Infância, o ambiente educativo e a sua organização, apresenta-se, por isso, como fator determinante da ancoragem e génese de 'processos proximais' do desenvolvimento pessoal e social das crianças. A presente reflexão equaciona, assim o papel da organização do ambiente educativo em contexto do Jardim-de-Infância como fator de aprendizagem e desenvolvimento da criança, enquadrando tal organização no contexto educativo e pedagógico da Metodologia de Projeto e da Aprendizagem cooperada, enquanto estruturas de suporte daquela. Sendo uma reflexão sobre a minha ação educativa, desenvolvida ao longo dos vinte e três anos como educadora de infância, o trabalho começa por enquadrar teoricamente os conceitos-chave fundamentadores da mesma, nomeadamente desenvolvimento, aprendizagem cooperativa e organização do ambiente educativo, para depois assentar numa reflexão mais específica sobre o papel e modo de organização do ambiente educativo, enquanto fator de desenvolvimento e aprendizagem. Os projetos desenvolvidos com as crianças, refletem os princípios educativos teoricamente expostos, corolários de toda uma intenção educativa, assente na perspetiva bioecológica de desenvolvimento e nos princípios de aprendizagem cooperativa e nos pressupostos das Orientações Curriculares para a Educação Préescolar.
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