A qualidade do ambiente educativo como mediador das aprendizagens em contexto de jardim de infância
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.1/19433 |
Resumo: | No âmbito do processo investigativo realizado durante a Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar, surgiu o presente relatório intitulado “A qualidade do ambiente educativo como mediador das aprendizagens das crianças em contexto de jardim de infância”. A compreensão dos fatores que influenciam a qualidade do ambiente educativo e as várias visões pedagógicas tornaram-se cruciais para dar início a esta intervenção. Defendendo uma prática assente em valores democráticos e nos Direitos da Criança (CDC,1989), o objetivo passou por reconstruir o ambiente educativo em que as crianças fossem mais valorizadas e escutadas. Atualmente, e cada vez mais, a criança é vista como um elemento ativo no seu processo de construção de conhecimento e envolvê-la na construção do ambiente educativo torna-se crucial para a sua valorização. Este estudo teve por base uma metodologia de cariz qualitativo, centrada no paradigma investigativo, recorrendo-se à estratégia metodológica de investigação-ação, pois esta possibilita reconstruções imprescindíveis durante a intervenção, é bastante empreendedora e fomenta reflexões contínuas sobre a ação e para a ação. Relativamente à observação foi de natureza participante. De modo a dar resposta à problemática identificada foi necessário recorrer a inúmeras referências bibliográficas, reflexões contínuas sobre as questões de investigação e compreender quais alterações que se deviam realizar a fim de melhorar a qualidade do ambiente educativo. É de extrema importância realçar que a situação pandémica em que nos encontramos limitou o estudo e, por conseguinte, a prática pedagógica. Não houve a oportunidade de concluir o estudo e os dados recolhidos foram insuficientes para conseguir implementar uma prática de qualidade, bem como para dar resposta às questões de investigação, como se tinha estipulado inicialmente. |
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A qualidade do ambiente educativo como mediador das aprendizagens em contexto de jardim de infânciaAmbiente educativoQualidade em Educação Pré-EscolarOrganização em Educação Pré-EscolarAprendizagem em Educação Pré-EscolarDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências SociaisNo âmbito do processo investigativo realizado durante a Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar, surgiu o presente relatório intitulado “A qualidade do ambiente educativo como mediador das aprendizagens das crianças em contexto de jardim de infância”. A compreensão dos fatores que influenciam a qualidade do ambiente educativo e as várias visões pedagógicas tornaram-se cruciais para dar início a esta intervenção. Defendendo uma prática assente em valores democráticos e nos Direitos da Criança (CDC,1989), o objetivo passou por reconstruir o ambiente educativo em que as crianças fossem mais valorizadas e escutadas. Atualmente, e cada vez mais, a criança é vista como um elemento ativo no seu processo de construção de conhecimento e envolvê-la na construção do ambiente educativo torna-se crucial para a sua valorização. Este estudo teve por base uma metodologia de cariz qualitativo, centrada no paradigma investigativo, recorrendo-se à estratégia metodológica de investigação-ação, pois esta possibilita reconstruções imprescindíveis durante a intervenção, é bastante empreendedora e fomenta reflexões contínuas sobre a ação e para a ação. Relativamente à observação foi de natureza participante. De modo a dar resposta à problemática identificada foi necessário recorrer a inúmeras referências bibliográficas, reflexões contínuas sobre as questões de investigação e compreender quais alterações que se deviam realizar a fim de melhorar a qualidade do ambiente educativo. É de extrema importância realçar que a situação pandémica em que nos encontramos limitou o estudo e, por conseguinte, a prática pedagógica. Não houve a oportunidade de concluir o estudo e os dados recolhidos foram insuficientes para conseguir implementar uma prática de qualidade, bem como para dar resposta às questões de investigação, como se tinha estipulado inicialmente.In the context of the investigative process carried out during the Supervised Teaching Practice of the Master's Degree in Pre-School Education, the present report entitled "The quality of the education al environment as a mediator of children's learning in a kindergarten context" emerged. Understanding the factors that influence the quality of the educational environment and the various pedagogical visions became crucial to start this intervention. Defending a practice based on democratic values and the Rights of the Child (CRC,1989), the objective was to rebuild the educational environment in which children were more valued and listened to. Currently, and increasingly, the child is seen as an active element in the process of building knowledge and involving them in the construction of the environment becomes crucial to their value. The methodology used in the study was the action research methodology, as it enables essential reconstructions during the intervention, is very enterprising and encourages continuous reflection on action and for action. The observation was of a participant nature, and the possible data collection was based on field notes and observations. In order to answer the selected problematic, it was necessary to resort to numerous bibliographical references, continuous reflections on the intervention issues and understand which changes should be made in order to improve the quality of the environment of pedagogical practice. Finally, a critical perspective on my intervention is explained. It is very important to emphasize that the pandemic situation in which we found ourselves limited the study and therefore the pedagogical practice. There was no opportunity to complete the study and the data collected was insufficient to be able to implement a quality practice as had been initially stipulated.Gonçalves, Carla Alexandra Lourenço Duarte Rocha DionísioLudovico, Olga Maria Teixeira AmaralSapientiaSantos, Mariana Rodrigues Camacho dos2023-04-11T14:36:50Z2021-09-242021-09-24T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/19433TID:202807100porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:31:54Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/19433Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:09:04.518858Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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