A qualidade do ambiente educativo como mediador das aprendizagens em contexto de jardim de infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Mariana Rodrigues Camacho dos
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.1/19433
Resumo: No âmbito do processo investigativo realizado durante a Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar, surgiu o presente relatório intitulado “A qualidade do ambiente educativo como mediador das aprendizagens das crianças em contexto de jardim de infância”. A compreensão dos fatores que influenciam a qualidade do ambiente educativo e as várias visões pedagógicas tornaram-se cruciais para dar início a esta intervenção. Defendendo uma prática assente em valores democráticos e nos Direitos da Criança (CDC,1989), o objetivo passou por reconstruir o ambiente educativo em que as crianças fossem mais valorizadas e escutadas. Atualmente, e cada vez mais, a criança é vista como um elemento ativo no seu processo de construção de conhecimento e envolvê-la na construção do ambiente educativo torna-se crucial para a sua valorização. Este estudo teve por base uma metodologia de cariz qualitativo, centrada no paradigma investigativo, recorrendo-se à estratégia metodológica de investigação-ação, pois esta possibilita reconstruções imprescindíveis durante a intervenção, é bastante empreendedora e fomenta reflexões contínuas sobre a ação e para a ação. Relativamente à observação foi de natureza participante. De modo a dar resposta à problemática identificada foi necessário recorrer a inúmeras referências bibliográficas, reflexões contínuas sobre as questões de investigação e compreender quais alterações que se deviam realizar a fim de melhorar a qualidade do ambiente educativo. É de extrema importância realçar que a situação pandémica em que nos encontramos limitou o estudo e, por conseguinte, a prática pedagógica. Não houve a oportunidade de concluir o estudo e os dados recolhidos foram insuficientes para conseguir implementar uma prática de qualidade, bem como para dar resposta às questões de investigação, como se tinha estipulado inicialmente.
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