Relatório da Prática de Ensino Supervisionada
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/11416 |
Resumo: | O presente relatório surge no seguimento da Unidade Curricular de Estágio inserida no Plano de Estudos do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Estágio esse que foi realizado no ano letivo 2020/2021 na Escola Secundária da Lagoa, localizada na ilha de São Miguel, arquipélago dos Açores. O Estágio Pedagógico surge como o momento de transição, de forma progressiva e acompanhada, do aluno para o “papel de professor”. Este permite ao professor estagiário, em contexto real de ensino, a sua integração na comunidade escolar. O Estágio, para a estagiária, revelou ser uma mais-valia e uma ótima oportunidade para enriquecer não só a sua formação profissional, mas também o seu desenvolvimento pessoal e social. Ao longo de todo o processo adquiriu conhecimentos teóricos e práticos, mas também bases fundamentais para futuramente, se integrar no mercado de trabalho, nomeadamente na escola. A Prática de Ensino Supervisionada é capaz de proporcionar o desenvolvimento de competências, inerentes à profissão docente, que estimulam um comportamento crítico e reflexivo. Foi precisamente através desta etapa, que pôde colocar, em prática, todos os conhecimentos e aprendizagens que foi adquirido ao longo de todo o seu percurso académico. Para além disso, refere ainda, as situações que causaram maiores constrangimento e dificuldade, apresentando as respetivas estratégias e metodologias utilizadas para as solucionar. Assim sendo, o presente relatório de estágio tem um caráter reflexivo, onde todo o processo é relato de forma crítica. O objetivo deste não é mais do que, relatar com rigor e consciência todos os momentos e experiências vividos pela estagiária, decorrentes da lecionação da disciplina de Educação Física ao longo de todo o ano letivo. Analisa igualmente, de forma criteriosa, todas as tarefas de estágio, apoiando-se, por vezes, na literatura. |
id |
RCAP_84108d7f633dec5cb1bd1ccefdd918a2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.utad.pt:10348/11416 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório da Prática de Ensino SupervisionadaEstágio pedagógicoPrática de ensino supervisionadaO presente relatório surge no seguimento da Unidade Curricular de Estágio inserida no Plano de Estudos do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Estágio esse que foi realizado no ano letivo 2020/2021 na Escola Secundária da Lagoa, localizada na ilha de São Miguel, arquipélago dos Açores. O Estágio Pedagógico surge como o momento de transição, de forma progressiva e acompanhada, do aluno para o “papel de professor”. Este permite ao professor estagiário, em contexto real de ensino, a sua integração na comunidade escolar. O Estágio, para a estagiária, revelou ser uma mais-valia e uma ótima oportunidade para enriquecer não só a sua formação profissional, mas também o seu desenvolvimento pessoal e social. Ao longo de todo o processo adquiriu conhecimentos teóricos e práticos, mas também bases fundamentais para futuramente, se integrar no mercado de trabalho, nomeadamente na escola. A Prática de Ensino Supervisionada é capaz de proporcionar o desenvolvimento de competências, inerentes à profissão docente, que estimulam um comportamento crítico e reflexivo. Foi precisamente através desta etapa, que pôde colocar, em prática, todos os conhecimentos e aprendizagens que foi adquirido ao longo de todo o seu percurso académico. Para além disso, refere ainda, as situações que causaram maiores constrangimento e dificuldade, apresentando as respetivas estratégias e metodologias utilizadas para as solucionar. Assim sendo, o presente relatório de estágio tem um caráter reflexivo, onde todo o processo é relato de forma crítica. O objetivo deste não é mais do que, relatar com rigor e consciência todos os momentos e experiências vividos pela estagiária, decorrentes da lecionação da disciplina de Educação Física ao longo de todo o ano letivo. Analisa igualmente, de forma criteriosa, todas as tarefas de estágio, apoiando-se, por vezes, na literatura.This folowing report comes from the Internship included in the Curricular Unit in the Master's Degree in Physical Education Teaching in Basic and Secondary Education, at the University of Trás-os-Montes and Alto Douro. This internship was held in the 2020/2021 school year at Escola Secundária da Lagoa, located on the island of São Miguel, Azores archipelago. The Pedagogical Internship appears as the moment of transition, in a progressive and accompanied way, from the student to the “teacher role”. This allows the teacher-trainee, in a real teaching context, to get integrated in to the school community. The Internship for me was an asset and a great opportunity to enrich not only my professional experience, but also for my personal and social development. Throughout the entire process, i acquired theoretical and practical knowledge, but also the basic fundamentals for integrating into the labor market, namely at school. Being able to teach while Supervised they were capable of provide with a space where i was able to develop skills inherent to the teaching profession, which encourage critical and reflective behavior. It was precisely through this that I was able to put into practice all the knowledge and learning I acquired throughout my academic career. In addition, also refer to the situations that caused me the greatest embarrassment and difficulty, presenting the respective strategies and methodologies used to solve them. Therefore, this internship report has a reflective one, where I report the entire process critically. The objective of this is no more than to report with rigor and awareness all the moments and experiences, resulting from the teaching of the Physical Education subject throughout the entire academic year. I also carefully analyze all internship tasks, relying sometimes on literature.2023-03-08T13:05:45Z2022-06-24T00:00:00Z2022-06-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/11416porMiranda, Carmen Beatriz Ordadinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:47:29Zoai:repositorio.utad.pt:10348/11416Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:04:26.316890Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório da Prática de Ensino Supervisionada |
title |
Relatório da Prática de Ensino Supervisionada |
spellingShingle |
Relatório da Prática de Ensino Supervisionada Miranda, Carmen Beatriz Ordad Estágio pedagógico Prática de ensino supervisionada |
title_short |
Relatório da Prática de Ensino Supervisionada |
title_full |
Relatório da Prática de Ensino Supervisionada |
title_fullStr |
Relatório da Prática de Ensino Supervisionada |
title_full_unstemmed |
Relatório da Prática de Ensino Supervisionada |
title_sort |
Relatório da Prática de Ensino Supervisionada |
author |
Miranda, Carmen Beatriz Ordad |
author_facet |
Miranda, Carmen Beatriz Ordad |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Miranda, Carmen Beatriz Ordad |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estágio pedagógico Prática de ensino supervisionada |
topic |
Estágio pedagógico Prática de ensino supervisionada |
description |
O presente relatório surge no seguimento da Unidade Curricular de Estágio inserida no Plano de Estudos do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Estágio esse que foi realizado no ano letivo 2020/2021 na Escola Secundária da Lagoa, localizada na ilha de São Miguel, arquipélago dos Açores. O Estágio Pedagógico surge como o momento de transição, de forma progressiva e acompanhada, do aluno para o “papel de professor”. Este permite ao professor estagiário, em contexto real de ensino, a sua integração na comunidade escolar. O Estágio, para a estagiária, revelou ser uma mais-valia e uma ótima oportunidade para enriquecer não só a sua formação profissional, mas também o seu desenvolvimento pessoal e social. Ao longo de todo o processo adquiriu conhecimentos teóricos e práticos, mas também bases fundamentais para futuramente, se integrar no mercado de trabalho, nomeadamente na escola. A Prática de Ensino Supervisionada é capaz de proporcionar o desenvolvimento de competências, inerentes à profissão docente, que estimulam um comportamento crítico e reflexivo. Foi precisamente através desta etapa, que pôde colocar, em prática, todos os conhecimentos e aprendizagens que foi adquirido ao longo de todo o seu percurso académico. Para além disso, refere ainda, as situações que causaram maiores constrangimento e dificuldade, apresentando as respetivas estratégias e metodologias utilizadas para as solucionar. Assim sendo, o presente relatório de estágio tem um caráter reflexivo, onde todo o processo é relato de forma crítica. O objetivo deste não é mais do que, relatar com rigor e consciência todos os momentos e experiências vividos pela estagiária, decorrentes da lecionação da disciplina de Educação Física ao longo de todo o ano letivo. Analisa igualmente, de forma criteriosa, todas as tarefas de estágio, apoiando-se, por vezes, na literatura. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-06-24T00:00:00Z 2022-06-24 2023-03-08T13:05:45Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10348/11416 |
url |
http://hdl.handle.net/10348/11416 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137130145906688 |