Relatório da Prática de Ensino Supervisionada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Filipa Alexandra Tavares Santos
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/11450
Resumo: O presente documento surge no âmbito da Unidade Curricular Estágio, inserida no plano de estudos do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade de Trás os Montes e Alto Douro e tem como objetivo realizar uma apreciação crítica e reflexiva do trabalho efetivado ao longo do ano letivo transato. O estágio pedagógico foi realizado no Agrupamento de Escolas de São Pedro do Sul – Escola Secundária de São Pedro do Sul, situada na cidade de São Pedro do Sul, distrito de Viseu. Foi supervisionado por parte da Escola pela Professora Cooperante Helena Gomes e por parte da Universidade pela Professora Doutora Ágata Aranha. De uma perspetiva interna, o estágio revelou ser um desafio e uma etapa fundamental na formação da Professora Estagiária desde o primeiro ao último dia. Ao longo do ano letivo lecionei todas as aulas das turmas atribuídas, realizei as unidades didáticas e respetivos planos de aula, fui parte integrante das reuniões de grupo de disciplina e de final de período, nas quais a minha apreciação foi tida em conta. Este relatório expõe e esmiúça todas as tarefas realizadas por mim, enquanto Professora Estagiária, revelando todas as estratégias aplicadas, enquadrando-as com a necessidade de adaptação e alteração face às características atípicas vivenciadas ao longo do período sobre o qual recaiu esta experiência. No final conclui-se o relatório com as principais considerações resultantes do trabalho desenvolvido e do feedback obtido por parte de todos os envolvidos nesta etapa, quer orientadores, quer os próprios alunos.
id RCAP_151e0fda6c56a8de330bed7a81bbe8b0
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/11450
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório da Prática de Ensino SupervisionadaPrática de Ensino SupervisionadaEstágio pedagógicoO presente documento surge no âmbito da Unidade Curricular Estágio, inserida no plano de estudos do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade de Trás os Montes e Alto Douro e tem como objetivo realizar uma apreciação crítica e reflexiva do trabalho efetivado ao longo do ano letivo transato. O estágio pedagógico foi realizado no Agrupamento de Escolas de São Pedro do Sul – Escola Secundária de São Pedro do Sul, situada na cidade de São Pedro do Sul, distrito de Viseu. Foi supervisionado por parte da Escola pela Professora Cooperante Helena Gomes e por parte da Universidade pela Professora Doutora Ágata Aranha. De uma perspetiva interna, o estágio revelou ser um desafio e uma etapa fundamental na formação da Professora Estagiária desde o primeiro ao último dia. Ao longo do ano letivo lecionei todas as aulas das turmas atribuídas, realizei as unidades didáticas e respetivos planos de aula, fui parte integrante das reuniões de grupo de disciplina e de final de período, nas quais a minha apreciação foi tida em conta. Este relatório expõe e esmiúça todas as tarefas realizadas por mim, enquanto Professora Estagiária, revelando todas as estratégias aplicadas, enquadrando-as com a necessidade de adaptação e alteração face às características atípicas vivenciadas ao longo do período sobre o qual recaiu esta experiência. No final conclui-se o relatório com as principais considerações resultantes do trabalho desenvolvido e do feedback obtido por parte de todos os envolvidos nesta etapa, quer orientadores, quer os próprios alunos.The present document was written in the scope of the Internship Course Unit, included in the study program of the Masters in Physical Education Teaching for Basic and Secondary Education from the UTAD University, with the main purpose of making an informed and self-reflective appreciation of the work performed throughout the latest school year. This internship took place in Agrupamento de Escolas de São Pedro do Sul – Escola Secundária de São Pedro do Sul, located in the city of São Pedro do Sul, from the district of Viseu. On behalf of the school, it was supervised by the Cooperative Professor Helena Gomes, and on behalf of the university by Doctor Professor Ágata Aranha. From an inside perspective, this phase turned out to be both challenging and crucial for the Intern Professor’s training from day one. Throughout the school year I lectured every class I was assigned at the start, completing all the different didactic units and respective lecture plans, also joined and participated in the group meetings of the school subject as well as the period end meetings, where I gave my appreciation of the students’ performance which was taken into account for their final grades. This report exposes and over-evaluates all the tasks performed by me, as an Internship Professor, revealing all the strategies applied, framing them with the need to adapt given the atypical characteristics lived throughout the period under which this experience fell upon. In the end, the report is concluded with some final considerations stemming from the work performed and the feedback received by all those inolved in this process, be it from the mentors, or from the students.2023-03-21T14:52:41Z2022-07-04T00:00:00Z2022-07-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/11450porSilva, Filipa Alexandra Tavares Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:58:16Zoai:repositorio.utad.pt:10348/11450Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:06:47.304019Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório da Prática de Ensino Supervisionada
title Relatório da Prática de Ensino Supervisionada
spellingShingle Relatório da Prática de Ensino Supervisionada
Silva, Filipa Alexandra Tavares Santos
Prática de Ensino Supervisionada
Estágio pedagógico
title_short Relatório da Prática de Ensino Supervisionada
title_full Relatório da Prática de Ensino Supervisionada
title_fullStr Relatório da Prática de Ensino Supervisionada
title_full_unstemmed Relatório da Prática de Ensino Supervisionada
title_sort Relatório da Prática de Ensino Supervisionada
author Silva, Filipa Alexandra Tavares Santos
author_facet Silva, Filipa Alexandra Tavares Santos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Filipa Alexandra Tavares Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Prática de Ensino Supervisionada
Estágio pedagógico
topic Prática de Ensino Supervisionada
Estágio pedagógico
description O presente documento surge no âmbito da Unidade Curricular Estágio, inserida no plano de estudos do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade de Trás os Montes e Alto Douro e tem como objetivo realizar uma apreciação crítica e reflexiva do trabalho efetivado ao longo do ano letivo transato. O estágio pedagógico foi realizado no Agrupamento de Escolas de São Pedro do Sul – Escola Secundária de São Pedro do Sul, situada na cidade de São Pedro do Sul, distrito de Viseu. Foi supervisionado por parte da Escola pela Professora Cooperante Helena Gomes e por parte da Universidade pela Professora Doutora Ágata Aranha. De uma perspetiva interna, o estágio revelou ser um desafio e uma etapa fundamental na formação da Professora Estagiária desde o primeiro ao último dia. Ao longo do ano letivo lecionei todas as aulas das turmas atribuídas, realizei as unidades didáticas e respetivos planos de aula, fui parte integrante das reuniões de grupo de disciplina e de final de período, nas quais a minha apreciação foi tida em conta. Este relatório expõe e esmiúça todas as tarefas realizadas por mim, enquanto Professora Estagiária, revelando todas as estratégias aplicadas, enquadrando-as com a necessidade de adaptação e alteração face às características atípicas vivenciadas ao longo do período sobre o qual recaiu esta experiência. No final conclui-se o relatório com as principais considerações resultantes do trabalho desenvolvido e do feedback obtido por parte de todos os envolvidos nesta etapa, quer orientadores, quer os próprios alunos.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-04T00:00:00Z
2022-07-04
2023-03-21T14:52:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/11450
url http://hdl.handle.net/10348/11450
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137156304732160