Actividade físico-desportivas, autoconceito e aproveitamento escolar em adolescentes portugueses
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-10042020000100015 |
Resumo: | RESUMO A presente investigação teve com objectivo principal estudar as correlações da actividade físico-desportivas com o autoconceito e o aproveitamento escolar de estudantes do segundo e terceiro ciclos de escolaridade com idades compreendidas entre os 12 e os 19 anos, verificando igualmente se os hábitos de exercício reflectem as recomendações do American College of Sports Medicine/American Heart Association. A amostra consistiu de 622 indivíduos (268 do sexo masculino, 354 do sexo feminino e 2 que não se classificaram por sexo). Avaliou-se o autoconceito através do Self-Description Questionnaire II (SDQ-II) e para o efeito recorremos à versão portuguesa de Gonçalves e Vasconcelos-Raposo. O aproveitamento escolar foi avaliados a partir do número de reprovações na escola. De uma forma geral conclui-se que existe uma correlação positiva entre autoconceito e actividade físico-desportivas e uma correlação também negativa entre o autoconceito e aproveitamento escolar. |
id |
RCAP_59f3243397080146c1ca65d608d5e8c8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S2184-10042020000100015 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Actividade físico-desportivas, autoconceito e aproveitamento escolar em adolescentes portuguesesactividade físicaactividade físico-desportivasautoconceitoaproveitamento escolarRESUMO A presente investigação teve com objectivo principal estudar as correlações da actividade físico-desportivas com o autoconceito e o aproveitamento escolar de estudantes do segundo e terceiro ciclos de escolaridade com idades compreendidas entre os 12 e os 19 anos, verificando igualmente se os hábitos de exercício reflectem as recomendações do American College of Sports Medicine/American Heart Association. A amostra consistiu de 622 indivíduos (268 do sexo masculino, 354 do sexo feminino e 2 que não se classificaram por sexo). Avaliou-se o autoconceito através do Self-Description Questionnaire II (SDQ-II) e para o efeito recorremos à versão portuguesa de Gonçalves e Vasconcelos-Raposo. O aproveitamento escolar foi avaliados a partir do número de reprovações na escola. De uma forma geral conclui-se que existe uma correlação positiva entre autoconceito e actividade físico-desportivas e uma correlação também negativa entre o autoconceito e aproveitamento escolar.PSYCHTECH-PUB2020-06-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-10042020000100015PsychTech & Health Journal v.3 n.2 2020reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-10042020000100015Maciel,Raquel Vila-ChãCosta,Ana MarisaNunes,CláudiaRodrigues,Pedro Gavazzoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T17:32:24Zoai:scielo:S2184-10042020000100015Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:35:09.400Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Actividade físico-desportivas, autoconceito e aproveitamento escolar em adolescentes portugueses |
title |
Actividade físico-desportivas, autoconceito e aproveitamento escolar em adolescentes portugueses |
spellingShingle |
Actividade físico-desportivas, autoconceito e aproveitamento escolar em adolescentes portugueses Maciel,Raquel Vila-Chã actividade física actividade físico-desportivas autoconceito aproveitamento escolar |
title_short |
Actividade físico-desportivas, autoconceito e aproveitamento escolar em adolescentes portugueses |
title_full |
Actividade físico-desportivas, autoconceito e aproveitamento escolar em adolescentes portugueses |
title_fullStr |
Actividade físico-desportivas, autoconceito e aproveitamento escolar em adolescentes portugueses |
title_full_unstemmed |
Actividade físico-desportivas, autoconceito e aproveitamento escolar em adolescentes portugueses |
title_sort |
Actividade físico-desportivas, autoconceito e aproveitamento escolar em adolescentes portugueses |
author |
Maciel,Raquel Vila-Chã |
author_facet |
Maciel,Raquel Vila-Chã Costa,Ana Marisa Nunes,Cláudia Rodrigues,Pedro Gavazzo |
author_role |
author |
author2 |
Costa,Ana Marisa Nunes,Cláudia Rodrigues,Pedro Gavazzo |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Maciel,Raquel Vila-Chã Costa,Ana Marisa Nunes,Cláudia Rodrigues,Pedro Gavazzo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
actividade física actividade físico-desportivas autoconceito aproveitamento escolar |
topic |
actividade física actividade físico-desportivas autoconceito aproveitamento escolar |
description |
RESUMO A presente investigação teve com objectivo principal estudar as correlações da actividade físico-desportivas com o autoconceito e o aproveitamento escolar de estudantes do segundo e terceiro ciclos de escolaridade com idades compreendidas entre os 12 e os 19 anos, verificando igualmente se os hábitos de exercício reflectem as recomendações do American College of Sports Medicine/American Heart Association. A amostra consistiu de 622 indivíduos (268 do sexo masculino, 354 do sexo feminino e 2 que não se classificaram por sexo). Avaliou-se o autoconceito através do Self-Description Questionnaire II (SDQ-II) e para o efeito recorremos à versão portuguesa de Gonçalves e Vasconcelos-Raposo. O aproveitamento escolar foi avaliados a partir do número de reprovações na escola. De uma forma geral conclui-se que existe uma correlação positiva entre autoconceito e actividade físico-desportivas e uma correlação também negativa entre o autoconceito e aproveitamento escolar. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-06-01 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-10042020000100015 |
url |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-10042020000100015 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2184-10042020000100015 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
PSYCHTECH-PUB |
publisher.none.fl_str_mv |
PSYCHTECH-PUB |
dc.source.none.fl_str_mv |
PsychTech & Health Journal v.3 n.2 2020 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137406282104832 |