Conceções e práticas dos professores acerca do processo de ensino e aprendizagem dos alunos com DID na área da matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Ana Carina Maria Ricardo
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/6811
Resumo: Dissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Especial – Problemas Cognitivos e Multideficiência
id RCAP_5a10677b620c5b62cd7f18eae38a59f3
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/6811
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Conceções e práticas dos professores acerca do processo de ensino e aprendizagem dos alunos com DID na área da matemáticaDificuldades intelectuais e desenvolvimentaisNecessidades educativas especiaisEstratégias de ensinoEscola inclusivaMatemáticaIntellectual and developmental disabilitiesSpecial educational needsTeaching strategiesInclusive schoolMathematicsDissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Especial – Problemas Cognitivos e MultideficiênciaA população escolar conta com a presença de alunos com Dificuldades Intelectuais e Desenvolvimentais (DID) e a escola configura-se como o contexto privilegiado para estimular o desenvolvimento, a aprendizagem e a autonomia destes alunos. Neste percurso de desenvolvimento e autonomia, a aquisição de competências de Matemática revela-se uma ferramenta de extrema importância. Em conformidade, as estratégias pedagógicas utilizadas neste processo deverão auxiliar estes alunos a desenvolver competências que lhes permitam uma inclusão na sociedade e facilitem a sua transição para a vida ativa. Perante esta problemática, definimos como objetivo geral para a presente investigação, identificar e descrever as conceções e práticas dos professores do 1.º e do 2.º Ciclos do Ensino Básico, Ensino Regular e Especial, sobre o processo de ensino e aprendizagem de alunos com DID, na área da Matemática. Em conformidade identificamos como objetivos específicos: - Caracterizar as conceções dos professores sobre o processo de ensino-aprendizagem dos alunos com DID na área da matemática; - Descrever as práticas educativas e os recursos utilizados pelos professores dos alunos com DID no ensino da matemática; - Identificar as principais causas das dificuldades/ constrangimentos sentidos pelos professores no trabalho com alunos com DID. Tendo em conta o objeto de estudo, adotámos uma metodologia de natureza mista, e o questionário como técnica de recolha de dados. Os dados de natureza quantitativa foram tratados com recurso à análise estatística (descritiva e inferencial) e os dados de natureza qualitativa com recurso à análise de conteúdo. Para o efeito, inquirimos 56 professores do Ensino Básico, do Ensino Regular e Educação Especial dos distritos de Setúbal e Lisboa. Os resultados do estudo indicam que as conceções e práticas dos professores são influenciadas pela sua experiência profissional, pela experiência com alunos com DID e pela sua formação em Necessidades Educativas Especiais (NEE). Identificam-se perspetivas divergentes nos vários grupos de docentes face à inclusão destes alunos no Ensino Regular.Abstrat The school population is attended by students with intellectual and developmental disabilities (DID) and the school it is the privileged context to stimulate the development, learning and autonomy of these students. In this path of development and autonomy, the acquisition of Mathematics skills is revealed, like a tool of extreme importance. Accordingly, the pedagogical strategies used in this process should help these students develop skills that allow them to be included in society and facilitate their transition into active life. Facing with this problem, we defined as a general objective for the present research, to identify and describe the concepts and practices of teachers of the 1st and 2nd CEB (Regular and Special Education), about the teaching and learning process of students with DID, in the area of Mathematics. Accordingly, we identified as specific goals: To characterize teachers' conceptions about the teaching-learning process of students with DID in the area of mathematics; To describe the educational practices and resources used by teachers of the DID students in mathematics teaching; To identify the main causes of difficulties / constraints felt by teachers in working with students with DID. Taking into account the object of the study, we adopted a methodology of mixed nature, and the questionnaire as data collection technique. Quantitative data was treated using statistical analysis (descriptive and inferential) and qualitative data using content analysis. For this purpose, we inquired 56 teachers of Basic Education, Regular Education and Special Education in the districts of Setubal and Lisbon. The results of the study indicate that teachers' conceptions and practices are influenced by their professional experience, their experience with students with DID and their training in Special Educational Needs.We identify divergent perspectives in the different groups of teachers’ views about the inclusion of these students in Regular Education.Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação de LisboaPereira, Maria da Conceição Figueira SantosRCIPLGomes, Ana Carina Maria Ricardo2017-02-16T12:24:01Z2016-12-142016-12-14T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/6811TID:201609207por201609207info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:52:00Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/6811Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:15:53.385381Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Conceções e práticas dos professores acerca do processo de ensino e aprendizagem dos alunos com DID na área da matemática
title Conceções e práticas dos professores acerca do processo de ensino e aprendizagem dos alunos com DID na área da matemática
spellingShingle Conceções e práticas dos professores acerca do processo de ensino e aprendizagem dos alunos com DID na área da matemática
Gomes, Ana Carina Maria Ricardo
Dificuldades intelectuais e desenvolvimentais
Necessidades educativas especiais
Estratégias de ensino
Escola inclusiva
Matemática
Intellectual and developmental disabilities
Special educational needs
Teaching strategies
Inclusive school
Mathematics
title_short Conceções e práticas dos professores acerca do processo de ensino e aprendizagem dos alunos com DID na área da matemática
title_full Conceções e práticas dos professores acerca do processo de ensino e aprendizagem dos alunos com DID na área da matemática
title_fullStr Conceções e práticas dos professores acerca do processo de ensino e aprendizagem dos alunos com DID na área da matemática
title_full_unstemmed Conceções e práticas dos professores acerca do processo de ensino e aprendizagem dos alunos com DID na área da matemática
title_sort Conceções e práticas dos professores acerca do processo de ensino e aprendizagem dos alunos com DID na área da matemática
author Gomes, Ana Carina Maria Ricardo
author_facet Gomes, Ana Carina Maria Ricardo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pereira, Maria da Conceição Figueira Santos
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Ana Carina Maria Ricardo
dc.subject.por.fl_str_mv Dificuldades intelectuais e desenvolvimentais
Necessidades educativas especiais
Estratégias de ensino
Escola inclusiva
Matemática
Intellectual and developmental disabilities
Special educational needs
Teaching strategies
Inclusive school
Mathematics
topic Dificuldades intelectuais e desenvolvimentais
Necessidades educativas especiais
Estratégias de ensino
Escola inclusiva
Matemática
Intellectual and developmental disabilities
Special educational needs
Teaching strategies
Inclusive school
Mathematics
description Dissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Especial – Problemas Cognitivos e Multideficiência
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-14
2016-12-14T00:00:00Z
2017-02-16T12:24:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/6811
TID:201609207
url http://hdl.handle.net/10400.21/6811
identifier_str_mv TID:201609207
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 201609207
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação de Lisboa
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação de Lisboa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133418105077760