A educação inclusiva de crianças e jovens com dificuldades intelectuais no polo escolar de são Salvador do Mundo em Cabo Verde
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12207/5504 |
Resumo: | O presente estudo, cujo título é “a Educação Inclusiva de Crianças e Jovens com Dificuldades Intelectuais no Polo Escolar de São Salvador do Mundo em Cabo Verde” baseia-se na estudo da política educativa inclusiva sugerida a nível internacional, nos últimos anos e a sua reflexão em Cabo Verde, tendo em conta a legislação Cabo-Verdiana e os documentos institucionalizados no nosso país de maneira a garantir uma educação para todos, que abrangem principalmente todas as crianças e jovens com dificuldades intelectuais, mostrando que independentemente das suas necessidades, devem ser incluídas assim como qualquer outra criança. Com este trabalho, a nossa inquietação foi descobrir se realmente as crianças e jovens com dificuldades intelectuais estavam a ser incluídas nas escolas regulares, com vista a ultrapassar as barreiras e garantir o seu direito à educação, levando em consideração o nível de formação dos docentes e se estavam preparados para trabalhar com todo o tipo de crianças independentemente das suas dificuldades. Este trabalho foi desenvolvido em alguns dos polos educativos (polo I, II e III), do Ensino Básico no Município de São Salvador do Mundo em Cabo Verde. Partindo da experiência e do conhecimento adquirido, verificou-se que a maioria dos docentes que trabalham com as crianças com Necessidades Educativas Especiais (NEE), não estão preparados, ou seja, não possuem o saber fazer para com os seus diferentes tipos de alunos, por isso, há necessidade de mais formações nesta área de como lidar com as crianças que possuem dificuldades de aprendizagem no seu dia a dia. Os resultados permitiram-nos fazer algumas sugestões, como forma de contribuir para a melhoria da implementação da educação inclusiva em Cabo Verde. |
id |
RCAP_0fc0bbddc0aa801b57b329626d2144c5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipbeja.pt:20.500.12207/5504 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A educação inclusiva de crianças e jovens com dificuldades intelectuais no polo escolar de são Salvador do Mundo em Cabo VerdeEducação especialNecessidades educativas especiaisDificuldades intelectuais e desenvolvimentaisEducação inclusivaO presente estudo, cujo título é “a Educação Inclusiva de Crianças e Jovens com Dificuldades Intelectuais no Polo Escolar de São Salvador do Mundo em Cabo Verde” baseia-se na estudo da política educativa inclusiva sugerida a nível internacional, nos últimos anos e a sua reflexão em Cabo Verde, tendo em conta a legislação Cabo-Verdiana e os documentos institucionalizados no nosso país de maneira a garantir uma educação para todos, que abrangem principalmente todas as crianças e jovens com dificuldades intelectuais, mostrando que independentemente das suas necessidades, devem ser incluídas assim como qualquer outra criança. Com este trabalho, a nossa inquietação foi descobrir se realmente as crianças e jovens com dificuldades intelectuais estavam a ser incluídas nas escolas regulares, com vista a ultrapassar as barreiras e garantir o seu direito à educação, levando em consideração o nível de formação dos docentes e se estavam preparados para trabalhar com todo o tipo de crianças independentemente das suas dificuldades. Este trabalho foi desenvolvido em alguns dos polos educativos (polo I, II e III), do Ensino Básico no Município de São Salvador do Mundo em Cabo Verde. Partindo da experiência e do conhecimento adquirido, verificou-se que a maioria dos docentes que trabalham com as crianças com Necessidades Educativas Especiais (NEE), não estão preparados, ou seja, não possuem o saber fazer para com os seus diferentes tipos de alunos, por isso, há necessidade de mais formações nesta área de como lidar com as crianças que possuem dificuldades de aprendizagem no seu dia a dia. Os resultados permitiram-nos fazer algumas sugestões, como forma de contribuir para a melhoria da implementação da educação inclusiva em Cabo Verde.2022-05-25T11:55:07Z2021-05-26T00:00:00Z2021-05-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12207/5504TID:202918742porMoura, Itália de Jesus Alves dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T08:16:41Zoai:repositorio.ipbeja.pt:20.500.12207/5504Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T14:59:43.148252Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A educação inclusiva de crianças e jovens com dificuldades intelectuais no polo escolar de são Salvador do Mundo em Cabo Verde |
title |
A educação inclusiva de crianças e jovens com dificuldades intelectuais no polo escolar de são Salvador do Mundo em Cabo Verde |
spellingShingle |
A educação inclusiva de crianças e jovens com dificuldades intelectuais no polo escolar de são Salvador do Mundo em Cabo Verde Moura, Itália de Jesus Alves da Educação especial Necessidades educativas especiais Dificuldades intelectuais e desenvolvimentais Educação inclusiva |
title_short |
A educação inclusiva de crianças e jovens com dificuldades intelectuais no polo escolar de são Salvador do Mundo em Cabo Verde |
title_full |
A educação inclusiva de crianças e jovens com dificuldades intelectuais no polo escolar de são Salvador do Mundo em Cabo Verde |
title_fullStr |
A educação inclusiva de crianças e jovens com dificuldades intelectuais no polo escolar de são Salvador do Mundo em Cabo Verde |
title_full_unstemmed |
A educação inclusiva de crianças e jovens com dificuldades intelectuais no polo escolar de são Salvador do Mundo em Cabo Verde |
title_sort |
A educação inclusiva de crianças e jovens com dificuldades intelectuais no polo escolar de são Salvador do Mundo em Cabo Verde |
author |
Moura, Itália de Jesus Alves da |
author_facet |
Moura, Itália de Jesus Alves da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moura, Itália de Jesus Alves da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação especial Necessidades educativas especiais Dificuldades intelectuais e desenvolvimentais Educação inclusiva |
topic |
Educação especial Necessidades educativas especiais Dificuldades intelectuais e desenvolvimentais Educação inclusiva |
description |
O presente estudo, cujo título é “a Educação Inclusiva de Crianças e Jovens com Dificuldades Intelectuais no Polo Escolar de São Salvador do Mundo em Cabo Verde” baseia-se na estudo da política educativa inclusiva sugerida a nível internacional, nos últimos anos e a sua reflexão em Cabo Verde, tendo em conta a legislação Cabo-Verdiana e os documentos institucionalizados no nosso país de maneira a garantir uma educação para todos, que abrangem principalmente todas as crianças e jovens com dificuldades intelectuais, mostrando que independentemente das suas necessidades, devem ser incluídas assim como qualquer outra criança. Com este trabalho, a nossa inquietação foi descobrir se realmente as crianças e jovens com dificuldades intelectuais estavam a ser incluídas nas escolas regulares, com vista a ultrapassar as barreiras e garantir o seu direito à educação, levando em consideração o nível de formação dos docentes e se estavam preparados para trabalhar com todo o tipo de crianças independentemente das suas dificuldades. Este trabalho foi desenvolvido em alguns dos polos educativos (polo I, II e III), do Ensino Básico no Município de São Salvador do Mundo em Cabo Verde. Partindo da experiência e do conhecimento adquirido, verificou-se que a maioria dos docentes que trabalham com as crianças com Necessidades Educativas Especiais (NEE), não estão preparados, ou seja, não possuem o saber fazer para com os seus diferentes tipos de alunos, por isso, há necessidade de mais formações nesta área de como lidar com as crianças que possuem dificuldades de aprendizagem no seu dia a dia. Os resultados permitiram-nos fazer algumas sugestões, como forma de contribuir para a melhoria da implementação da educação inclusiva em Cabo Verde. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-05-26T00:00:00Z 2021-05-26 2022-05-25T11:55:07Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12207/5504 TID:202918742 |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12207/5504 |
identifier_str_mv |
TID:202918742 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799129869913686016 |