As TIC no ensino de alunos com necessidades educativas especiais em Portugal: uma perspetiva
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.11/7245 |
Resumo: | Para os alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE), as Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) representam um elemento decisivo na normalização das condições de vida e oferecem a estes alunos uma possibilidade única de aceder ao currículo. A flexibilização e personalização da aprendizagem em Ambientes Pessoais de Aprendizagem Adaptados (APPAd) providencia aprendizagens centradas no aluno, acessíveis particularmente aos alunos com Dificuldades Intelectuais e Desenvolvimentais (DID). Neste artigo procuramos fazer uma reflexão, assente na investigação mais recentemente realizada na área das TIC e Educação, sobre o potencial das TIC, e em particular dos APPAds, como instrumentos de Inclusão. |
id |
RCAP_b97a491eb14f3a87c49575edcfb37ed2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/7245 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
As TIC no ensino de alunos com necessidades educativas especiais em Portugal: uma perspetivaICT and the teaching of students with special educational needs in Portugal: a PerspectiveAmbientes pessoais de aprendizagem adaptadosDificuldades intelectuais e desenvolvimentaisNecessidades Educativas EspeciaisTecnologias da Informação e da ComunicaçãoAdapted personal learning environmentsInformation and Communication TechnologiesIntellectual and developmental disabilitiesSpecial educational needsPara os alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE), as Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) representam um elemento decisivo na normalização das condições de vida e oferecem a estes alunos uma possibilidade única de aceder ao currículo. A flexibilização e personalização da aprendizagem em Ambientes Pessoais de Aprendizagem Adaptados (APPAd) providencia aprendizagens centradas no aluno, acessíveis particularmente aos alunos com Dificuldades Intelectuais e Desenvolvimentais (DID). Neste artigo procuramos fazer uma reflexão, assente na investigação mais recentemente realizada na área das TIC e Educação, sobre o potencial das TIC, e em particular dos APPAds, como instrumentos de Inclusão.For students with Special Educational Needs (SEN), Information and Communication Technologies (ICT) are a decisive element in normalizing living conditions and offer these students a unique opportunity to access the curriculum. Flexibility and personalization of learning in Adapted Personal Learning Environments (APLE) provide student-centered learning, particularly accessible to students with Intellectual and Developmental Disabilities (IDD). In this article we seek to reflect, based on the most recent research conducted in the area of ICT and Education, about the potential of ICT, and in particular APLEs, as instruments of Inclusion.Educação Especial em Debate, Universidade Federal do Espírito Santo - Núcleo de Ensino Pesquisa e Extensão (NEESP) - Centro de EducaçãoRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoQuelhas, RosárioMesquita, HelenaOria-Segura, María-Rosa2020-09-15T10:42:46Z20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/7245porQuelhas, M.R.P.Q., Mesquita, M.H.F.P., Segura, M.R. (2019). As TIC no ensino de alunos com necessidades educativas especiais em Portugal: uma perspetiva. Revista Educação Especial em Debate, v. 4, nº 8. ISSN 2525-5932. p. 65-75.2525-5932info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:47:35Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/7245Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:37:47.553659Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
As TIC no ensino de alunos com necessidades educativas especiais em Portugal: uma perspetiva ICT and the teaching of students with special educational needs in Portugal: a Perspective |
title |
As TIC no ensino de alunos com necessidades educativas especiais em Portugal: uma perspetiva |
spellingShingle |
As TIC no ensino de alunos com necessidades educativas especiais em Portugal: uma perspetiva Quelhas, Rosário Ambientes pessoais de aprendizagem adaptados Dificuldades intelectuais e desenvolvimentais Necessidades Educativas Especiais Tecnologias da Informação e da Comunicação Adapted personal learning environments Information and Communication Technologies Intellectual and developmental disabilities Special educational needs |
title_short |
As TIC no ensino de alunos com necessidades educativas especiais em Portugal: uma perspetiva |
title_full |
As TIC no ensino de alunos com necessidades educativas especiais em Portugal: uma perspetiva |
title_fullStr |
As TIC no ensino de alunos com necessidades educativas especiais em Portugal: uma perspetiva |
title_full_unstemmed |
As TIC no ensino de alunos com necessidades educativas especiais em Portugal: uma perspetiva |
title_sort |
As TIC no ensino de alunos com necessidades educativas especiais em Portugal: uma perspetiva |
author |
Quelhas, Rosário |
author_facet |
Quelhas, Rosário Mesquita, Helena Oria-Segura, María-Rosa |
author_role |
author |
author2 |
Mesquita, Helena Oria-Segura, María-Rosa |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Quelhas, Rosário Mesquita, Helena Oria-Segura, María-Rosa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ambientes pessoais de aprendizagem adaptados Dificuldades intelectuais e desenvolvimentais Necessidades Educativas Especiais Tecnologias da Informação e da Comunicação Adapted personal learning environments Information and Communication Technologies Intellectual and developmental disabilities Special educational needs |
topic |
Ambientes pessoais de aprendizagem adaptados Dificuldades intelectuais e desenvolvimentais Necessidades Educativas Especiais Tecnologias da Informação e da Comunicação Adapted personal learning environments Information and Communication Technologies Intellectual and developmental disabilities Special educational needs |
description |
Para os alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE), as Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) representam um elemento decisivo na normalização das condições de vida e oferecem a estes alunos uma possibilidade única de aceder ao currículo. A flexibilização e personalização da aprendizagem em Ambientes Pessoais de Aprendizagem Adaptados (APPAd) providencia aprendizagens centradas no aluno, acessíveis particularmente aos alunos com Dificuldades Intelectuais e Desenvolvimentais (DID). Neste artigo procuramos fazer uma reflexão, assente na investigação mais recentemente realizada na área das TIC e Educação, sobre o potencial das TIC, e em particular dos APPAds, como instrumentos de Inclusão. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 2019-01-01T00:00:00Z 2020-09-15T10:42:46Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.11/7245 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.11/7245 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Quelhas, M.R.P.Q., Mesquita, M.H.F.P., Segura, M.R. (2019). As TIC no ensino de alunos com necessidades educativas especiais em Portugal: uma perspetiva. Revista Educação Especial em Debate, v. 4, nº 8. ISSN 2525-5932. p. 65-75. 2525-5932 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Educação Especial em Debate, Universidade Federal do Espírito Santo - Núcleo de Ensino Pesquisa e Extensão (NEESP) - Centro de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Educação Especial em Debate, Universidade Federal do Espírito Santo - Núcleo de Ensino Pesquisa e Extensão (NEESP) - Centro de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130840671715328 |