Cenografia virtual 2.5d: caso de estudo: "Carne p'ra canhão"
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/3684 |
Resumo: | Pretende-se, com a presente investigação e decorrente dissertação, estudar as características da cenografia virtual 2.5d, uma tipologia de cenografia já explorada em publicidade e videoclips musicais, mas raramente usada em cinema ou séries de ficção. Apresentam-se as tipologias de cenografia virtual existentes e a sua aplicação desde o inicio da história do cinema aos dias de hoje, nomeadamente nos novos média. Esta investigação tem como caso de estudo a série Carne p’ra Canhão que usa maioritariamente cenografia virtual 2.5d. Neste documento é descrito todo o processo de criação de cenários, desde a fase de maquetização até ao produto final. A observação directa pelo investigador, durante o processo de criação, permitiu avaliar algumas das qualidades deste tipo de cenografia e limitações cuja análise é apresentada. Como forma de avaliação da cenografia proposta em Carne p’ra Canhão foi efectuado um inquérito a uma amostra de público-alvo da série, que regista as opiniões sobre a estética, originalidade e funcionalidade da cenografia proposta. A cenografia foi, ainda, alvo de uma avaliação por vários profissionais da área audiovisual, que contribuíram com opiniões fundamentadas e importantes para a conclusão do estudo. Com base nos resultados da avaliação e de todo o processo de criação demonstram-se as potencialidades deste tipo de cenografia e eventuais limitações para aplicação em projectos futuros que envolvam cenografia semelhante. |
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Cenografia virtual 2.5d: caso de estudo: "Carne p'ra canhão"Comunicação multimédiaComunicação audiovisualProdução cinematográficaVídeo digitalCenografiaPretende-se, com a presente investigação e decorrente dissertação, estudar as características da cenografia virtual 2.5d, uma tipologia de cenografia já explorada em publicidade e videoclips musicais, mas raramente usada em cinema ou séries de ficção. Apresentam-se as tipologias de cenografia virtual existentes e a sua aplicação desde o inicio da história do cinema aos dias de hoje, nomeadamente nos novos média. Esta investigação tem como caso de estudo a série Carne p’ra Canhão que usa maioritariamente cenografia virtual 2.5d. Neste documento é descrito todo o processo de criação de cenários, desde a fase de maquetização até ao produto final. A observação directa pelo investigador, durante o processo de criação, permitiu avaliar algumas das qualidades deste tipo de cenografia e limitações cuja análise é apresentada. Como forma de avaliação da cenografia proposta em Carne p’ra Canhão foi efectuado um inquérito a uma amostra de público-alvo da série, que regista as opiniões sobre a estética, originalidade e funcionalidade da cenografia proposta. A cenografia foi, ainda, alvo de uma avaliação por vários profissionais da área audiovisual, que contribuíram com opiniões fundamentadas e importantes para a conclusão do estudo. Com base nos resultados da avaliação e de todo o processo de criação demonstram-se as potencialidades deste tipo de cenografia e eventuais limitações para aplicação em projectos futuros que envolvam cenografia semelhante.The purpose of this research and resulting thesis, is to study the characteristics of the 2.5d virtual scenography, a type of scenery already exploited in advertising and music videos, but rarely used in movies or drama series. It will be presented all types of existing virtual scenography and its implementation since the beginning of film history to today, particularly in new media. The case study for this research is a web series called Carne p’ra Canhão (Cannon Fodder) which mostly uses 2.5d virtual scenography. This document describes the whole process of creating scenarios, from initial layout to the final product. The direct observation by the investigator during the creation process, as the author of the scenography, enable to evaluate some of the qualities and limitations of this kind of scenography, whose analysis is presented. As a way to evaluate this proposal of scenography in Carne p’ra Canhão a survey was conducted on a sample audience of the series, which noted the views on aesthetics, originality and functionality of the proposed scenography. The scenography was also a target of evaluation by some professionals in the audiovisual area, who contributed with important opinions for the conclusion of the study. Based on the evaluation and the entire creation process is demonstrated the potential of this type of scenery and possible limitations for future projects involving similar virtual scenography.Universidade de Aveiro2011-06-22T15:04:05Z2010-01-01T00:00:00Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/3684porBarbosa, Nuno Filipe da Cunhainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:03:28Zoai:ria.ua.pt:10773/3684Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:41:50.076551Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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Pretende-se, com a presente investigação e decorrente dissertação, estudar as características da cenografia virtual 2.5d, uma tipologia de cenografia já explorada em publicidade e videoclips musicais, mas raramente usada em cinema ou séries de ficção. Apresentam-se as tipologias de cenografia virtual existentes e a sua aplicação desde o inicio da história do cinema aos dias de hoje, nomeadamente nos novos média. Esta investigação tem como caso de estudo a série Carne p’ra Canhão que usa maioritariamente cenografia virtual 2.5d. Neste documento é descrito todo o processo de criação de cenários, desde a fase de maquetização até ao produto final. A observação directa pelo investigador, durante o processo de criação, permitiu avaliar algumas das qualidades deste tipo de cenografia e limitações cuja análise é apresentada. Como forma de avaliação da cenografia proposta em Carne p’ra Canhão foi efectuado um inquérito a uma amostra de público-alvo da série, que regista as opiniões sobre a estética, originalidade e funcionalidade da cenografia proposta. A cenografia foi, ainda, alvo de uma avaliação por vários profissionais da área audiovisual, que contribuíram com opiniões fundamentadas e importantes para a conclusão do estudo. Com base nos resultados da avaliação e de todo o processo de criação demonstram-se as potencialidades deste tipo de cenografia e eventuais limitações para aplicação em projectos futuros que envolvam cenografia semelhante. |
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