Perfil cognitivo de crianças com dislexia de desenvolvimento: análise comparativa baseada na WISC-III

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neves, Carolina Filipa dos Santos
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/25502
Resumo: Dissertação de mestrado em Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento, apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
id RCAP_5a33468ae22f935600a95fa98c0c1641
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/25502
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Perfil cognitivo de crianças com dislexia de desenvolvimento: análise comparativa baseada na WISC-IIIDislexia, criançaDissertação de mestrado em Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento, apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de CoimbraDe forma a caracterizar o perfil cognitivo das crianças com dislexia e, em simultâneo, analisar a validade discriminante de alguns perfis de resultados observados na WISC-III, que poderão atuar como marcadores auxiliares no diagnóstico da dislexia, comparou-se o desempenho intelectual de 30 crianças com Dislexia de Desenvolvimento (DD) e 30 crianças normoleitoras. Os resultados obtidos sugerem diferenças no perfil cognitivo das crianças com dislexia de desenvolvimento, que denunciam um conjunto de alterações em funções mentais específicas, que se poderão traduzir num perfil de desenvolvimento intelectual diferenciado e que poderá ter algum valor clínico.In order to characterize the cognitive profile of children with dyslexia and simultaneously analyze the discriminant validity of some observed results profiles on WISC-III, which may act as auxiliary markers in the diagnosis of dyslexia, we compared the intellectual performance of 30 children with Development Dyslexia (DD) and 30 normal readerchildren. The results obtained suggest differences in the cognitive profile of the children with developmental dyslexia, denouncing a number of changes in specific mental functions, which could result in a differentiated profile of intellectual development and may have some clinical value.2013-09-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/25502http://hdl.handle.net/10316/25502TID:201443635porNeves, Carolina Filipa dos Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-01-20T17:48:50Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/25502Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:49:26.375144Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Perfil cognitivo de crianças com dislexia de desenvolvimento: análise comparativa baseada na WISC-III
title Perfil cognitivo de crianças com dislexia de desenvolvimento: análise comparativa baseada na WISC-III
spellingShingle Perfil cognitivo de crianças com dislexia de desenvolvimento: análise comparativa baseada na WISC-III
Neves, Carolina Filipa dos Santos
Dislexia, criança
title_short Perfil cognitivo de crianças com dislexia de desenvolvimento: análise comparativa baseada na WISC-III
title_full Perfil cognitivo de crianças com dislexia de desenvolvimento: análise comparativa baseada na WISC-III
title_fullStr Perfil cognitivo de crianças com dislexia de desenvolvimento: análise comparativa baseada na WISC-III
title_full_unstemmed Perfil cognitivo de crianças com dislexia de desenvolvimento: análise comparativa baseada na WISC-III
title_sort Perfil cognitivo de crianças com dislexia de desenvolvimento: análise comparativa baseada na WISC-III
author Neves, Carolina Filipa dos Santos
author_facet Neves, Carolina Filipa dos Santos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Neves, Carolina Filipa dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Dislexia, criança
topic Dislexia, criança
description Dissertação de mestrado em Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento, apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-09-17
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/25502
http://hdl.handle.net/10316/25502
TID:201443635
url http://hdl.handle.net/10316/25502
identifier_str_mv TID:201443635
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133774651326464