Sucesso versus insucesso escolar no contexto da História e Geografia de Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Cristiana Isabel Pereira
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1589
Resumo: O presente relatório foi desenvolvido no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada II (PES II), do curso de Mestrado em Educação do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico. Tem como tema o Sucesso versus insucesso escolar no contexto da História e Geografia de Portugal, mais precisamente, no contexto do processo de ensino aprendizagem do 2º ciclo do ensino básico. Nos últimos anos, muito se tem escrito sobre o sucesso/insucesso escolar não só em contextos educativos, mas também, na própria comunicação social, por se tratar de um problema, o caso de insucesso, que preocupa toda uma sociedade. Através do projecto desenvolvido, é possível inferir que o insucesso deixou de ser compreendido como um problema individual e passou a fazer parte dos quadros problemáticos de qualquer comunidade escolar, porque se relaciona com múltiplos factores de natureza social, ambiental, familiar, psicológico e, acima de tudo, socioeconómico. Com esta reflexão não se pretende dar resposta a tal problemática, mas sim, levar a compreender um pouco melhor os factores que podem influenciar os alunos no seu percurso académico, especialmente no contexto de estudo de caso.
id RCAP_5a477178d82e5f009f9886edebcd76a0
oai_identifier_str oai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/1589
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Sucesso versus insucesso escolar no contexto da História e Geografia de PortugalSucessoInsucessoContextos escolaresEnsino da História e Geografia de PortugalSuccessFailureSchool contextsTeaching of History and Geography of PortugalO presente relatório foi desenvolvido no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada II (PES II), do curso de Mestrado em Educação do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico. Tem como tema o Sucesso versus insucesso escolar no contexto da História e Geografia de Portugal, mais precisamente, no contexto do processo de ensino aprendizagem do 2º ciclo do ensino básico. Nos últimos anos, muito se tem escrito sobre o sucesso/insucesso escolar não só em contextos educativos, mas também, na própria comunicação social, por se tratar de um problema, o caso de insucesso, que preocupa toda uma sociedade. Através do projecto desenvolvido, é possível inferir que o insucesso deixou de ser compreendido como um problema individual e passou a fazer parte dos quadros problemáticos de qualquer comunidade escolar, porque se relaciona com múltiplos factores de natureza social, ambiental, familiar, psicológico e, acima de tudo, socioeconómico. Com esta reflexão não se pretende dar resposta a tal problemática, mas sim, levar a compreender um pouco melhor os factores que podem influenciar os alunos no seu percurso académico, especialmente no contexto de estudo de caso.The present report was developed in the field of the course Supervised Teaching Practice II (STP II) the Master of Education course in the 1st and 2nd cycle of basic education. It has as its theme the success verses school failure in the context of history and geography of Portugal, more precisely in the context of the teaching and learning process of the 2nd cycle of basic education. In the past years much has been written about the success / failure at school not only in educational settings, but also in their own media, because it is a problem, the case of failure, worries that a whole society. Through the project developed, it is possible to infer that failure is no longer understood as an individual problem and became part of the management problem of any school community, because it relates to multiple factors of social, environmental, familial, psychological and above of all socioeconomic. With this reflection is not intended to give answer to such problematic, but lead us to understand a little better the factors that can influence students in their academic career, especially in the context of a case study.2016-06-27T16:43:04Z2013-05-24T00:00:00Z2013-05-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/1589porFerreira, Cristiana Isabel Pereirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-21T14:33:36Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/1589Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:43:04.825555Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Sucesso versus insucesso escolar no contexto da História e Geografia de Portugal
title Sucesso versus insucesso escolar no contexto da História e Geografia de Portugal
spellingShingle Sucesso versus insucesso escolar no contexto da História e Geografia de Portugal
Ferreira, Cristiana Isabel Pereira
Sucesso
Insucesso
Contextos escolares
Ensino da História e Geografia de Portugal
Success
Failure
School contexts
Teaching of History and Geography of Portugal
title_short Sucesso versus insucesso escolar no contexto da História e Geografia de Portugal
title_full Sucesso versus insucesso escolar no contexto da História e Geografia de Portugal
title_fullStr Sucesso versus insucesso escolar no contexto da História e Geografia de Portugal
title_full_unstemmed Sucesso versus insucesso escolar no contexto da História e Geografia de Portugal
title_sort Sucesso versus insucesso escolar no contexto da História e Geografia de Portugal
author Ferreira, Cristiana Isabel Pereira
author_facet Ferreira, Cristiana Isabel Pereira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Cristiana Isabel Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Sucesso
Insucesso
Contextos escolares
Ensino da História e Geografia de Portugal
Success
Failure
School contexts
Teaching of History and Geography of Portugal
topic Sucesso
Insucesso
Contextos escolares
Ensino da História e Geografia de Portugal
Success
Failure
School contexts
Teaching of History and Geography of Portugal
description O presente relatório foi desenvolvido no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada II (PES II), do curso de Mestrado em Educação do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico. Tem como tema o Sucesso versus insucesso escolar no contexto da História e Geografia de Portugal, mais precisamente, no contexto do processo de ensino aprendizagem do 2º ciclo do ensino básico. Nos últimos anos, muito se tem escrito sobre o sucesso/insucesso escolar não só em contextos educativos, mas também, na própria comunicação social, por se tratar de um problema, o caso de insucesso, que preocupa toda uma sociedade. Através do projecto desenvolvido, é possível inferir que o insucesso deixou de ser compreendido como um problema individual e passou a fazer parte dos quadros problemáticos de qualquer comunidade escolar, porque se relaciona com múltiplos factores de natureza social, ambiental, familiar, psicológico e, acima de tudo, socioeconómico. Com esta reflexão não se pretende dar resposta a tal problemática, mas sim, levar a compreender um pouco melhor os factores que podem influenciar os alunos no seu percurso académico, especialmente no contexto de estudo de caso.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-05-24T00:00:00Z
2013-05-24
2016-06-27T16:43:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11960/1589
url http://hdl.handle.net/20.500.11960/1589
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131516762062848