Fatores de sucesso e insucesso escolar:um estudo numa escola pública do Concelho de Câmera de Lobos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/13308 |
Resumo: | Dissertação de Mestrado em Política Social |
id |
RCAP_e104c670f7c8c49390dbf445ea4895cd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repository.utl.pt:10400.5/13308 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Fatores de sucesso e insucesso escolar:um estudo numa escola pública do Concelho de Câmera de LobosSucesso e insucesso escolarEscola públicaContexto socioeconómicoCultural e familiarPolítica SocialAcademic Success and Failure at SchoolPublic SchoolEconomicCultural and Family ContextSocial PolicyDissertação de Mestrado em Política SocialA presente investigação tem como principal objetivo identificar e refletir sobre os fatores explicativos do sucesso e insucesso escolar nos alunos dos 2º e 3º ciclos de uma Escola Pública do concelho de Câmara de Lobos. O enfoque é dado a aspetos de ordem económica, cultural e familiar. No campo da Política Social, identificou-se algumas políticas educativas implementadas em Portugal, na Região Autónoma da Madeira e no concelho de Câmara de Lobos, de modo a refletir sobre a eficácia da Escola Pública na promoção do sucesso escolar dos alunos. Utilizou-se os métodos qualitativo e quantitativo, nomeadamente a técnica da entrevista semi-estruturada a 3 professores e 2 alunos, a técnica do focus group a 9 adolescentes e um inquérito por questionário a 302 alunos, de ambos os sexos, com idades compreendidas entre os 10 e os 21 anos. Propôs-se estratégias para a promoção do sucesso escolar dos alunos, úteis aos profissionais, às escolas, a outras entidades com competência em matéria de infância e juventude, bem como aos decisores políticos que têm a responsabilidade de definir políticas eficazes. Considerou-se importante implementar na RAM o Projeto TEIP – Territórios Educativos de Intervenção Prioritária, que pressupõe a criação/efetivação de Equipas Multidisciplinares nas Escolas.The main role of this research work is to identify and reflect on explanatory factors of success and failure at school, in students from a public school of Câmara de Lobos. Economic situation, cultural and family reasons are aspects focused on this research. In terms of Social Policy it was identified some educational policies implemented in Portugal, Madeira Island and specifically in Câmara de Lobos to reflect about effectiveness of Public School to promote academic success of students. We used the qualitative and quantitative methods. A semi-structured interview was performed to 3 teachers and 2 students, the focus group technique was used with 9 students and a questionnaire was administered to 302 students, males and females, aged between 10 and 21 years old. Strategies to promote academic success of students were proposed to working professionals, to schools, to other entities with competence in working with children and young people, as well as to politicians who have the responsibility for defining effective policies. It is considered important to implement in Madeira the TEIP Project – Territórios Educativos de Intervenção Prioritária (Educational Territories of Priority Intervention), which involve the creation and execution of Multidisciplinary Teams in Schools.Instituto Superior de Ciências Sociais e PolíticasAmaro, Fausto José RobaloRepositório da Universidade de LisboaAzevedo, Vanessa Abreu2017-03-14T20:44:30Z2017-02-212017-02-21T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/13308TID:201730103porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:43:25Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/13308Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:59:18.406840Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Fatores de sucesso e insucesso escolar:um estudo numa escola pública do Concelho de Câmera de Lobos |
title |
Fatores de sucesso e insucesso escolar:um estudo numa escola pública do Concelho de Câmera de Lobos |
spellingShingle |
Fatores de sucesso e insucesso escolar:um estudo numa escola pública do Concelho de Câmera de Lobos Azevedo, Vanessa Abreu Sucesso e insucesso escolar Escola pública Contexto socioeconómico Cultural e familiar Política Social Academic Success and Failure at School Public School Economic Cultural and Family Context Social Policy |
title_short |
Fatores de sucesso e insucesso escolar:um estudo numa escola pública do Concelho de Câmera de Lobos |
title_full |
Fatores de sucesso e insucesso escolar:um estudo numa escola pública do Concelho de Câmera de Lobos |
title_fullStr |
Fatores de sucesso e insucesso escolar:um estudo numa escola pública do Concelho de Câmera de Lobos |
title_full_unstemmed |
Fatores de sucesso e insucesso escolar:um estudo numa escola pública do Concelho de Câmera de Lobos |
title_sort |
Fatores de sucesso e insucesso escolar:um estudo numa escola pública do Concelho de Câmera de Lobos |
author |
Azevedo, Vanessa Abreu |
author_facet |
Azevedo, Vanessa Abreu |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Amaro, Fausto José Robalo Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Azevedo, Vanessa Abreu |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sucesso e insucesso escolar Escola pública Contexto socioeconómico Cultural e familiar Política Social Academic Success and Failure at School Public School Economic Cultural and Family Context Social Policy |
topic |
Sucesso e insucesso escolar Escola pública Contexto socioeconómico Cultural e familiar Política Social Academic Success and Failure at School Public School Economic Cultural and Family Context Social Policy |
description |
Dissertação de Mestrado em Política Social |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-03-14T20:44:30Z 2017-02-21 2017-02-21T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.5/13308 TID:201730103 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.5/13308 |
identifier_str_mv |
TID:201730103 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131080131870720 |