Fatores de sucesso e insucesso escolar:um estudo numa escola pública do Concelho de Câmera de Lobos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Azevedo, Vanessa Abreu
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/13308
Resumo: Dissertação de Mestrado em Política Social
id RCAP_e104c670f7c8c49390dbf445ea4895cd
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/13308
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Fatores de sucesso e insucesso escolar:um estudo numa escola pública do Concelho de Câmera de LobosSucesso e insucesso escolarEscola públicaContexto socioeconómicoCultural e familiarPolítica SocialAcademic Success and Failure at SchoolPublic SchoolEconomicCultural and Family ContextSocial PolicyDissertação de Mestrado em Política SocialA presente investigação tem como principal objetivo identificar e refletir sobre os fatores explicativos do sucesso e insucesso escolar nos alunos dos 2º e 3º ciclos de uma Escola Pública do concelho de Câmara de Lobos. O enfoque é dado a aspetos de ordem económica, cultural e familiar. No campo da Política Social, identificou-se algumas políticas educativas implementadas em Portugal, na Região Autónoma da Madeira e no concelho de Câmara de Lobos, de modo a refletir sobre a eficácia da Escola Pública na promoção do sucesso escolar dos alunos. Utilizou-se os métodos qualitativo e quantitativo, nomeadamente a técnica da entrevista semi-estruturada a 3 professores e 2 alunos, a técnica do focus group a 9 adolescentes e um inquérito por questionário a 302 alunos, de ambos os sexos, com idades compreendidas entre os 10 e os 21 anos. Propôs-se estratégias para a promoção do sucesso escolar dos alunos, úteis aos profissionais, às escolas, a outras entidades com competência em matéria de infância e juventude, bem como aos decisores políticos que têm a responsabilidade de definir políticas eficazes. Considerou-se importante implementar na RAM o Projeto TEIP – Territórios Educativos de Intervenção Prioritária, que pressupõe a criação/efetivação de Equipas Multidisciplinares nas Escolas.The main role of this research work is to identify and reflect on explanatory factors of success and failure at school, in students from a public school of Câmara de Lobos. Economic situation, cultural and family reasons are aspects focused on this research. In terms of Social Policy it was identified some educational policies implemented in Portugal, Madeira Island and specifically in Câmara de Lobos to reflect about effectiveness of Public School to promote academic success of students. We used the qualitative and quantitative methods. A semi-structured interview was performed to 3 teachers and 2 students, the focus group technique was used with 9 students and a questionnaire was administered to 302 students, males and females, aged between 10 and 21 years old. Strategies to promote academic success of students were proposed to working professionals, to schools, to other entities with competence in working with children and young people, as well as to politicians who have the responsibility for defining effective policies. It is considered important to implement in Madeira the TEIP Project – Territórios Educativos de Intervenção Prioritária (Educational Territories of Priority Intervention), which involve the creation and execution of Multidisciplinary Teams in Schools.Instituto Superior de Ciências Sociais e PolíticasAmaro, Fausto José RobaloRepositório da Universidade de LisboaAzevedo, Vanessa Abreu2017-03-14T20:44:30Z2017-02-212017-02-21T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/13308TID:201730103porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:43:25Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/13308Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:59:18.406840Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Fatores de sucesso e insucesso escolar:um estudo numa escola pública do Concelho de Câmera de Lobos
title Fatores de sucesso e insucesso escolar:um estudo numa escola pública do Concelho de Câmera de Lobos
spellingShingle Fatores de sucesso e insucesso escolar:um estudo numa escola pública do Concelho de Câmera de Lobos
Azevedo, Vanessa Abreu
Sucesso e insucesso escolar
Escola pública
Contexto socioeconómico
Cultural e familiar
Política Social
Academic Success and Failure at School
Public School
Economic
Cultural and Family Context
Social Policy
title_short Fatores de sucesso e insucesso escolar:um estudo numa escola pública do Concelho de Câmera de Lobos
title_full Fatores de sucesso e insucesso escolar:um estudo numa escola pública do Concelho de Câmera de Lobos
title_fullStr Fatores de sucesso e insucesso escolar:um estudo numa escola pública do Concelho de Câmera de Lobos
title_full_unstemmed Fatores de sucesso e insucesso escolar:um estudo numa escola pública do Concelho de Câmera de Lobos
title_sort Fatores de sucesso e insucesso escolar:um estudo numa escola pública do Concelho de Câmera de Lobos
author Azevedo, Vanessa Abreu
author_facet Azevedo, Vanessa Abreu
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Amaro, Fausto José Robalo
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Azevedo, Vanessa Abreu
dc.subject.por.fl_str_mv Sucesso e insucesso escolar
Escola pública
Contexto socioeconómico
Cultural e familiar
Política Social
Academic Success and Failure at School
Public School
Economic
Cultural and Family Context
Social Policy
topic Sucesso e insucesso escolar
Escola pública
Contexto socioeconómico
Cultural e familiar
Política Social
Academic Success and Failure at School
Public School
Economic
Cultural and Family Context
Social Policy
description Dissertação de Mestrado em Política Social
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-03-14T20:44:30Z
2017-02-21
2017-02-21T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/13308
TID:201730103
url http://hdl.handle.net/10400.5/13308
identifier_str_mv TID:201730103
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131080131870720