Turismo sustentável – os impactos e desafios aos operadores turísticos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/15235 |
Resumo: | Mestrado em Controlo de gestão e dos negócios |
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Turismo sustentável – os impactos e desafios aos operadores turísticosTurismo sustentávelOperadores turísticosCompetitividadeCrescimento económicoCanais de distribuiçãoMercadoPromoção turísticaSustainable tourismTour operatorsCompetitivenessEconomic growthDistribution channelsMarketTourism promotionMestrado em Controlo de gestão e dos negóciosAtualmente, o turismo é assumido como um prodígio global, apoiando-se e sustentando-se em diversos rumos de desenvolvimento, permitindo um crescimento económico a nível nacional e internacional. Considerando os diversos focos do turismo, um dos mais notáveis tem sido o turismo sustentável, denominado como aquele « […] that takes full account of its current and future economic, social and environmental impacts, addressing the needs of visitors, the industry, and the environment and host communities. » (UNEP & UNWTO, 2005, p. 11–12, citado por Zhang & Chan, 2019, p.1) 1. Assim sendo, torna-se imprescindível perceber a situação atual do turismo sustentável relativamente à oferta/procura por parte dos operadores turísticos uma vez que estes agem em conformidade da mesma. Este trabalho tem como objetivo analisar a evolução da oferta turística sustentável em Portugal. Adicionalmente, pretende-se verificar a viabilidade do posicionamento dos operadores turísticos relativamente à competitividade no mercado ao nível dos diversos canais de distribuição, assim como analisar a capacidade do mercado em termos de promoção turística.Nowadays, tourism is assumed as a global prodigy, supporting and sustaining itself in diverse development paths, allowing for national and international economic growth. Considering the various focuses of tourism, one of the most notable has been the sustainable tourism, termed as a form of tourism « […] that takes full account of its current and future economic, social and environmental impacts, addressing the needs of visitors, the industry, and the environment and host communities.” (UNEP & UNWTO, 2005, p. 11–12, cited by Zhang & Chan, 2019, p.1) 2. Therefore, it is essential to understand the current situation of sustainable tourism in relation to the supply/demand of the tour operators once they act accordingly. In this paper, the aim is to analyze the evolution of sustainable tourism offer in Portugal. Additionally, it is intending to verify the viability of the tour operators positioning regarding the market competitiveness in different distribution channels as well as to explore the market capacity in terms of tourism promotion.ISCALSeabra, Fernando Miguel dos Santos HenriquesRCIPLLopes, Ana Luís Alves2023-01-04T11:21:58Z2021-022021-02-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/15235porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:12:32Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/15235Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:22:56.435687Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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