O efeito da sintomatologia de stress traumático no envolvimento parental escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Diana João Beça da
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11328/1994
Resumo: O envolvimento parental escolar é um dos indicadores cruciais para o aumento do sucesso escolar e, simultaneamente, para a diminuição de comportamentos disruptivos por parte dos alunos. Apesar disso, ainda não há evidências de que dificuldades sentidas pelos próprios pais poderão explicar o menor envolvimento parental escolar. Várias condições adversas poderão contribuir para limitar o envolvimento dos pais, especificamente, os sintomas de stress traumático. Neste contexto, este estudo tem como objetivo verificar a natureza da relação entre os sintomas de stress traumático e o envolvimento dos pais na escola. Participaram neste estudo 74 pais, 54 mães (74%) e 19 pais (26%), com idades entre 24 e 50 anos (M = 38,32, DP = 6,19), de escolas do concelho de Penafiel, a norte de Portugal, que responderam ao Questionário do Envolvimento dos Pais na Escola - Versão para pais (QEPE-VPa) avalia o envolvimento parental: em atividades na escola e voluntariado; nas atividades de aprendizagem em casa; na comunicação escola-família; em atividades na escola; e na participação em reuniões de pais. Os participantes preencheram a Escala do Impacto do Acontecimento – Revisto (IES-R) que, por sua vez, avalia os sintomas de stress traumático. Os resultados indicam a presença de uma correlação negativa significativa (r= - .567) entre o stress traumático e a participação dos pais em geral. Outras correlações das subescalas dos instrumentos mostram-se também negativas. O resultado da regressão afirma ainda que, além da contribuição da sintomatologia traumática, o sexo e a escolaridade dos pais também apresentam resultados negativos significativos com o envolvimento parental escolar. Estes resultados destacam a natureza complexa e inter-geracional dos efeitos do stress traumático. Além disso, considera-se que os pais com sintomatologia traumática sejam um importante alvo sobre os programas de envolvimento da escola, particularmente em comunidades altamente traumatizadas. Há necessidade de sensibilizar a comunidade educativa para esta questão. Os resultados são discutidos considerando as limitações, os planos futuros e suas implicações para a prática.
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