O efeito da sintomatologia de stress traumático no envolvimento parental escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Diana João Beça da
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11328/1994
Resumo: O envolvimento parental escolar é um dos indicadores cruciais para o aumento do sucesso escolar e, simultaneamente, para a diminuição de comportamentos disruptivos por parte dos alunos. Apesar disso, ainda não há evidências de que dificuldades sentidas pelos próprios pais poderão explicar o menor envolvimento parental escolar. Várias condições adversas poderão contribuir para limitar o envolvimento dos pais, especificamente, os sintomas de stress traumático. Neste contexto, este estudo tem como objetivo verificar a natureza da relação entre os sintomas de stress traumático e o envolvimento dos pais na escola. Participaram neste estudo 74 pais, 54 mães (74%) e 19 pais (26%), com idades entre 24 e 50 anos (M = 38,32, DP = 6,19), de escolas do concelho de Penafiel, a norte de Portugal, que responderam ao Questionário do Envolvimento dos Pais na Escola - Versão para pais (QEPE-VPa) avalia o envolvimento parental: em atividades na escola e voluntariado; nas atividades de aprendizagem em casa; na comunicação escola-família; em atividades na escola; e na participação em reuniões de pais. Os participantes preencheram a Escala do Impacto do Acontecimento – Revisto (IES-R) que, por sua vez, avalia os sintomas de stress traumático. Os resultados indicam a presença de uma correlação negativa significativa (r= - .567) entre o stress traumático e a participação dos pais em geral. Outras correlações das subescalas dos instrumentos mostram-se também negativas. O resultado da regressão afirma ainda que, além da contribuição da sintomatologia traumática, o sexo e a escolaridade dos pais também apresentam resultados negativos significativos com o envolvimento parental escolar. Estes resultados destacam a natureza complexa e inter-geracional dos efeitos do stress traumático. Além disso, considera-se que os pais com sintomatologia traumática sejam um importante alvo sobre os programas de envolvimento da escola, particularmente em comunidades altamente traumatizadas. Há necessidade de sensibilizar a comunidade educativa para esta questão. Os resultados são discutidos considerando as limitações, os planos futuros e suas implicações para a prática.
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Participaram neste estudo 74 pais, 54 mães (74%) e 19 pais (26%), com idades entre 24 e 50 anos (M = 38,32, DP = 6,19), de escolas do concelho de Penafiel, a norte de Portugal, que responderam ao Questionário do Envolvimento dos Pais na Escola - Versão para pais (QEPE-VPa) avalia o envolvimento parental: em atividades na escola e voluntariado; nas atividades de aprendizagem em casa; na comunicação escola-família; em atividades na escola; e na participação em reuniões de pais. Os participantes preencheram a Escala do Impacto do Acontecimento – Revisto (IES-R) que, por sua vez, avalia os sintomas de stress traumático. Os resultados indicam a presença de uma correlação negativa significativa (r= - .567) entre o stress traumático e a participação dos pais em geral. Outras correlações das subescalas dos instrumentos mostram-se também negativas. O resultado da regressão afirma ainda que, além da contribuição da sintomatologia traumática, o sexo e a escolaridade dos pais também apresentam resultados negativos significativos com o envolvimento parental escolar. Estes resultados destacam a natureza complexa e inter-geracional dos efeitos do stress traumático. Além disso, considera-se que os pais com sintomatologia traumática sejam um importante alvo sobre os programas de envolvimento da escola, particularmente em comunidades altamente traumatizadas. Há necessidade de sensibilizar a comunidade educativa para esta questão. Os resultados são discutidos considerando as limitações, os planos futuros e suas implicações para a prática.Parental involvement on school activities is a known important aspect to promote children school achievement, however there is lack of research on parent’s difficulties that may explain why some parents fail to provide the support that children need. Several adverse conditions may contribute to limit parental involvement, specifically, traumatic stress symptoms. This study aims to verify the nature of the correlations between traumatic stress symptoms and parental school involvement. Participated in this study seventy-four parents, fifty-four mothers (74%) and nineteen fathers (26%), aged between 24 and 50 years (M=38.32, SD=6.19), from schools at Penafiel municipality, northern Portugal, who responded to the questionnaire of Parental Involvement in School - Parent Version (QEPE-VPa), this instrument measures parental involvement in school activities and volunteering, parental involvement in learning activities at home, school-family communication, involvement in activities at school and participation in parents meetings; and the Impact of Event Scale - Revised (IES-R), to measure traumatic stress symptoms. The main result reveals a significant negative correlation (r= -.567) between Traumatic Stress and overall Parental Involvement. Other correlations between instruments sub-scales are also negative. On the linear regression (enter method) with all know important variables to predict parental involvement we included IES-R results as an hypothetic predictor. We find that traumatic stress symptoms are significant predictors even when compared with others, as gender and parental education. The model with those three variables predicts 83.2% of School Parental Involvement. These results highlight the complexity and inter-generational nature of traumatic stress effects. Also, it considers parents traumatic stress as an important target on School Involvement programs, particularly on highly traumatized communities. There is need to raise awareness of this issue on educational community. Results are discussed considering limitations, future plans and implications to practice.2017-12-12T12:44:46Z2017-12-122014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSilva, D. J. B. (2014). O efeito da sintomatologia de stress traumático no envolvimento parental escolar. (Dissertação de Mestrado), Universidade Portucalense, Portugal. Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/1994http://hdl.handle.net/11328/1994Silva, D. J. B. (2014). O efeito da sintomatologia de stress traumático no envolvimento parental escolar. (Dissertação de Mestrado), Universidade Portucalense, Portugal. 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