"Posso jogar à apanhada contigo?": as brincadeiras das crianças no recreio de um jardim de infância e a prática pedagógica
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/16230 |
Resumo: | Relatório de Prática Profissional Supervisionada – Módulo II apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar |
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"Posso jogar à apanhada contigo?": as brincadeiras das crianças no recreio de um jardim de infância e a prática pedagógicaJardim de InfânciaRecreioBrincadeirasPrática pedagógicaKindergartenPlaygroundGamesPedagogical practiceRelatório de Prática Profissional Supervisionada – Módulo II apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-EscolarO presente relatório que aqui alego foi realizado no âmbito da Unidade Curricular Prática Profissional Supervisionada (PPS II) e tem como principal intuito retratar e concomitantemente refletir sobre a prática pedagógica e investigativa que desenvolvi de 17 de outubro de 2022 a 06 de fevereiro de 2023. Este percurso ocorreu na valência de Jardim de Infância com um grupo de 25 crianças com idades compreendidas entre os três e os quatro anos. Foi realizada numa Organização Socioeducativa (OS) de rede privada, em Lisboa que se rege pelo modelo pedagógico do Movimento da Escola Moderna (MEM). Primeiramente será exposto ao leitor a caraterização do contexto em que desenvolvi a minha prática profissional, as intencionalidades assim como a avaliação/reflexão das mesmas. De seguida será apresentada a investigação que incidiu no meu interesse pelas brincadeiras das crianças no recreio e a prática pedagógica. Este interesse surgiu do facto das crianças se apropriarem várias vezes por dia do recreio, revelando-se estes momentos dos mais satisfatórios para elas, pois era evidente a alegria e o entusiasmo das mesmas nesse espaço. Metodologicamente, a investigação centrou-se num estudo de caso, de natureza qualitativa e foram utilizadas diferentes técnicas e instrumentos de recolha de dados nomeadamente a observação participante, fotografia, entrevista focalizada de grupos e entrevista semiestruturada à Educadora Cooperante. Posteriormente à recolha dos dados procedi à sua análise de conteúdo. Importa realçar que os resultados obtidos demonstram que as crianças usufruem várias vezes do recreio e dos recursos que lhes são disponibilizados, sendo que a Educadora Cooperante assume um papel de observadora e intervém quando é requerido pelas crianças ou quando verifica que alguma brincadeira é desadequada para as mesmas. Esta investigação contribuiu muito para a construção da minha identidade profissional e certamente será uma temática que estará presente no meu dia a dia enquanto futura educadora de infância.ABSTRACT The present report was carried out within the scope of the curricular unit Supervised Professional Practice (PPS II) and its main purpose is to portray and reflect on the pedagogical and investigative practice that I developed from October 17, 2022 to February 6, 2023. This course took place in a kindergarten with a group of 25 children aged between three and four years old. It was carried out in a private Social-Educational Organization (OS) in Lisbon that follows the pedagogical model of the Modern School Movement (MEM). At first, the reader will be exposed to the characterization of the context in which I developed my professional practice, the intentions as well as the evaluation/reflection of the same. Then, it will be presented the research focused on my interest in children's play at recess and pedagogical practice. This interest occurred from the fact that the children took over the playground several times a day, and these were the most satisfying moments for them, because their joy and enthusiasm in this space was evident. Methodologically, the research focused on a case study, qualitative in nature, and different techniques and data collection tools were used, namely participant observation, photography, focused group interview and semi-structured interview. After collecting the data, I proceeded to its content analysis. It should be noticed that the results obtained show that children enjoy the playground and the resources available to them several times, and the Cooperating Educator assumes a role of observer and intervenes when requested by the children or when she finds that some play is inappropriate. This research gave me a high contribution to the construction of my professional identity and will certainly be a theme that will be present in my daily life as a future kindergarten teacher.Tomás, Catarina AlmeidaRCIPLGonçalves, Maria Inês Dias2023-06-09T08:22:42Z2023-04-262023-04-26T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/16230TID:203308840porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:14:40Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/16230Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:23:48.234501Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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