Qual o impacto de campanhas de comunicação de marketing de influência no Instagram junto dos consumidores? Estudo de caso da marca A Vaca que Ri

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Antunes, Ana Rita Pinto Pereira
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/41648
Resumo: Num mundo cada vez mais digitalizado, não só as relações humanas têm vindo a sofrer alterações, como também as organizações. O marketing digital passou a ser uma área de relevante destaque que permite potenciar o crescimento e desenvolvimento das mais diversas áreas de negócios. Atualmente, todas as empresas ambicionam marcar presença no online e delineiam estratégias de comunicação que lhes permitem ser reconhecidas de forma mais imediata naquela que passou a ser uma aldeia global. Nesse sentido, outras áreas como o marketing de influência têm vindo a crescer e estabelecer-se enquanto parte da estratégia de comunicação de diversas marcas. Assim, a presente dissertação tem como objetivo analisar e compreender a relação entre as campanhas de marketing de influência no Instagram e o modo como os consumidores portugueses as percecionam e atuam. Esta investigação centrou-se no caso específico da marca A Vaca que ri e, através da realização de uma entrevista exploratória à Brand Manager, a aplicação de inquéritos por questionário a consumidores, e a análise de campanhas de marketing de influência realizadas em 2022, foi possível verificar que a importância atribuída pelos consumidores a esta área é relevante, tal como o papel de destaque que atribuem ao trabalho dos influencers digitais que, através de parcerias e conteúdos publicitários, geram brand awareness e contribuem para o sucesso desta marca centenária e desejo de compra dos produtos na mente dos consumidores.
id RCAP_5a8d2820ea478cc4d599cd844b28ae22
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/41648
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Qual o impacto de campanhas de comunicação de marketing de influência no Instagram junto dos consumidores? Estudo de caso da marca A Vaca que RiComunicação estratégicaMarketing digitalMarketing de influênciaInfluencersComportamento do consumidorStrategic communicationDigital marketingInfluencer marketingConsumer behaviourDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da ComunicaçãoNum mundo cada vez mais digitalizado, não só as relações humanas têm vindo a sofrer alterações, como também as organizações. O marketing digital passou a ser uma área de relevante destaque que permite potenciar o crescimento e desenvolvimento das mais diversas áreas de negócios. Atualmente, todas as empresas ambicionam marcar presença no online e delineiam estratégias de comunicação que lhes permitem ser reconhecidas de forma mais imediata naquela que passou a ser uma aldeia global. Nesse sentido, outras áreas como o marketing de influência têm vindo a crescer e estabelecer-se enquanto parte da estratégia de comunicação de diversas marcas. Assim, a presente dissertação tem como objetivo analisar e compreender a relação entre as campanhas de marketing de influência no Instagram e o modo como os consumidores portugueses as percecionam e atuam. Esta investigação centrou-se no caso específico da marca A Vaca que ri e, através da realização de uma entrevista exploratória à Brand Manager, a aplicação de inquéritos por questionário a consumidores, e a análise de campanhas de marketing de influência realizadas em 2022, foi possível verificar que a importância atribuída pelos consumidores a esta área é relevante, tal como o papel de destaque que atribuem ao trabalho dos influencers digitais que, através de parcerias e conteúdos publicitários, geram brand awareness e contribuem para o sucesso desta marca centenária e desejo de compra dos produtos na mente dos consumidores.In an increasingly digitalized world, not only human relationships have been undergoing changes, but also organizations. Digital marketing has become an important area that allows the growth and development of the most diverse business areas. Currently, all companies aim to mark their presence online and outline communication strategies that allow them to be recognized in a more immediate way in what has become a global village. In this sense, other areas such as influencer marketing have been growing and establishing themselves as part of the strategic communication of several brands. Thus, this dissertation aims to analyze and understand the relationship between influencer marketing campaigns on Instagram and how Portuguese consumers perceive and act on them. This research focused on the specific case of the brand A Vaca que ri and, through an exploratory interview to the Brand Manager, the application of questionnaire surveys to consumers, and the analysis of influencer marketing campaigns carried out in 2022, it was possible to verify that the importance attributed by consumers to this area is relevant, as well as the prominent role they attribute to the work of digital influencers who, through partnerships and advertising content, generate brand awareness and contribute to the success of this century-old brand and the desire to buy the products in the consumers' minds.Simão, João Duarte Borges Martins de VasconcelosVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaAntunes, Ana Rita Pinto Pereira2023-07-11T14:19:12Z2023-02-062022-092023-02-06T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/41648TID:203328183porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:47:15Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/41648Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:34:18.754836Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Qual o impacto de campanhas de comunicação de marketing de influência no Instagram junto dos consumidores? Estudo de caso da marca A Vaca que Ri
title Qual o impacto de campanhas de comunicação de marketing de influência no Instagram junto dos consumidores? Estudo de caso da marca A Vaca que Ri
spellingShingle Qual o impacto de campanhas de comunicação de marketing de influência no Instagram junto dos consumidores? Estudo de caso da marca A Vaca que Ri
Antunes, Ana Rita Pinto Pereira
Comunicação estratégica
Marketing digital
Marketing de influência
Influencers
Comportamento do consumidor
Strategic communication
Digital marketing
Influencer marketing
Consumer behaviour
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
title_short Qual o impacto de campanhas de comunicação de marketing de influência no Instagram junto dos consumidores? Estudo de caso da marca A Vaca que Ri
title_full Qual o impacto de campanhas de comunicação de marketing de influência no Instagram junto dos consumidores? Estudo de caso da marca A Vaca que Ri
title_fullStr Qual o impacto de campanhas de comunicação de marketing de influência no Instagram junto dos consumidores? Estudo de caso da marca A Vaca que Ri
title_full_unstemmed Qual o impacto de campanhas de comunicação de marketing de influência no Instagram junto dos consumidores? Estudo de caso da marca A Vaca que Ri
title_sort Qual o impacto de campanhas de comunicação de marketing de influência no Instagram junto dos consumidores? Estudo de caso da marca A Vaca que Ri
author Antunes, Ana Rita Pinto Pereira
author_facet Antunes, Ana Rita Pinto Pereira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Simão, João Duarte Borges Martins de Vasconcelos
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Antunes, Ana Rita Pinto Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação estratégica
Marketing digital
Marketing de influência
Influencers
Comportamento do consumidor
Strategic communication
Digital marketing
Influencer marketing
Consumer behaviour
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
topic Comunicação estratégica
Marketing digital
Marketing de influência
Influencers
Comportamento do consumidor
Strategic communication
Digital marketing
Influencer marketing
Consumer behaviour
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
description Num mundo cada vez mais digitalizado, não só as relações humanas têm vindo a sofrer alterações, como também as organizações. O marketing digital passou a ser uma área de relevante destaque que permite potenciar o crescimento e desenvolvimento das mais diversas áreas de negócios. Atualmente, todas as empresas ambicionam marcar presença no online e delineiam estratégias de comunicação que lhes permitem ser reconhecidas de forma mais imediata naquela que passou a ser uma aldeia global. Nesse sentido, outras áreas como o marketing de influência têm vindo a crescer e estabelecer-se enquanto parte da estratégia de comunicação de diversas marcas. Assim, a presente dissertação tem como objetivo analisar e compreender a relação entre as campanhas de marketing de influência no Instagram e o modo como os consumidores portugueses as percecionam e atuam. Esta investigação centrou-se no caso específico da marca A Vaca que ri e, através da realização de uma entrevista exploratória à Brand Manager, a aplicação de inquéritos por questionário a consumidores, e a análise de campanhas de marketing de influência realizadas em 2022, foi possível verificar que a importância atribuída pelos consumidores a esta área é relevante, tal como o papel de destaque que atribuem ao trabalho dos influencers digitais que, através de parcerias e conteúdos publicitários, geram brand awareness e contribuem para o sucesso desta marca centenária e desejo de compra dos produtos na mente dos consumidores.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-09
2023-07-11T14:19:12Z
2023-02-06
2023-02-06T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/41648
TID:203328183
url http://hdl.handle.net/10400.14/41648
identifier_str_mv TID:203328183
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132069658361856