Qual o impacto de campanhas de comunicação de marketing de influência no Instagram junto dos consumidores? Estudo de caso da marca A Vaca que Ri
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/41648 |
Resumo: | Num mundo cada vez mais digitalizado, não só as relações humanas têm vindo a sofrer alterações, como também as organizações. O marketing digital passou a ser uma área de relevante destaque que permite potenciar o crescimento e desenvolvimento das mais diversas áreas de negócios. Atualmente, todas as empresas ambicionam marcar presença no online e delineiam estratégias de comunicação que lhes permitem ser reconhecidas de forma mais imediata naquela que passou a ser uma aldeia global. Nesse sentido, outras áreas como o marketing de influência têm vindo a crescer e estabelecer-se enquanto parte da estratégia de comunicação de diversas marcas. Assim, a presente dissertação tem como objetivo analisar e compreender a relação entre as campanhas de marketing de influência no Instagram e o modo como os consumidores portugueses as percecionam e atuam. Esta investigação centrou-se no caso específico da marca A Vaca que ri e, através da realização de uma entrevista exploratória à Brand Manager, a aplicação de inquéritos por questionário a consumidores, e a análise de campanhas de marketing de influência realizadas em 2022, foi possível verificar que a importância atribuída pelos consumidores a esta área é relevante, tal como o papel de destaque que atribuem ao trabalho dos influencers digitais que, através de parcerias e conteúdos publicitários, geram brand awareness e contribuem para o sucesso desta marca centenária e desejo de compra dos produtos na mente dos consumidores. |
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Qual o impacto de campanhas de comunicação de marketing de influência no Instagram junto dos consumidores? Estudo de caso da marca A Vaca que RiComunicação estratégicaMarketing digitalMarketing de influênciaInfluencersComportamento do consumidorStrategic communicationDigital marketingInfluencer marketingConsumer behaviourDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da ComunicaçãoNum mundo cada vez mais digitalizado, não só as relações humanas têm vindo a sofrer alterações, como também as organizações. O marketing digital passou a ser uma área de relevante destaque que permite potenciar o crescimento e desenvolvimento das mais diversas áreas de negócios. Atualmente, todas as empresas ambicionam marcar presença no online e delineiam estratégias de comunicação que lhes permitem ser reconhecidas de forma mais imediata naquela que passou a ser uma aldeia global. Nesse sentido, outras áreas como o marketing de influência têm vindo a crescer e estabelecer-se enquanto parte da estratégia de comunicação de diversas marcas. Assim, a presente dissertação tem como objetivo analisar e compreender a relação entre as campanhas de marketing de influência no Instagram e o modo como os consumidores portugueses as percecionam e atuam. Esta investigação centrou-se no caso específico da marca A Vaca que ri e, através da realização de uma entrevista exploratória à Brand Manager, a aplicação de inquéritos por questionário a consumidores, e a análise de campanhas de marketing de influência realizadas em 2022, foi possível verificar que a importância atribuída pelos consumidores a esta área é relevante, tal como o papel de destaque que atribuem ao trabalho dos influencers digitais que, através de parcerias e conteúdos publicitários, geram brand awareness e contribuem para o sucesso desta marca centenária e desejo de compra dos produtos na mente dos consumidores.In an increasingly digitalized world, not only human relationships have been undergoing changes, but also organizations. Digital marketing has become an important area that allows the growth and development of the most diverse business areas. Currently, all companies aim to mark their presence online and outline communication strategies that allow them to be recognized in a more immediate way in what has become a global village. In this sense, other areas such as influencer marketing have been growing and establishing themselves as part of the strategic communication of several brands. Thus, this dissertation aims to analyze and understand the relationship between influencer marketing campaigns on Instagram and how Portuguese consumers perceive and act on them. This research focused on the specific case of the brand A Vaca que ri and, through an exploratory interview to the Brand Manager, the application of questionnaire surveys to consumers, and the analysis of influencer marketing campaigns carried out in 2022, it was possible to verify that the importance attributed by consumers to this area is relevant, as well as the prominent role they attribute to the work of digital influencers who, through partnerships and advertising content, generate brand awareness and contribute to the success of this century-old brand and the desire to buy the products in the consumers' minds.Simão, João Duarte Borges Martins de VasconcelosVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaAntunes, Ana Rita Pinto Pereira2023-07-11T14:19:12Z2023-02-062022-092023-02-06T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/41648TID:203328183porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-09-06T12:42:43Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/41648Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-09-06T12:42:43Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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