O marketing de influência na indústria vinícola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Madeira, Maria Barreto Sajara
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/27846
Resumo: Mestrado Bolonha em Gestão e Estratégia Industrial
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spelling O marketing de influência na indústria vinícolaMarketing DigitalMarketing de influênciaVinhoInfluenciadoresDigital MarketingInfluencer MarketingWineInfluencersMestrado Bolonha em Gestão e Estratégia IndustrialO presente estudo tem como objetivo perceber de que forma o marketing de influência impacta a indústria vinícola, compreender a estratégia por detrás do mesmo, qual o ascendente deste sobre o relacionamento das empresas com os seus clientes e, consequentemente, de que forma afeta o seu volume de negócios. Para a realização da investigação foi utilizada a metodologia de estudo de casos e foram escolhidas as empresas Sogrape e João Portugal Ramos devido à forte utilização deste tipo de comunicação. Os resultados obtidos resultaram da triangulação entre dados recolhidos a partir das entrevistas aos responsáveis de marketing de cada uma das empresas, uma das agências utilizada por uma das empresas, assim como de um influenciador e clientes. Deste modo foi possível compreender de que forma se utiliza, o que implica e o impacto que tem o marketing de influência na indústria vinícola. O estudo permitiu concluir que, as empresas deste setor, apenas utilizam o marketing de influência como mais um canal de comunicação, não tendo relação direta relevante no volume de negócios, o objetivo final é o aumento do conhecimento e reconhecimento das marcas.The present study aims to understand how influence marketing impacts the wine industry. As well to understand the strategy behind influence marketing, how it impacts the relationship of companies with their customers and how, consequently, affects turnover. To carry out the investigation, the methodology used was the analysis of a case study and the chosen companies were Sogrape and João Portugal Ramos due to their strong use of this type of communication. The outcomes acquired resulted from the triangulation between data obtained from interviews with the marketing managers of each company, one of the agencies used by one of them, as well as an influencer and customers. Thus, it was possible to understand how it is used, what it implies, and what is the impact that influence marketing has in the wine industry. The study allowed us to conclude that companies in this sector only use influence marketing as another communication channel not having, therefore, a relevant direct connection in turnover, what they want to increase is brand awareness and recognition.Instituto Superior de Economia e GestãoNevado, Pedro PicalugaRepositório da Universidade de LisboaMadeira, Maria Barreto Sajara2023-12-31T01:30:19Z2022-102022-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/27846porMadeira, Maria Barreto Sajara (2022). “O marketing de influência na indústria vinícola”. Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-07T01:36:24Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/27846Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:59:49.862461Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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