A aprendizagem da matemática fora da sala de aula
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/15705 |
Resumo: | Relatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico |
id |
RCAP_5a9227eec2f08583058e8067c91f9a8b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/15705 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A aprendizagem da matemática fora da sala de aulaAprendizagem ativaAprendizagem significativaCompetências matemáticas.Active learningSignificative learningMathematical skillsRelatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino BásicoO presente relatório foi desenvolvido no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB. A investigação que se apresenta, subordinada ao tema “A aprendizagem da Matemática fora da sala de aula” teve como objetivo compreender o contributo das atividades realizadas fora da sala de aula para a aprendizagem significativa da matemática, por parte de alunos do 1º CEB, tendo sido formuladas as seguintes questões: (i) De que modo os alunos reconhecem a matemática nas atividades realizadas fora da sala de aula?; (ii) Como é que as atividades desenvolvidas fora da sala de aula contribuem para a compreensão pelos alunos dos conteúdos matemáticos abordados?. A metodologia utilizada foi de natureza qualitativa interpretativa, tendo como técnicas de recolha de dados a observação direta e participante, a entrevista focus group e a recolha documental e como instrumentos os registos dos alunos, as notas de campo, a gravação áudio da entrevista e os registos fotográficos. Os resultados do estudo demonstraram que as atividades realizadas fora da sala de aula contribuem para uma aprendizagem significativa da matemática, levando os alunos ao reconhecimento da matemática no mundo que os rodeia e à compreensão dos conteúdos matemáticos através do contacto experiencial.The present report is developed within the scope of the Curricular Unit of Supervised Teaching Practice II, of the Master's in Teaching of the 1st Cycle of Basic Education (CEB) and of Mathematics and Natural Sciences in the 2nd CEB. The investigation that is presented, subordinated to the theme "The learning of mathematics outside the classroom", had as objective to understand the contribution the activities performed outside the classroom for significative learning of mathematics, by students of the 1st CEB. The following questions were formulated: (i) How do students recognize mathematics in activities outside the classroom?; (ii) How do the activities developed outside the classroom contribute to the students' understanding of the mathematical contents covered?. The methodology used had an interpretive qualitative nature,. It was used the following data collection techniques: direct and participant observation, interview focus group and documentary collection.The data collection instruments were student records, field notes, audio recording of the interview and photographic records. The results of the study showed that the activities performed outside the classroom contribute to meaningful learning of mathematics, leading students to recognition of mathematics in the world that surrounds them and to understanding of mathematical content through experiential contact.Rodrigues, MargaridaRCIPLSantos, Andreia Sofia Rodrigues dos2023-02-24T10:38:17Z2022-07-152022-07-15T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/15705TID:203194292porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:13:33Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/15705Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:23:19.962765Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A aprendizagem da matemática fora da sala de aula |
title |
A aprendizagem da matemática fora da sala de aula |
spellingShingle |
A aprendizagem da matemática fora da sala de aula Santos, Andreia Sofia Rodrigues dos Aprendizagem ativa Aprendizagem significativa Competências matemáticas. Active learning Significative learning Mathematical skills |
title_short |
A aprendizagem da matemática fora da sala de aula |
title_full |
A aprendizagem da matemática fora da sala de aula |
title_fullStr |
A aprendizagem da matemática fora da sala de aula |
title_full_unstemmed |
A aprendizagem da matemática fora da sala de aula |
title_sort |
A aprendizagem da matemática fora da sala de aula |
author |
Santos, Andreia Sofia Rodrigues dos |
author_facet |
Santos, Andreia Sofia Rodrigues dos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Rodrigues, Margarida RCIPL |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Andreia Sofia Rodrigues dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem ativa Aprendizagem significativa Competências matemáticas. Active learning Significative learning Mathematical skills |
topic |
Aprendizagem ativa Aprendizagem significativa Competências matemáticas. Active learning Significative learning Mathematical skills |
description |
Relatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-07-15 2022-07-15T00:00:00Z 2023-02-24T10:38:17Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.21/15705 TID:203194292 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.21/15705 |
identifier_str_mv |
TID:203194292 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133506027126784 |