Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico: vivências e práticas de envolvimento das famílias na educação escolar das crianças
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/16073 |
Resumo: | No presente relatório são retratadas e refletidas as vivências e aprendizagens adquiridas ao longo da Prática de Ensino Supervisionada no Pré-escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Ambas foram desenvolvidas na Escola Básica Integrada com Jardim de Infância da Malagueira. Relativamente à prática educativa em Educação Pré-escolar, foi realizada numa sala de atividades com crianças dos três aos seis anos de idade e, ao 1.º Ciclo, numa turma do 3.º ano de escolaridade. No primeiro ponto do relatório consta um enquadramento teórico cuja temática lembra que o envolvimento das famílias, na educação escolar das crianças, serve os seus interesses remetendo para uma prática pedagógica que visa aprendizagens de qualidade. Dá a conhecer-se que as dimensões reflexiva e investigativa sustentam aprendizagens, indo ao encontro do que se pretende que eu venha a ser enquanto educadora/professora; ABSTRACT: In this report I present and reflect on the experiences and learnings acquired throughout my Supervised Teaching Practice in Pre-School and Primary School. Both were developed in the Integrated Primary School with Pre-School in Malagueira. In regard to educational practices in Pre-School Education, it was held in an activities room with children from three to six years old. At the Primary School, it regards a third graders class room. The first section of the report is the theoretical foundation to the theme which evokes to the involvement of families in children's schooling, favoring their interests by referring to pedagogical practice that aims at quality learning. I expose the reflective and investigative considerations that support my learning's, to stress what I intended to become as an educator/teacher. |
id |
RCAP_5aa5cfb754903d94beeb2364affffbe6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/16073 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico: vivências e práticas de envolvimento das famílias na educação escolar das criançasPré-escolar1.º CicloPrática educativaEnvolvimento das famíliasPre-schoolPrimary SchoolEducational practiceInvolvement of familiesNo presente relatório são retratadas e refletidas as vivências e aprendizagens adquiridas ao longo da Prática de Ensino Supervisionada no Pré-escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Ambas foram desenvolvidas na Escola Básica Integrada com Jardim de Infância da Malagueira. Relativamente à prática educativa em Educação Pré-escolar, foi realizada numa sala de atividades com crianças dos três aos seis anos de idade e, ao 1.º Ciclo, numa turma do 3.º ano de escolaridade. No primeiro ponto do relatório consta um enquadramento teórico cuja temática lembra que o envolvimento das famílias, na educação escolar das crianças, serve os seus interesses remetendo para uma prática pedagógica que visa aprendizagens de qualidade. Dá a conhecer-se que as dimensões reflexiva e investigativa sustentam aprendizagens, indo ao encontro do que se pretende que eu venha a ser enquanto educadora/professora; ABSTRACT: In this report I present and reflect on the experiences and learnings acquired throughout my Supervised Teaching Practice in Pre-School and Primary School. Both were developed in the Integrated Primary School with Pre-School in Malagueira. In regard to educational practices in Pre-School Education, it was held in an activities room with children from three to six years old. At the Primary School, it regards a third graders class room. The first section of the report is the theoretical foundation to the theme which evokes to the involvement of families in children's schooling, favoring their interests by referring to pedagogical practice that aims at quality learning. I expose the reflective and investigative considerations that support my learning's, to stress what I intended to become as an educator/teacher.Universidade de Évora2015-10-22T10:45:20Z2015-10-222013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/16073http://hdl.handle.net/10174/16073porDepartamento de Pedagogia e Educaçãoteses@bib.uevora.pt679Pascoal, Mariana Gonçalvesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:02:32Zoai:dspace.uevora.pt:10174/16073Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:08:32.798863Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico: vivências e práticas de envolvimento das famílias na educação escolar das crianças |
title |
Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico: vivências e práticas de envolvimento das famílias na educação escolar das crianças |
spellingShingle |
Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico: vivências e práticas de envolvimento das famílias na educação escolar das crianças Pascoal, Mariana Gonçalves Pré-escolar 1.º Ciclo Prática educativa Envolvimento das famílias Pre-school Primary School Educational practice Involvement of families |
title_short |
Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico: vivências e práticas de envolvimento das famílias na educação escolar das crianças |
title_full |
Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico: vivências e práticas de envolvimento das famílias na educação escolar das crianças |
title_fullStr |
Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico: vivências e práticas de envolvimento das famílias na educação escolar das crianças |
title_full_unstemmed |
Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico: vivências e práticas de envolvimento das famílias na educação escolar das crianças |
title_sort |
Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico: vivências e práticas de envolvimento das famílias na educação escolar das crianças |
author |
Pascoal, Mariana Gonçalves |
author_facet |
Pascoal, Mariana Gonçalves |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pascoal, Mariana Gonçalves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pré-escolar 1.º Ciclo Prática educativa Envolvimento das famílias Pre-school Primary School Educational practice Involvement of families |
topic |
Pré-escolar 1.º Ciclo Prática educativa Envolvimento das famílias Pre-school Primary School Educational practice Involvement of families |
description |
No presente relatório são retratadas e refletidas as vivências e aprendizagens adquiridas ao longo da Prática de Ensino Supervisionada no Pré-escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Ambas foram desenvolvidas na Escola Básica Integrada com Jardim de Infância da Malagueira. Relativamente à prática educativa em Educação Pré-escolar, foi realizada numa sala de atividades com crianças dos três aos seis anos de idade e, ao 1.º Ciclo, numa turma do 3.º ano de escolaridade. No primeiro ponto do relatório consta um enquadramento teórico cuja temática lembra que o envolvimento das famílias, na educação escolar das crianças, serve os seus interesses remetendo para uma prática pedagógica que visa aprendizagens de qualidade. Dá a conhecer-se que as dimensões reflexiva e investigativa sustentam aprendizagens, indo ao encontro do que se pretende que eu venha a ser enquanto educadora/professora; ABSTRACT: In this report I present and reflect on the experiences and learnings acquired throughout my Supervised Teaching Practice in Pre-School and Primary School. Both were developed in the Integrated Primary School with Pre-School in Malagueira. In regard to educational practices in Pre-School Education, it was held in an activities room with children from three to six years old. At the Primary School, it regards a third graders class room. The first section of the report is the theoretical foundation to the theme which evokes to the involvement of families in children's schooling, favoring their interests by referring to pedagogical practice that aims at quality learning. I expose the reflective and investigative considerations that support my learning's, to stress what I intended to become as an educator/teacher. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-01-01T00:00:00Z 2015-10-22T10:45:20Z 2015-10-22 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/16073 http://hdl.handle.net/10174/16073 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/16073 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Departamento de Pedagogia e Educação teses@bib.uevora.pt 679 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136568052547584 |