Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico: vivências e práticas de envolvimento das famílias na educação escolar das crianças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pascoal, Mariana Gonçalves
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/16073
Resumo: No presente relatório são retratadas e refletidas as vivências e aprendizagens adquiridas ao longo da Prática de Ensino Supervisionada no Pré-escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Ambas foram desenvolvidas na Escola Básica Integrada com Jardim de Infância da Malagueira. Relativamente à prática educativa em Educação Pré-escolar, foi realizada numa sala de atividades com crianças dos três aos seis anos de idade e, ao 1.º Ciclo, numa turma do 3.º ano de escolaridade. No primeiro ponto do relatório consta um enquadramento teórico cuja temática lembra que o envolvimento das famílias, na educação escolar das crianças, serve os seus interesses remetendo para uma prática pedagógica que visa aprendizagens de qualidade. Dá a conhecer-se que as dimensões reflexiva e investigativa sustentam aprendizagens, indo ao encontro do que se pretende que eu venha a ser enquanto educadora/professora; ABSTRACT: In this report I present and reflect on the experiences and learnings acquired throughout my Supervised Teaching Practice in Pre-School and Primary School. Both were developed in the Integrated Primary School with Pre-School in Malagueira. In regard to educational practices in Pre-School Education, it was held in an activities room with children from three to six years old. At the Primary School, it regards a third graders class room. The first section of the report is the theoretical foundation to the theme which evokes to the involvement of families in children's schooling, favoring their interests by referring to pedagogical practice that aims at quality learning. I expose the reflective and investigative considerations that support my learning's, to stress what I intended to become as an educator/teacher.
id RCAP_5aa5cfb754903d94beeb2364affffbe6
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/16073
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico: vivências e práticas de envolvimento das famílias na educação escolar das criançasPré-escolar1.º CicloPrática educativaEnvolvimento das famíliasPre-schoolPrimary SchoolEducational practiceInvolvement of familiesNo presente relatório são retratadas e refletidas as vivências e aprendizagens adquiridas ao longo da Prática de Ensino Supervisionada no Pré-escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Ambas foram desenvolvidas na Escola Básica Integrada com Jardim de Infância da Malagueira. Relativamente à prática educativa em Educação Pré-escolar, foi realizada numa sala de atividades com crianças dos três aos seis anos de idade e, ao 1.º Ciclo, numa turma do 3.º ano de escolaridade. No primeiro ponto do relatório consta um enquadramento teórico cuja temática lembra que o envolvimento das famílias, na educação escolar das crianças, serve os seus interesses remetendo para uma prática pedagógica que visa aprendizagens de qualidade. Dá a conhecer-se que as dimensões reflexiva e investigativa sustentam aprendizagens, indo ao encontro do que se pretende que eu venha a ser enquanto educadora/professora; ABSTRACT: In this report I present and reflect on the experiences and learnings acquired throughout my Supervised Teaching Practice in Pre-School and Primary School. Both were developed in the Integrated Primary School with Pre-School in Malagueira. In regard to educational practices in Pre-School Education, it was held in an activities room with children from three to six years old. At the Primary School, it regards a third graders class room. The first section of the report is the theoretical foundation to the theme which evokes to the involvement of families in children's schooling, favoring their interests by referring to pedagogical practice that aims at quality learning. I expose the reflective and investigative considerations that support my learning's, to stress what I intended to become as an educator/teacher.Universidade de Évora2015-10-22T10:45:20Z2015-10-222013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/16073http://hdl.handle.net/10174/16073porDepartamento de Pedagogia e Educaçãoteses@bib.uevora.pt679Pascoal, Mariana Gonçalvesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:02:32Zoai:dspace.uevora.pt:10174/16073Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:08:32.798863Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico: vivências e práticas de envolvimento das famílias na educação escolar das crianças
title Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico: vivências e práticas de envolvimento das famílias na educação escolar das crianças
spellingShingle Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico: vivências e práticas de envolvimento das famílias na educação escolar das crianças
Pascoal, Mariana Gonçalves
Pré-escolar
1.º Ciclo
Prática educativa
Envolvimento das famílias
Pre-school
Primary School
Educational practice
Involvement of families
title_short Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico: vivências e práticas de envolvimento das famílias na educação escolar das crianças
title_full Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico: vivências e práticas de envolvimento das famílias na educação escolar das crianças
title_fullStr Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico: vivências e práticas de envolvimento das famílias na educação escolar das crianças
title_full_unstemmed Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico: vivências e práticas de envolvimento das famílias na educação escolar das crianças
title_sort Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico: vivências e práticas de envolvimento das famílias na educação escolar das crianças
author Pascoal, Mariana Gonçalves
author_facet Pascoal, Mariana Gonçalves
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pascoal, Mariana Gonçalves
dc.subject.por.fl_str_mv Pré-escolar
1.º Ciclo
Prática educativa
Envolvimento das famílias
Pre-school
Primary School
Educational practice
Involvement of families
topic Pré-escolar
1.º Ciclo
Prática educativa
Envolvimento das famílias
Pre-school
Primary School
Educational practice
Involvement of families
description No presente relatório são retratadas e refletidas as vivências e aprendizagens adquiridas ao longo da Prática de Ensino Supervisionada no Pré-escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Ambas foram desenvolvidas na Escola Básica Integrada com Jardim de Infância da Malagueira. Relativamente à prática educativa em Educação Pré-escolar, foi realizada numa sala de atividades com crianças dos três aos seis anos de idade e, ao 1.º Ciclo, numa turma do 3.º ano de escolaridade. No primeiro ponto do relatório consta um enquadramento teórico cuja temática lembra que o envolvimento das famílias, na educação escolar das crianças, serve os seus interesses remetendo para uma prática pedagógica que visa aprendizagens de qualidade. Dá a conhecer-se que as dimensões reflexiva e investigativa sustentam aprendizagens, indo ao encontro do que se pretende que eu venha a ser enquanto educadora/professora; ABSTRACT: In this report I present and reflect on the experiences and learnings acquired throughout my Supervised Teaching Practice in Pre-School and Primary School. Both were developed in the Integrated Primary School with Pre-School in Malagueira. In regard to educational practices in Pre-School Education, it was held in an activities room with children from three to six years old. At the Primary School, it regards a third graders class room. The first section of the report is the theoretical foundation to the theme which evokes to the involvement of families in children's schooling, favoring their interests by referring to pedagogical practice that aims at quality learning. I expose the reflective and investigative considerations that support my learning's, to stress what I intended to become as an educator/teacher.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-01T00:00:00Z
2015-10-22T10:45:20Z
2015-10-22
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/16073
http://hdl.handle.net/10174/16073
url http://hdl.handle.net/10174/16073
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Pedagogia e Educação
teses@bib.uevora.pt
679
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136568052547584