Relatório de estágio pedagógico: Escola Secundária Frei Heitor Pinto
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/3283 |
Resumo: | Capítulo 1. O estágio pedagógico é um processo fundamental na conclusão do Mestrado Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, onde é possível colocar em prática todos os métodos e técnicas aprendidas anteriormente, através do contato com a realidade escolar e com toda a comunidade envolvente. Neste relatório é descrito todo o decurso do estágio pedagógico realizado na Escola Secundária Frei Heitor Pinto, no ano letivo 2011-2012. Para além da caracterização da Escola e da amostra, é descrito todo o processo de lecionação de cada unidade didática. As atividades organizadas quer pelo grupo de Educação Física quer pelo grupo de estágio, são também descritas. Ainda na intervenção do grupo de estágio são referidos aspetos fundamentais a ter em conta na direção de turma, assim como, as tarefas necessárias e realizadas por cada estagiário neste âmbito. No que diz respeito ao Desporto Escolar, cada estagiário ficou afeto a um grupo equipa, acompanhando os treinos e competição. Capítulo 2. A prática desportiva é fundamental para a promoção de uma vida saudável. Deste modo é imprescindível incutir nos jovens em idade escolar que o exercício físico é capital para um crescimento e uma idade adulta saudável. A aptidão aeróbia é uma variável fulcral da aptidão física sendo medida em vários estudos através do teste Vaivém, colocando a amostra em Zona Saudável (ZS) e Zona Não Saudável (ZNS) mediante os percursos de 20 metros realizados e a idade da amostra. Segundo os testes realizados, neste e noutros estudos similares, verificamos que a prática desportiva para além das aulas de Educação Física (Grupo2) torna-se fundamental para a uma vida ativa e saudável, comparativamente com os alunos que apenas mantêm como prática desportiva, as aulas de Educação Física (Grupo1). Pois, de acordo com a análise dos resultados, aferimos que cerca de 72 alunos pertencentes ao Grupo2 estão enquadrados na ZS, e do Grupo1 temos apenas 15 alunos na ZS. Para esta análise foi sempre considerado um valor de significância p <0,05. Assim, concluímos que a prática de atividades desportivas para além das aulas de Educação Física é essencial para uma favorável aptidão aeróbia e aptidão física, e consequentemente, uma vida saudável. |
id |
RCAP_5afa84cb0b53fe6c19408a4705c9086b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/3283 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório de estágio pedagógico: Escola Secundária Frei Heitor PintoEducação física - Estágio pedagógicoPrática desportiva - Ensino secundárioAptidão física - Jovens - Aptidão aeróbiaCapítulo 1. O estágio pedagógico é um processo fundamental na conclusão do Mestrado Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, onde é possível colocar em prática todos os métodos e técnicas aprendidas anteriormente, através do contato com a realidade escolar e com toda a comunidade envolvente. Neste relatório é descrito todo o decurso do estágio pedagógico realizado na Escola Secundária Frei Heitor Pinto, no ano letivo 2011-2012. Para além da caracterização da Escola e da amostra, é descrito todo o processo de lecionação de cada unidade didática. As atividades organizadas quer pelo grupo de Educação Física quer pelo grupo de estágio, são também descritas. Ainda na intervenção do grupo de estágio são referidos aspetos fundamentais a ter em conta na direção de turma, assim como, as tarefas necessárias e realizadas por cada estagiário neste âmbito. No que diz respeito ao Desporto Escolar, cada estagiário ficou afeto a um grupo equipa, acompanhando os treinos e competição. Capítulo 2. A prática desportiva é fundamental para a promoção de uma vida saudável. Deste modo é imprescindível incutir nos jovens em idade escolar que o exercício físico é capital para um crescimento e uma idade adulta saudável. A aptidão aeróbia é uma variável fulcral da aptidão física sendo medida em vários estudos através do teste Vaivém, colocando a amostra em Zona Saudável (ZS) e Zona Não Saudável (ZNS) mediante os percursos de 20 metros realizados e a idade da amostra. Segundo os testes realizados, neste e noutros estudos similares, verificamos que a prática desportiva para além das aulas de Educação Física (Grupo2) torna-se fundamental para a uma vida ativa e saudável, comparativamente com os alunos que apenas mantêm como prática desportiva, as aulas de Educação Física (Grupo1). Pois, de acordo com a análise dos resultados, aferimos que cerca de 72 alunos pertencentes ao Grupo2 estão enquadrados na ZS, e do Grupo1 temos apenas 15 alunos na ZS. Para esta análise foi sempre considerado um valor de significância p <0,05. Assim, concluímos que a prática de atividades desportivas para além das aulas de Educação Física é essencial para uma favorável aptidão aeróbia e aptidão física, e consequentemente, uma vida saudável.Chapter 1. Teacher training is an important process when concluding the Masters in Teaching of Physical Education in High school and where we can use all the methods and techniques previously learned, through the contact with the reality of a school and all its surrounding community. This report describes all the teaching training done at the Frei Heitor Pinto High school, in the year of 2011-2012. Besides characterizing the school and the sample is described all the teaching process for each unit. The activities organized by the group of Physical Education as well as by the trainees are also described here. Also in the area of intervention of the trainees very important aspects of class direction and tasks performed by each of them are mentioned. In what concerns School Sports each trainee worked with a group / team and accompanied them to practices and competitions. Chapter 2. The sport is essential to promote a healthy lifestyle. Therefore it is necessary to instill in young people of school age that physical exercise is essential for growth and a healthy adulthood. The aerobic fitness is a key variable of the physical fitness is measured in several studies 20-m Shuttle Run Test through the test by placing the sample in Healthy Fitness Zone (HFZ) and Unhealthy Fitness Zone (UFZ) through the pathways 20 feet made and age of the sample. According to tests conducted in this and other similar studies, we found that the sport beyond the Physical Education classes (Group 2) becomes essential for an active and healthy life, compared with students who only hold as sports, the Physical Education classes (Group 1). For, according to the analysis of the results, we verified that about 72 students belonging to Group 2 are framed in HFZ, and Group1 have only 15 students in HFZ. For this analysis has always been considered a significance level p <0.05. Thus, we conclude that the practice of sports activities in addition to physical education classes is essential for a favorable aerobic fitness and physical fitness, and therefore a healthy life.Martins, Júlio Manuel CardosouBibliorumPinho, Elsa Isabel Cesário Pina2015-04-16T10:51:41Z2012-062012-06-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/3283porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:39:38Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/3283Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:44:44.926573Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório de estágio pedagógico: Escola Secundária Frei Heitor Pinto |
title |
Relatório de estágio pedagógico: Escola Secundária Frei Heitor Pinto |
spellingShingle |
Relatório de estágio pedagógico: Escola Secundária Frei Heitor Pinto Pinho, Elsa Isabel Cesário Pina Educação física - Estágio pedagógico Prática desportiva - Ensino secundário Aptidão física - Jovens - Aptidão aeróbia |
title_short |
Relatório de estágio pedagógico: Escola Secundária Frei Heitor Pinto |
title_full |
Relatório de estágio pedagógico: Escola Secundária Frei Heitor Pinto |
title_fullStr |
Relatório de estágio pedagógico: Escola Secundária Frei Heitor Pinto |
title_full_unstemmed |
Relatório de estágio pedagógico: Escola Secundária Frei Heitor Pinto |
title_sort |
Relatório de estágio pedagógico: Escola Secundária Frei Heitor Pinto |
author |
Pinho, Elsa Isabel Cesário Pina |
author_facet |
Pinho, Elsa Isabel Cesário Pina |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Martins, Júlio Manuel Cardoso uBibliorum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pinho, Elsa Isabel Cesário Pina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação física - Estágio pedagógico Prática desportiva - Ensino secundário Aptidão física - Jovens - Aptidão aeróbia |
topic |
Educação física - Estágio pedagógico Prática desportiva - Ensino secundário Aptidão física - Jovens - Aptidão aeróbia |
description |
Capítulo 1. O estágio pedagógico é um processo fundamental na conclusão do Mestrado Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, onde é possível colocar em prática todos os métodos e técnicas aprendidas anteriormente, através do contato com a realidade escolar e com toda a comunidade envolvente. Neste relatório é descrito todo o decurso do estágio pedagógico realizado na Escola Secundária Frei Heitor Pinto, no ano letivo 2011-2012. Para além da caracterização da Escola e da amostra, é descrito todo o processo de lecionação de cada unidade didática. As atividades organizadas quer pelo grupo de Educação Física quer pelo grupo de estágio, são também descritas. Ainda na intervenção do grupo de estágio são referidos aspetos fundamentais a ter em conta na direção de turma, assim como, as tarefas necessárias e realizadas por cada estagiário neste âmbito. No que diz respeito ao Desporto Escolar, cada estagiário ficou afeto a um grupo equipa, acompanhando os treinos e competição. Capítulo 2. A prática desportiva é fundamental para a promoção de uma vida saudável. Deste modo é imprescindível incutir nos jovens em idade escolar que o exercício físico é capital para um crescimento e uma idade adulta saudável. A aptidão aeróbia é uma variável fulcral da aptidão física sendo medida em vários estudos através do teste Vaivém, colocando a amostra em Zona Saudável (ZS) e Zona Não Saudável (ZNS) mediante os percursos de 20 metros realizados e a idade da amostra. Segundo os testes realizados, neste e noutros estudos similares, verificamos que a prática desportiva para além das aulas de Educação Física (Grupo2) torna-se fundamental para a uma vida ativa e saudável, comparativamente com os alunos que apenas mantêm como prática desportiva, as aulas de Educação Física (Grupo1). Pois, de acordo com a análise dos resultados, aferimos que cerca de 72 alunos pertencentes ao Grupo2 estão enquadrados na ZS, e do Grupo1 temos apenas 15 alunos na ZS. Para esta análise foi sempre considerado um valor de significância p <0,05. Assim, concluímos que a prática de atividades desportivas para além das aulas de Educação Física é essencial para uma favorável aptidão aeróbia e aptidão física, e consequentemente, uma vida saudável. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-06 2012-06-01T00:00:00Z 2015-04-16T10:51:41Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.6/3283 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.6/3283 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136344833785856 |