O "Check-up" do conhecimento: aprender e avaliar
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/38116 |
Resumo: | Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º do Ensino Básico |
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O "Check-up" do conhecimento: aprender e avaliarCheck-Up: learn and evaluateCurrículoAvaliaçãoInvestigaçãoReflexãoAutoavaliaçãoHeteroavaliaçãoCurriculumEvaluationInvestigationReflexionSelf-evaluationCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º do Ensino BásicoO projeto “Check-Up” do conhecimento: aprender e avaliar pretende construir conhecimentos profissionais ancorados numa metodologia de investigação-ação tendo como ponto de partida uma perspetiva construtivista e crítica do currículo em que a construção da identidade profissional se sustenta na tríplice investigação, reflexão e decisão sobre o processo de ensino e de aprendizagem. Tem como intuito mostrar, a nível educacional, que a participação ativa dos alunos no processo de avaliação é de todo importante e necessária, já que a avaliação em si é um processo autêntico, contínuo e sistemático. Este projeto foi desenvolvido numa turma do 4º ano do 1º. Ciclo do Ensino Básico, na qual percebi que seria importante e enriquecedor para o aluno, a construção de um projeto que envolvesse os critérios responsabilidade, autonomia, cooperação e que simultaneamente fomentasse a sua capacidade cognitiva, ajudando-o a construir diferentes estratégias de avaliação e participando na criação de diferentes visões e perspetivas da realidade. Torna-se relevante referir que, no presente relatório, o que se pretendeu não foi que os alunos avaliassem os seus conhecimentos em torno dos conteúdos das diversas áreas curriculares, mas que construíssem conceitos que os possibilitasse avaliar os conhecimentos que foram construídos durante o processo de avaliação. Além disso, pretendia-se desmistificar a avaliação como prática momentânea, quantitativa e de inteira responsabilidade do profissional de educação, na qual os alunos eram meros agentes passivos. Tendo como ponto de partida os conhecimentos prévios do aluno foram-se adotando diferentes estratégias, entre as quais diferentes instrumentos e práticas de auto e heteroavaliação (em pares, individual, em pequeno ou grande grupo) para que os alunos desenvolvessem uma atitude crítica e reflexiva. Para tal, promoveram-se momentos de aprendizagem contextualizados e significativos para o desenvolvimento do aluno por meio de práticas criativas em que o aluno e a sua voz são elementos fulcrais tornando progressivamente superior a qualidade do processo de ensino e de aprendizagem. Os resultados obtidos demonstram que é possível e benéfico envolver o aluno no processo de avaliação, que é pertinente averiguar e construir critérios de avaliação com os alunos sobre as suas competências e as dos colegas através de diferentes estratégias. Todo este processo ajudou os alunos a desenvolverem capacidades cognitivas e metacognitivas, particularmente de auto e heteroreflexão, competências essas importantes para a formação do aluno como cidadão.The project “Check-Up: learn and evaluate aims to construct professional knowledge attached to an investigation-action methodology having as a start point a constructive and critical perspective where the active participation of pupils in the evaluation process as an authentic, continuous and systematic process will be analysed. This project was developed in 4th grade Primary School class, in which I understood that it would be important for the pupil the construction of a project that would involve responsibility criteria, autonomy, cooperation and simultaneously that would promote his cognitive capacity, helping them to build different evaluation strategies and participating in the creation of other visions and perspectives of reality. In this report, it was not intended for pupils to evaluate their knowledge around contents of the various curricular areas, but to build concepts that would allow them to evaluate knowledge that was built through the evaluation process. Besides, it was intended to demystify the evaluation as a momentary, quantitative practice and on the entire responsibility of the professional educator, in which the pupils were just passive agents. Having as a start point the previous knowledge of the pupil, different strategies were adopted, including different instruments and practices of self evaluation and the evaluation of others (in pairs, alone, in a small or big group), in order to develop a critical and reflexive attitude in the student. For this, contextualised learning moments were promoted, in which the pupil and their voice is a very important element which makes a progressive superior quality in the learning and teaching process. The results obtained show that is possible and beneficial to involve the pupil in the evaluation process, which is important to ascertain and build evaluation criteria with pupils about their skills so as the skills of their colleagues through different strategies. All this process helped the pupils develop cognitive capacities, particularly of self reflexion and the reflexion among others, important skills for the formation of the pupil as a citizen.Carvalho, Maria de Lurdes Dias deUniversidade do MinhoFélix, Carla Isabel Magalhães20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/38116por201472040info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:49:39Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/38116Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:48:11.946411Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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