O Marketing Mix e o Consumo Sustentável na compra de um veículo elétrico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/45150 |
Resumo: | A eletrificação dos automóveis representa uma das principais tendências da indústria automóvel nos últimos anos, isto deve-se à crescente procura de veículos energeticamente eficientes e às regulamentações cada vez mais exigentes em relação às emissões de gases poluentes. A finalidade do presente trabalho prende-se ao estudo do impacto de três variáveis na intenção de compra de um veículo elétrico: os 4Ps do marketing (produto, preço, promoção e ponto de venda), o comportamento de consumo sustentável e as características demográficas dos consumidores. Este trabalho académico adotou uma abordagem quantitativa através da aplicação de estatística descritiva, testes não-paramétricos, e análise fatorial, e os dados foram recolhidos através de um inquérito por questionário aplicado a 504 consumidores portugueses. Da análise dos resultados retira-se que a maioria dos inquiridos é do género masculino, cerca de metade dos inquiridos têm idades compreendidas entre os 18 e os 25 anos, o estado civil mais identificado é o solteiro/a e o nível de escolaridade mais frequentado é o ensino superior. Quanto aos principais resultados e conclusões do estudo realizado, salienta-se o facto das características de produto dos veículos elétricos e as condições de compra não apresentaram nível de significância quanto à intenção de compra de um veículo desta tipologia. O comportamento de consumo sustentável e as características demográficas dos consumidores influenciam a sua intenção de compra de um veículo elétrico. As principais limitações deste estudo relacionam-se com o nível de investigação e o reduzido número de trabalhos semelhantes para comparação. |
id |
RCAP_5b4ff174680ebba017e21d0568aa091a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/45150 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O Marketing Mix e o Consumo Sustentável na compra de um veículo elétricoVeículos ElétricosIndústria AutomóvelPortugalMarketing MixConsumo SustentávelDomínio/Área Científica::Ciências SociaisA eletrificação dos automóveis representa uma das principais tendências da indústria automóvel nos últimos anos, isto deve-se à crescente procura de veículos energeticamente eficientes e às regulamentações cada vez mais exigentes em relação às emissões de gases poluentes. A finalidade do presente trabalho prende-se ao estudo do impacto de três variáveis na intenção de compra de um veículo elétrico: os 4Ps do marketing (produto, preço, promoção e ponto de venda), o comportamento de consumo sustentável e as características demográficas dos consumidores. Este trabalho académico adotou uma abordagem quantitativa através da aplicação de estatística descritiva, testes não-paramétricos, e análise fatorial, e os dados foram recolhidos através de um inquérito por questionário aplicado a 504 consumidores portugueses. Da análise dos resultados retira-se que a maioria dos inquiridos é do género masculino, cerca de metade dos inquiridos têm idades compreendidas entre os 18 e os 25 anos, o estado civil mais identificado é o solteiro/a e o nível de escolaridade mais frequentado é o ensino superior. Quanto aos principais resultados e conclusões do estudo realizado, salienta-se o facto das características de produto dos veículos elétricos e as condições de compra não apresentaram nível de significância quanto à intenção de compra de um veículo desta tipologia. O comportamento de consumo sustentável e as características demográficas dos consumidores influenciam a sua intenção de compra de um veículo elétrico. As principais limitações deste estudo relacionam-se com o nível de investigação e o reduzido número de trabalhos semelhantes para comparação.Borges, Ana Sofia Pinheiro PintoRepositório ComumOliveira, César Augusto Ferreira2023-05-252023-03-292050-05-20T00:00:00Z2023-05-25T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/45150TID:203319869porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-06-16T14:00:23Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/45150Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:00:42.518364Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Marketing Mix e o Consumo Sustentável na compra de um veículo elétrico |
title |
O Marketing Mix e o Consumo Sustentável na compra de um veículo elétrico |
spellingShingle |
O Marketing Mix e o Consumo Sustentável na compra de um veículo elétrico Oliveira, César Augusto Ferreira Veículos Elétricos Indústria Automóvel Portugal Marketing Mix Consumo Sustentável Domínio/Área Científica::Ciências Sociais |
title_short |
O Marketing Mix e o Consumo Sustentável na compra de um veículo elétrico |
title_full |
O Marketing Mix e o Consumo Sustentável na compra de um veículo elétrico |
title_fullStr |
O Marketing Mix e o Consumo Sustentável na compra de um veículo elétrico |
title_full_unstemmed |
O Marketing Mix e o Consumo Sustentável na compra de um veículo elétrico |
title_sort |
O Marketing Mix e o Consumo Sustentável na compra de um veículo elétrico |
author |
Oliveira, César Augusto Ferreira |
author_facet |
Oliveira, César Augusto Ferreira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Borges, Ana Sofia Pinheiro Pinto Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, César Augusto Ferreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Veículos Elétricos Indústria Automóvel Portugal Marketing Mix Consumo Sustentável Domínio/Área Científica::Ciências Sociais |
topic |
Veículos Elétricos Indústria Automóvel Portugal Marketing Mix Consumo Sustentável Domínio/Área Científica::Ciências Sociais |
description |
A eletrificação dos automóveis representa uma das principais tendências da indústria automóvel nos últimos anos, isto deve-se à crescente procura de veículos energeticamente eficientes e às regulamentações cada vez mais exigentes em relação às emissões de gases poluentes. A finalidade do presente trabalho prende-se ao estudo do impacto de três variáveis na intenção de compra de um veículo elétrico: os 4Ps do marketing (produto, preço, promoção e ponto de venda), o comportamento de consumo sustentável e as características demográficas dos consumidores. Este trabalho académico adotou uma abordagem quantitativa através da aplicação de estatística descritiva, testes não-paramétricos, e análise fatorial, e os dados foram recolhidos através de um inquérito por questionário aplicado a 504 consumidores portugueses. Da análise dos resultados retira-se que a maioria dos inquiridos é do género masculino, cerca de metade dos inquiridos têm idades compreendidas entre os 18 e os 25 anos, o estado civil mais identificado é o solteiro/a e o nível de escolaridade mais frequentado é o ensino superior. Quanto aos principais resultados e conclusões do estudo realizado, salienta-se o facto das características de produto dos veículos elétricos e as condições de compra não apresentaram nível de significância quanto à intenção de compra de um veículo desta tipologia. O comportamento de consumo sustentável e as características demográficas dos consumidores influenciam a sua intenção de compra de um veículo elétrico. As principais limitações deste estudo relacionam-se com o nível de investigação e o reduzido número de trabalhos semelhantes para comparação. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-05-25 2023-03-29 2023-05-25T00:00:00Z 2050-05-20T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/45150 TID:203319869 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/45150 |
identifier_str_mv |
TID:203319869 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/embargoedAccess |
eu_rights_str_mv |
embargoedAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131675803779072 |