Em busca das vozes das crianças: uma experiência de investigação durante a prática profissional supervisionada no Mestrado em Educação Pré-escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Domingues, Margarida
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Gomes, Elisabete X.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/4568
Resumo: Este artigo procura contribuir para a reflexão sobre o lugar e o papel da investigação na formação das educadoras de infância. Foca uma experiência decorrida no âmbito da prática profissional supervisionada do mestrado em educação pré-escolar na qual as autoras se implicaram enquanto estagiária e supervisora. O processo formativo em análise entrelaça investigação reflexiva e experimentação pedagógica sobre a participação das crianças nos contextos formais de educação que frequentam. Defendendo-se que a participação das crianças é uma característica dos ambientes pedagógicos de qualidade, considerámos a necessidade de definir estratégias de escuta ativa das vozes das crianças como elemento central da iniciação à prática profissional vivida. O artigo é assim enquadrado por dois eixos temáticos: a reflexão sobre o lugar da investigação na formação inicial de educadores e a investigação desenvolvida por uma mestranda em situação de prática profissional supervisionada, que teve como objecto de estudo e de experimentação a busca das vozes das crianças.
id RCAP_5b671b2b52ed978be49b23c04e44038c
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/4568
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Em busca das vozes das crianças: uma experiência de investigação durante a prática profissional supervisionada no Mestrado em Educação Pré-escolarCriançaParticipaçãoEscuta ativaInvestigaçãoEducaçãoEste artigo procura contribuir para a reflexão sobre o lugar e o papel da investigação na formação das educadoras de infância. Foca uma experiência decorrida no âmbito da prática profissional supervisionada do mestrado em educação pré-escolar na qual as autoras se implicaram enquanto estagiária e supervisora. O processo formativo em análise entrelaça investigação reflexiva e experimentação pedagógica sobre a participação das crianças nos contextos formais de educação que frequentam. Defendendo-se que a participação das crianças é uma característica dos ambientes pedagógicos de qualidade, considerámos a necessidade de definir estratégias de escuta ativa das vozes das crianças como elemento central da iniciação à prática profissional vivida. O artigo é assim enquadrado por dois eixos temáticos: a reflexão sobre o lugar da investigação na formação inicial de educadores e a investigação desenvolvida por uma mestranda em situação de prática profissional supervisionada, que teve como objecto de estudo e de experimentação a busca das vozes das crianças.CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais da Escola Superior de Educação de Lisboa,RCIPLDomingues, MargaridaGomes, Elisabete X.2015-05-21T10:42:42Z20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/4568por978-989-95733-5-2info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:46:46Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/4568Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:13:58.311724Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Em busca das vozes das crianças: uma experiência de investigação durante a prática profissional supervisionada no Mestrado em Educação Pré-escolar
title Em busca das vozes das crianças: uma experiência de investigação durante a prática profissional supervisionada no Mestrado em Educação Pré-escolar
spellingShingle Em busca das vozes das crianças: uma experiência de investigação durante a prática profissional supervisionada no Mestrado em Educação Pré-escolar
Domingues, Margarida
Criança
Participação
Escuta ativa
Investigação
Educação
title_short Em busca das vozes das crianças: uma experiência de investigação durante a prática profissional supervisionada no Mestrado em Educação Pré-escolar
title_full Em busca das vozes das crianças: uma experiência de investigação durante a prática profissional supervisionada no Mestrado em Educação Pré-escolar
title_fullStr Em busca das vozes das crianças: uma experiência de investigação durante a prática profissional supervisionada no Mestrado em Educação Pré-escolar
title_full_unstemmed Em busca das vozes das crianças: uma experiência de investigação durante a prática profissional supervisionada no Mestrado em Educação Pré-escolar
title_sort Em busca das vozes das crianças: uma experiência de investigação durante a prática profissional supervisionada no Mestrado em Educação Pré-escolar
author Domingues, Margarida
author_facet Domingues, Margarida
Gomes, Elisabete X.
author_role author
author2 Gomes, Elisabete X.
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Domingues, Margarida
Gomes, Elisabete X.
dc.subject.por.fl_str_mv Criança
Participação
Escuta ativa
Investigação
Educação
topic Criança
Participação
Escuta ativa
Investigação
Educação
description Este artigo procura contribuir para a reflexão sobre o lugar e o papel da investigação na formação das educadoras de infância. Foca uma experiência decorrida no âmbito da prática profissional supervisionada do mestrado em educação pré-escolar na qual as autoras se implicaram enquanto estagiária e supervisora. O processo formativo em análise entrelaça investigação reflexiva e experimentação pedagógica sobre a participação das crianças nos contextos formais de educação que frequentam. Defendendo-se que a participação das crianças é uma característica dos ambientes pedagógicos de qualidade, considerámos a necessidade de definir estratégias de escuta ativa das vozes das crianças como elemento central da iniciação à prática profissional vivida. O artigo é assim enquadrado por dois eixos temáticos: a reflexão sobre o lugar da investigação na formação inicial de educadores e a investigação desenvolvida por uma mestranda em situação de prática profissional supervisionada, que teve como objecto de estudo e de experimentação a busca das vozes das crianças.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-05-21T10:42:42Z
2015
2015-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/4568
url http://hdl.handle.net/10400.21/4568
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 978-989-95733-5-2
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais da Escola Superior de Educação de Lisboa,
publisher.none.fl_str_mv CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais da Escola Superior de Educação de Lisboa,
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133396733001728