Em busca das vozes das crianças: uma experiência de investigação durante a prática profissional supervisionada no Mestrado em Educação Pré-escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/4568 |
Resumo: | Este artigo procura contribuir para a reflexão sobre o lugar e o papel da investigação na formação das educadoras de infância. Foca uma experiência decorrida no âmbito da prática profissional supervisionada do mestrado em educação pré-escolar na qual as autoras se implicaram enquanto estagiária e supervisora. O processo formativo em análise entrelaça investigação reflexiva e experimentação pedagógica sobre a participação das crianças nos contextos formais de educação que frequentam. Defendendo-se que a participação das crianças é uma característica dos ambientes pedagógicos de qualidade, considerámos a necessidade de definir estratégias de escuta ativa das vozes das crianças como elemento central da iniciação à prática profissional vivida. O artigo é assim enquadrado por dois eixos temáticos: a reflexão sobre o lugar da investigação na formação inicial de educadores e a investigação desenvolvida por uma mestranda em situação de prática profissional supervisionada, que teve como objecto de estudo e de experimentação a busca das vozes das crianças. |
id |
RCAP_5b671b2b52ed978be49b23c04e44038c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/4568 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Em busca das vozes das crianças: uma experiência de investigação durante a prática profissional supervisionada no Mestrado em Educação Pré-escolarCriançaParticipaçãoEscuta ativaInvestigaçãoEducaçãoEste artigo procura contribuir para a reflexão sobre o lugar e o papel da investigação na formação das educadoras de infância. Foca uma experiência decorrida no âmbito da prática profissional supervisionada do mestrado em educação pré-escolar na qual as autoras se implicaram enquanto estagiária e supervisora. O processo formativo em análise entrelaça investigação reflexiva e experimentação pedagógica sobre a participação das crianças nos contextos formais de educação que frequentam. Defendendo-se que a participação das crianças é uma característica dos ambientes pedagógicos de qualidade, considerámos a necessidade de definir estratégias de escuta ativa das vozes das crianças como elemento central da iniciação à prática profissional vivida. O artigo é assim enquadrado por dois eixos temáticos: a reflexão sobre o lugar da investigação na formação inicial de educadores e a investigação desenvolvida por uma mestranda em situação de prática profissional supervisionada, que teve como objecto de estudo e de experimentação a busca das vozes das crianças.CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais da Escola Superior de Educação de Lisboa,RCIPLDomingues, MargaridaGomes, Elisabete X.2015-05-21T10:42:42Z20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/4568por978-989-95733-5-2info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:46:46Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/4568Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:13:58.311724Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Em busca das vozes das crianças: uma experiência de investigação durante a prática profissional supervisionada no Mestrado em Educação Pré-escolar |
title |
Em busca das vozes das crianças: uma experiência de investigação durante a prática profissional supervisionada no Mestrado em Educação Pré-escolar |
spellingShingle |
Em busca das vozes das crianças: uma experiência de investigação durante a prática profissional supervisionada no Mestrado em Educação Pré-escolar Domingues, Margarida Criança Participação Escuta ativa Investigação Educação |
title_short |
Em busca das vozes das crianças: uma experiência de investigação durante a prática profissional supervisionada no Mestrado em Educação Pré-escolar |
title_full |
Em busca das vozes das crianças: uma experiência de investigação durante a prática profissional supervisionada no Mestrado em Educação Pré-escolar |
title_fullStr |
Em busca das vozes das crianças: uma experiência de investigação durante a prática profissional supervisionada no Mestrado em Educação Pré-escolar |
title_full_unstemmed |
Em busca das vozes das crianças: uma experiência de investigação durante a prática profissional supervisionada no Mestrado em Educação Pré-escolar |
title_sort |
Em busca das vozes das crianças: uma experiência de investigação durante a prática profissional supervisionada no Mestrado em Educação Pré-escolar |
author |
Domingues, Margarida |
author_facet |
Domingues, Margarida Gomes, Elisabete X. |
author_role |
author |
author2 |
Gomes, Elisabete X. |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
RCIPL |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Domingues, Margarida Gomes, Elisabete X. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Criança Participação Escuta ativa Investigação Educação |
topic |
Criança Participação Escuta ativa Investigação Educação |
description |
Este artigo procura contribuir para a reflexão sobre o lugar e o papel da investigação na formação das educadoras de infância. Foca uma experiência decorrida no âmbito da prática profissional supervisionada do mestrado em educação pré-escolar na qual as autoras se implicaram enquanto estagiária e supervisora. O processo formativo em análise entrelaça investigação reflexiva e experimentação pedagógica sobre a participação das crianças nos contextos formais de educação que frequentam. Defendendo-se que a participação das crianças é uma característica dos ambientes pedagógicos de qualidade, considerámos a necessidade de definir estratégias de escuta ativa das vozes das crianças como elemento central da iniciação à prática profissional vivida. O artigo é assim enquadrado por dois eixos temáticos: a reflexão sobre o lugar da investigação na formação inicial de educadores e a investigação desenvolvida por uma mestranda em situação de prática profissional supervisionada, que teve como objecto de estudo e de experimentação a busca das vozes das crianças. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-05-21T10:42:42Z 2015 2015-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.21/4568 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.21/4568 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
978-989-95733-5-2 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais da Escola Superior de Educação de Lisboa, |
publisher.none.fl_str_mv |
CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais da Escola Superior de Educação de Lisboa, |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133396733001728 |