Corpologia : a representação crítica do corpo no ensino das artes visuais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/13927 |
Resumo: | Absorvidos na cultura visual do século XXI, confrontamo-nos diariamente com imagens criadas ao serviço de um capitalismo acelerado. Atualmente, a imagem faz parte da constituição do sujeito, simultaneamente consumidor, criador e reprodutor de discursos visuais. As imagens criam discursos: através do que mostram e escondem, evidenciam-se e perpetuam-se relatos, constroem-se estereótipos e edifica-se uma certa uniformização. Partindo de uma abordagem crítica a esta visualidade, particularmente no que respeita às imagens que se relacionam com a representação do corpo nos media e redes sociais, entendeu-se urgente e relevante desenvolver uma consciencialização nos jovens adolescentes da Geração Z, para as representações de corpos conforme determinados estereótipos visuais evidenciadores da sexualização e objetificação dos mesmos. Explorou-se a possibilidade de conseguir alterações ao nível da representação gráfica do corpo, desenvolvendo uma maior consciência do condicionamento provocado pelos estereótipos e também, mas não menos importante, de suscitar a valorização da identidade pessoal que emerge da exploração plástica assente num conceito próximo da realidade adolescente. É possível constatar, através de metodologias similares às usadas em “Corpologia”, que se consegue criar discursos visuais disruptivos, promotores do desenvolvimento da identidade e da expressão individual. |
id |
RCAP_5b7113baee2a5b9e9fd82dd56bc7a7ca |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/13927 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Corpologia : a representação crítica do corpo no ensino das artes visuaisMESTRADO EM ENSINO DAS ARTES VISUAIS NO 3.º CICLO DO ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIOENSINO DE ARTES VISUAISEDUCAÇÃO VISUALCULTURA VISUALIDENTIDADE PESSOALIMAGEM CORPORALVISUAL ARTS TEACHINGVISUAL EDUCATIONVISUAL CULTUREPERSONAL IDENTITYBODY IMAGEAbsorvidos na cultura visual do século XXI, confrontamo-nos diariamente com imagens criadas ao serviço de um capitalismo acelerado. Atualmente, a imagem faz parte da constituição do sujeito, simultaneamente consumidor, criador e reprodutor de discursos visuais. As imagens criam discursos: através do que mostram e escondem, evidenciam-se e perpetuam-se relatos, constroem-se estereótipos e edifica-se uma certa uniformização. Partindo de uma abordagem crítica a esta visualidade, particularmente no que respeita às imagens que se relacionam com a representação do corpo nos media e redes sociais, entendeu-se urgente e relevante desenvolver uma consciencialização nos jovens adolescentes da Geração Z, para as representações de corpos conforme determinados estereótipos visuais evidenciadores da sexualização e objetificação dos mesmos. Explorou-se a possibilidade de conseguir alterações ao nível da representação gráfica do corpo, desenvolvendo uma maior consciência do condicionamento provocado pelos estereótipos e também, mas não menos importante, de suscitar a valorização da identidade pessoal que emerge da exploração plástica assente num conceito próximo da realidade adolescente. É possível constatar, através de metodologias similares às usadas em “Corpologia”, que se consegue criar discursos visuais disruptivos, promotores do desenvolvimento da identidade e da expressão individual.Absorbed in the visual culture of the 21st century, we are daily confronted with images created to serve an accelerated capitalism. Currently, image is part of the construction of the self; simultaneously consumer, creator and reproducer of visual dialogues. Images create speech; through what they show and hide, they become facts and discriptions are perpetuated, stereotypes are constructed and a certain standardization is built. Starting from a critical approach to this visuality, particularly with regard to images that relate to the representation of the body in the media and social networks, it is urgent and relevant the development of awareness in young adolescentes of Generation Z, related to the representations of bodies according to certain visual stereotypes, evidence of their sexualization and objectification. The possibility of achieving changes in terms of graphical representation of the body was explored by developing a greater awareness of the conditioning caused by stereotypes and also, but not least, to encourage the appreciation of the personal identity experience that emerges from plastic exploration based on a concept close to the reality of the adolescent. It is possible to verify through methodologies similar to those used in “Corpologia” that it is possible to create disruptive visual discourses, promoters of identity development and individual expression.2023-05-31T14:45:44Z2023-01-01T00:00:00Z2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/13927TID:203309723porPiçarra, Dina Paula Mira Vicente Perdigãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-06-02T01:30:43Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/13927Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:59:42.197772Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Corpologia : a representação crítica do corpo no ensino das artes visuais |
title |
Corpologia : a representação crítica do corpo no ensino das artes visuais |
spellingShingle |
Corpologia : a representação crítica do corpo no ensino das artes visuais Piçarra, Dina Paula Mira Vicente Perdigão MESTRADO EM ENSINO DAS ARTES VISUAIS NO 3.º CICLO DO ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO ENSINO DE ARTES VISUAIS EDUCAÇÃO VISUAL CULTURA VISUAL IDENTIDADE PESSOAL IMAGEM CORPORAL VISUAL ARTS TEACHING VISUAL EDUCATION VISUAL CULTURE PERSONAL IDENTITY BODY IMAGE |
title_short |
Corpologia : a representação crítica do corpo no ensino das artes visuais |
title_full |
Corpologia : a representação crítica do corpo no ensino das artes visuais |
title_fullStr |
Corpologia : a representação crítica do corpo no ensino das artes visuais |
title_full_unstemmed |
Corpologia : a representação crítica do corpo no ensino das artes visuais |
title_sort |
Corpologia : a representação crítica do corpo no ensino das artes visuais |
author |
Piçarra, Dina Paula Mira Vicente Perdigão |
author_facet |
Piçarra, Dina Paula Mira Vicente Perdigão |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Piçarra, Dina Paula Mira Vicente Perdigão |
dc.subject.por.fl_str_mv |
MESTRADO EM ENSINO DAS ARTES VISUAIS NO 3.º CICLO DO ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO ENSINO DE ARTES VISUAIS EDUCAÇÃO VISUAL CULTURA VISUAL IDENTIDADE PESSOAL IMAGEM CORPORAL VISUAL ARTS TEACHING VISUAL EDUCATION VISUAL CULTURE PERSONAL IDENTITY BODY IMAGE |
topic |
MESTRADO EM ENSINO DAS ARTES VISUAIS NO 3.º CICLO DO ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO ENSINO DE ARTES VISUAIS EDUCAÇÃO VISUAL CULTURA VISUAL IDENTIDADE PESSOAL IMAGEM CORPORAL VISUAL ARTS TEACHING VISUAL EDUCATION VISUAL CULTURE PERSONAL IDENTITY BODY IMAGE |
description |
Absorvidos na cultura visual do século XXI, confrontamo-nos diariamente com imagens criadas ao serviço de um capitalismo acelerado. Atualmente, a imagem faz parte da constituição do sujeito, simultaneamente consumidor, criador e reprodutor de discursos visuais. As imagens criam discursos: através do que mostram e escondem, evidenciam-se e perpetuam-se relatos, constroem-se estereótipos e edifica-se uma certa uniformização. Partindo de uma abordagem crítica a esta visualidade, particularmente no que respeita às imagens que se relacionam com a representação do corpo nos media e redes sociais, entendeu-se urgente e relevante desenvolver uma consciencialização nos jovens adolescentes da Geração Z, para as representações de corpos conforme determinados estereótipos visuais evidenciadores da sexualização e objetificação dos mesmos. Explorou-se a possibilidade de conseguir alterações ao nível da representação gráfica do corpo, desenvolvendo uma maior consciência do condicionamento provocado pelos estereótipos e também, mas não menos importante, de suscitar a valorização da identidade pessoal que emerge da exploração plástica assente num conceito próximo da realidade adolescente. É possível constatar, através de metodologias similares às usadas em “Corpologia”, que se consegue criar discursos visuais disruptivos, promotores do desenvolvimento da identidade e da expressão individual. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-05-31T14:45:44Z 2023-01-01T00:00:00Z 2023 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10437/13927 TID:203309723 |
url |
http://hdl.handle.net/10437/13927 |
identifier_str_mv |
TID:203309723 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131666096062464 |