Corpologia : a representação crítica do corpo no ensino das artes visuais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Piçarra, Dina Paula Mira Vicente Perdigão
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/13927
Resumo: Absorvidos na cultura visual do século XXI, confrontamo-nos diariamente com imagens criadas ao serviço de um capitalismo acelerado. Atualmente, a imagem faz parte da constituição do sujeito, simultaneamente consumidor, criador e reprodutor de discursos visuais. As imagens criam discursos: através do que mostram e escondem, evidenciam-se e perpetuam-se relatos, constroem-se estereótipos e edifica-se uma certa uniformização. Partindo de uma abordagem crítica a esta visualidade, particularmente no que respeita às imagens que se relacionam com a representação do corpo nos media e redes sociais, entendeu-se urgente e relevante desenvolver uma consciencialização nos jovens adolescentes da Geração Z, para as representações de corpos conforme determinados estereótipos visuais evidenciadores da sexualização e objetificação dos mesmos. Explorou-se a possibilidade de conseguir alterações ao nível da representação gráfica do corpo, desenvolvendo uma maior consciência do condicionamento provocado pelos estereótipos e também, mas não menos importante, de suscitar a valorização da identidade pessoal que emerge da exploração plástica assente num conceito próximo da realidade adolescente. É possível constatar, através de metodologias similares às usadas em “Corpologia”, que se consegue criar discursos visuais disruptivos, promotores do desenvolvimento da identidade e da expressão individual.
id RCAP_5b7113baee2a5b9e9fd82dd56bc7a7ca
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/13927
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Corpologia : a representação crítica do corpo no ensino das artes visuaisMESTRADO EM ENSINO DAS ARTES VISUAIS NO 3.º CICLO DO ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIOENSINO DE ARTES VISUAISEDUCAÇÃO VISUALCULTURA VISUALIDENTIDADE PESSOALIMAGEM CORPORALVISUAL ARTS TEACHINGVISUAL EDUCATIONVISUAL CULTUREPERSONAL IDENTITYBODY IMAGEAbsorvidos na cultura visual do século XXI, confrontamo-nos diariamente com imagens criadas ao serviço de um capitalismo acelerado. Atualmente, a imagem faz parte da constituição do sujeito, simultaneamente consumidor, criador e reprodutor de discursos visuais. As imagens criam discursos: através do que mostram e escondem, evidenciam-se e perpetuam-se relatos, constroem-se estereótipos e edifica-se uma certa uniformização. Partindo de uma abordagem crítica a esta visualidade, particularmente no que respeita às imagens que se relacionam com a representação do corpo nos media e redes sociais, entendeu-se urgente e relevante desenvolver uma consciencialização nos jovens adolescentes da Geração Z, para as representações de corpos conforme determinados estereótipos visuais evidenciadores da sexualização e objetificação dos mesmos. Explorou-se a possibilidade de conseguir alterações ao nível da representação gráfica do corpo, desenvolvendo uma maior consciência do condicionamento provocado pelos estereótipos e também, mas não menos importante, de suscitar a valorização da identidade pessoal que emerge da exploração plástica assente num conceito próximo da realidade adolescente. É possível constatar, através de metodologias similares às usadas em “Corpologia”, que se consegue criar discursos visuais disruptivos, promotores do desenvolvimento da identidade e da expressão individual.Absorbed in the visual culture of the 21st century, we are daily confronted with images created to serve an accelerated capitalism. Currently, image is part of the construction of the self; simultaneously consumer, creator and reproducer of visual dialogues. Images create speech; through what they show and hide, they become facts and discriptions are perpetuated, stereotypes are constructed and a certain standardization is built. Starting from a critical approach to this visuality, particularly with regard to images that relate to the representation of the body in the media and social networks, it is urgent and relevant the development of awareness in young adolescentes of Generation Z, related to the representations of bodies according to certain visual stereotypes, evidence of their sexualization and objectification. The possibility of achieving changes in terms of graphical representation of the body was explored by developing a greater awareness of the conditioning caused by stereotypes and also, but not least, to encourage the appreciation of the personal identity experience that emerges from plastic exploration based on a concept close to the reality of the adolescent. It is possible to verify through methodologies similar to those used in “Corpologia” that it is possible to create disruptive visual discourses, promoters of identity development and individual expression.2023-05-31T14:45:44Z2023-01-01T00:00:00Z2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/13927TID:203309723porPiçarra, Dina Paula Mira Vicente Perdigãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-06-02T01:30:43Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/13927Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:59:42.197772Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Corpologia : a representação crítica do corpo no ensino das artes visuais
title Corpologia : a representação crítica do corpo no ensino das artes visuais
spellingShingle Corpologia : a representação crítica do corpo no ensino das artes visuais
Piçarra, Dina Paula Mira Vicente Perdigão
MESTRADO EM ENSINO DAS ARTES VISUAIS NO 3.º CICLO DO ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO
ENSINO DE ARTES VISUAIS
EDUCAÇÃO VISUAL
CULTURA VISUAL
IDENTIDADE PESSOAL
IMAGEM CORPORAL
VISUAL ARTS TEACHING
VISUAL EDUCATION
VISUAL CULTURE
PERSONAL IDENTITY
BODY IMAGE
title_short Corpologia : a representação crítica do corpo no ensino das artes visuais
title_full Corpologia : a representação crítica do corpo no ensino das artes visuais
title_fullStr Corpologia : a representação crítica do corpo no ensino das artes visuais
title_full_unstemmed Corpologia : a representação crítica do corpo no ensino das artes visuais
title_sort Corpologia : a representação crítica do corpo no ensino das artes visuais
author Piçarra, Dina Paula Mira Vicente Perdigão
author_facet Piçarra, Dina Paula Mira Vicente Perdigão
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Piçarra, Dina Paula Mira Vicente Perdigão
dc.subject.por.fl_str_mv MESTRADO EM ENSINO DAS ARTES VISUAIS NO 3.º CICLO DO ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO
ENSINO DE ARTES VISUAIS
EDUCAÇÃO VISUAL
CULTURA VISUAL
IDENTIDADE PESSOAL
IMAGEM CORPORAL
VISUAL ARTS TEACHING
VISUAL EDUCATION
VISUAL CULTURE
PERSONAL IDENTITY
BODY IMAGE
topic MESTRADO EM ENSINO DAS ARTES VISUAIS NO 3.º CICLO DO ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO
ENSINO DE ARTES VISUAIS
EDUCAÇÃO VISUAL
CULTURA VISUAL
IDENTIDADE PESSOAL
IMAGEM CORPORAL
VISUAL ARTS TEACHING
VISUAL EDUCATION
VISUAL CULTURE
PERSONAL IDENTITY
BODY IMAGE
description Absorvidos na cultura visual do século XXI, confrontamo-nos diariamente com imagens criadas ao serviço de um capitalismo acelerado. Atualmente, a imagem faz parte da constituição do sujeito, simultaneamente consumidor, criador e reprodutor de discursos visuais. As imagens criam discursos: através do que mostram e escondem, evidenciam-se e perpetuam-se relatos, constroem-se estereótipos e edifica-se uma certa uniformização. Partindo de uma abordagem crítica a esta visualidade, particularmente no que respeita às imagens que se relacionam com a representação do corpo nos media e redes sociais, entendeu-se urgente e relevante desenvolver uma consciencialização nos jovens adolescentes da Geração Z, para as representações de corpos conforme determinados estereótipos visuais evidenciadores da sexualização e objetificação dos mesmos. Explorou-se a possibilidade de conseguir alterações ao nível da representação gráfica do corpo, desenvolvendo uma maior consciência do condicionamento provocado pelos estereótipos e também, mas não menos importante, de suscitar a valorização da identidade pessoal que emerge da exploração plástica assente num conceito próximo da realidade adolescente. É possível constatar, através de metodologias similares às usadas em “Corpologia”, que se consegue criar discursos visuais disruptivos, promotores do desenvolvimento da identidade e da expressão individual.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-05-31T14:45:44Z
2023-01-01T00:00:00Z
2023
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/13927
TID:203309723
url http://hdl.handle.net/10437/13927
identifier_str_mv TID:203309723
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131666096062464