Os concursos de saxofone como reforço da motivação no estudo diário do aluno
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/63798 |
Resumo: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Música |
id |
RCAP_5bb4db28ca1cba2fb64d99e18fb7cdd5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/63798 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Os concursos de saxofone como reforço da motivação no estudo diário do alunoSaxophone contests as a reinforcement of motivation in daily student studyConcursosSaxofoneMotivaçãoEstudo diárioConstestSaxophoneMotivacionDiary studyCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de MúsicaO presente relatório visa refletir todo o trabalho desenvolvido ao longo do estágio profissional integrante ao Mestrado em Ensino de Música do Instituto de Educação da Universidade do Minho no ano letivo de 2018/2019. Este relatório escrito a partir do estágio e da investigação foca-se essencialmente na maneira como os concursos podem influenciar e ser um reforço para o estudo diário do aluno. Para qualquer professor é importante procurar estratégias eficazes de forma a que o aluno se sinta motivado para estudar e fazer o que gosta. Procurei então juntar os concursos, que são uma atividade desafiante e entusiasmante para quem participa e perceber até que ponto estes ajudam e reforçam um maior estudo do aluno. Numa primeira fase foram feitos levantamentos de vários dados e uma explicação do projeto aos alunos. De seguida foi feito um trabalho específico em aula com todos os alunos com aspetos que vão de encontro aos critérios de avaliação não só de concursos, mas também das suas provas semestrais. Todo o trabalho em aula serviu de apoio para a tarefa final de intervenção, com a organização de um concurso interno entre a classe de saxofone na escola onde realizei o meu estágio. Utilizaram-se ainda instrumentos de recolha de dados como uma entrevista semiestruturada a um aluno que participou em concursos e ainda inquéritos por questionário aos alunos intervenientes no Concurso Interno e a alunos e professores de todo o país sobre a temática abordada no relatório.This report aims to reflect all the work developed during the professional internship belonging to the Master in Music Teaching of the Institute of Education of the University of Minho in the 2018/2019 school year. The main subject in this report is about showing how the competitions can influence and be a reinforcement to the student's daily study. For any teacher, it is important to look for effective strategies to make the student motivated to study and do what they like. With this, I tried to put some students under the pressure of a competition, which has always a challenging and exciting aspect for those who participate and understand to what extent they help and reinforce a greater study by the students. At first, there was a survey to get some information about the students to whom the project was explained. After that, the aspects considered in both musical competitions and school exams were specifically worked with all the students during the classes. All of this job worked as a foundation for the final task of my intervention, with the organisation of an internal competition amongst all the saxophone students from the school where I've accomplished my internship. Other data collection instruments were also used like a semistructured interview to a student who had participated in many different musical competitions as well as a questionnaire survey about the internship's report subject to the internal competition intervening students and teachers from all over the country.Matos, Vítor Hugo Ferreira deUniversidade do MinhoMelo, Pedro Miguel da Silva20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/63798por202353508info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:36:36Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/63798Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:32:44.202951Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os concursos de saxofone como reforço da motivação no estudo diário do aluno Saxophone contests as a reinforcement of motivation in daily student study |
title |
Os concursos de saxofone como reforço da motivação no estudo diário do aluno |
spellingShingle |
Os concursos de saxofone como reforço da motivação no estudo diário do aluno Melo, Pedro Miguel da Silva Concursos Saxofone Motivação Estudo diário Constest Saxophone Motivacion Diary study Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Os concursos de saxofone como reforço da motivação no estudo diário do aluno |
title_full |
Os concursos de saxofone como reforço da motivação no estudo diário do aluno |
title_fullStr |
Os concursos de saxofone como reforço da motivação no estudo diário do aluno |
title_full_unstemmed |
Os concursos de saxofone como reforço da motivação no estudo diário do aluno |
title_sort |
Os concursos de saxofone como reforço da motivação no estudo diário do aluno |
author |
Melo, Pedro Miguel da Silva |
author_facet |
Melo, Pedro Miguel da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Matos, Vítor Hugo Ferreira de Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Melo, Pedro Miguel da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Concursos Saxofone Motivação Estudo diário Constest Saxophone Motivacion Diary study Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Concursos Saxofone Motivação Estudo diário Constest Saxophone Motivacion Diary study Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Música |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 2019-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/63798 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/63798 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
202353508 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132840802123776 |