Os concursos de saxofone como reforço da motivação no estudo diário do aluno

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo, Pedro Miguel da Silva
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/63798
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Música
id RCAP_5bb4db28ca1cba2fb64d99e18fb7cdd5
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/63798
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Os concursos de saxofone como reforço da motivação no estudo diário do alunoSaxophone contests as a reinforcement of motivation in daily student studyConcursosSaxofoneMotivaçãoEstudo diárioConstestSaxophoneMotivacionDiary studyCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de MúsicaO presente relatório visa refletir todo o trabalho desenvolvido ao longo do estágio profissional integrante ao Mestrado em Ensino de Música do Instituto de Educação da Universidade do Minho no ano letivo de 2018/2019. Este relatório escrito a partir do estágio e da investigação foca-se essencialmente na maneira como os concursos podem influenciar e ser um reforço para o estudo diário do aluno. Para qualquer professor é importante procurar estratégias eficazes de forma a que o aluno se sinta motivado para estudar e fazer o que gosta. Procurei então juntar os concursos, que são uma atividade desafiante e entusiasmante para quem participa e perceber até que ponto estes ajudam e reforçam um maior estudo do aluno. Numa primeira fase foram feitos levantamentos de vários dados e uma explicação do projeto aos alunos. De seguida foi feito um trabalho específico em aula com todos os alunos com aspetos que vão de encontro aos critérios de avaliação não só de concursos, mas também das suas provas semestrais. Todo o trabalho em aula serviu de apoio para a tarefa final de intervenção, com a organização de um concurso interno entre a classe de saxofone na escola onde realizei o meu estágio. Utilizaram-se ainda instrumentos de recolha de dados como uma entrevista semiestruturada a um aluno que participou em concursos e ainda inquéritos por questionário aos alunos intervenientes no Concurso Interno e a alunos e professores de todo o país sobre a temática abordada no relatório.This report aims to reflect all the work developed during the professional internship belonging to the Master in Music Teaching of the Institute of Education of the University of Minho in the 2018/2019 school year. The main subject in this report is about showing how the competitions can influence and be a reinforcement to the student's daily study. For any teacher, it is important to look for effective strategies to make the student motivated to study and do what they like. With this, I tried to put some students under the pressure of a competition, which has always a challenging and exciting aspect for those who participate and understand to what extent they help and reinforce a greater study by the students. At first, there was a survey to get some information about the students to whom the project was explained. After that, the aspects considered in both musical competitions and school exams were specifically worked with all the students during the classes. All of this job worked as a foundation for the final task of my intervention, with the organisation of an internal competition amongst all the saxophone students from the school where I've accomplished my internship. Other data collection instruments were also used like a semistructured interview to a student who had participated in many different musical competitions as well as a questionnaire survey about the internship's report subject to the internal competition intervening students and teachers from all over the country.Matos, Vítor Hugo Ferreira deUniversidade do MinhoMelo, Pedro Miguel da Silva20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/63798por202353508info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:36:36Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/63798Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:32:44.202951Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Os concursos de saxofone como reforço da motivação no estudo diário do aluno
Saxophone contests as a reinforcement of motivation in daily student study
title Os concursos de saxofone como reforço da motivação no estudo diário do aluno
spellingShingle Os concursos de saxofone como reforço da motivação no estudo diário do aluno
Melo, Pedro Miguel da Silva
Concursos
Saxofone
Motivação
Estudo diário
Constest
Saxophone
Motivacion
Diary study
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Os concursos de saxofone como reforço da motivação no estudo diário do aluno
title_full Os concursos de saxofone como reforço da motivação no estudo diário do aluno
title_fullStr Os concursos de saxofone como reforço da motivação no estudo diário do aluno
title_full_unstemmed Os concursos de saxofone como reforço da motivação no estudo diário do aluno
title_sort Os concursos de saxofone como reforço da motivação no estudo diário do aluno
author Melo, Pedro Miguel da Silva
author_facet Melo, Pedro Miguel da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Matos, Vítor Hugo Ferreira de
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Melo, Pedro Miguel da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Concursos
Saxofone
Motivação
Estudo diário
Constest
Saxophone
Motivacion
Diary study
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Concursos
Saxofone
Motivação
Estudo diário
Constest
Saxophone
Motivacion
Diary study
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Música
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2019-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/63798
url http://hdl.handle.net/1822/63798
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 202353508
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132840802123776